MIUI 14: este smartphone popular em Portugal recebe agora o Android 13

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A mais recente versão global da MIUI 14 está disponível para vários modelos ao redor do mundo, há já algum tempo aliás. Porém, para alguns dos smartphones mais acessíveis no mercado, a atualização ainda se fazia esperar. Tal é o caso do Xiaomi 11 Lite 5G.

Também disponível em Portugal, o smartphone de gama média da fabricante recebe agora a oportunidade de desfrutar do Android 13 da Google com mudanças funcionais e cosméticas para a MIUI. A atualização está globalmente disponível e já pode ser descarregada.

Xiaomi 11 Lite 5G recebe agora a MIUI 14

MIU I14

São excelentes notícias para todos os utilizadores deste smartphone Android qualidade / preço da Xiaomi, relativamente popular também em Portugal. Após vários meses de espera, algumas versões de teste e alguns utilizadores impacientes, eis que chega a mais recente iteração da UI da própria marca.

Tal como avança primeiramente a publicação Xiaomiui, trata-se da versão global estável para este modelo. Pesa cerca de 3,5 GB pelo que é um update cujo download deve ser feito através da ligação de dados WiFi. Além disso, traz também a mais recente correção de segurança com o patch de fevereiro de 2023.

Os utilizadores do smartphone Xiaomi 11 Lite 5G receberão a notificação de atualização de sistema disponível. Aliás, este pacote é identificado pelo número de compilação V14.0.2.0.TKQMIXM. Ou seja, é este o número do pacote de novo software.

MIUI 14 é baseada no sistema operativo Android 13 da Google

Ainda de acordo com a fonte, esta compilação traz novas funcionalidades como o novo mecanismo de painel de notificações, mais organizado e de fácil compreensão. Temos também várias correções de erros no sistema ou bugs, além de uma maior estabilidade.

O utilizador pode também tirar partido de um visual renovado, mais amigo do utilizador e de simples compreensão. Temos ainda otimizações do consumo energético, com a bateria a durar mais tempo entre cargas, bem como outras otimizações diversas.

Por fim, contamos também com melhorias no desempenho, com todo o smartphone a parecer mais rápido no funcionamento. É, portanto, uma atualização que vale a pena instalar logo que esteja disponível.

Xiaomi 11 lite ne 5g got February security update pic.twitter.com/Z7bUHOjgJm

— fize abdul (@justme_fize) 7 de março de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.