Samsung lança novo Galaxy Book2 Pro 360 com chip ARM da Qualcomm

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung lançou no início deste ano, em fevereiro, o Samsung Galaxy Book2 Pro 360 com processador Intel, disponível em mercados selecionados. Agora, contudo, a gigante sul-coreana revelou uma nova versão deste portátil híbrido equipado com chipset Qualcomm.

Em causa está o processador Snapdragon 8cx Gen 3 da Qualcomm a equipar este portátil Windows com chegada prevista ao mercado doméstico no início do próximo ano. O produto tem um preço estimado de 1 497 dólares, operando a conversão do valor local.

Portátil da Samsung alimentado pelo Snapdragon 8cx Gen 3 da Qualcomm

Portátil Samsung Galaxy Book2 Pro 360

O processador Snapdragon 8cx Gen 3 é o primeiro chip ARM a 5 nm concebido especificamente para portáteis Windows. Foi anunciado pela Qualcomm no final de 2021 com várias melhorias de desempenho e autonomia face aos seus antecessores diretos.

Para o consumidor, as melhorias tocarão em todos os pontos-chave de um computador portátil, nomeadamente o poder de processamento, economia de bateria e compatibilidade. Ou seja, estas máquinas ficarão mais rápidas, duráveis e estáveis.

Portátil Samsung Galaxy Book2 Pro 360 renovado para 2023

Portátil Samsung Galaxy Book2 Pro 360

O portátil Samsung Galaxy Book2 Pro 360 traz várias melhorias como um aumento de 85% no desempenho do CPU em testes multii-core face à versão anterior, o Gen 2. Para além disso, as melhorias gráficas também são significativas com até 60% mais poder de processamento e desempenho gráfico.

Em suma, temos um processador mais poderoso e graficamente capaz, entregando agora até 29 TOPS. Por outro lado, o design e construção geral permanece inalterado face à versão com chipset Intel.

Temos assim um ecrã de 13,3 polegadas AMOLED num portátil muito leve de 1,04 kg e apenas 11,5 mm de espessura. É, assim, um dos portáteis Windows mais leves e finos do mercado, com construção e chassis metálico.

Versatilidade garantida pela S-Pen e pelos 360º

Portátil Samsung Galaxy Book2 Pro 360

Tal como o nome indica este portátil pode ajustar a posição do ecrã em 360º, garantindo uma grande versatilidade de posição de trabalho e uso do seu ecrã. Mais ainda, temos o suporte para a caneta S-Pen para usar o computador sem ter que tocar no teclado.

Podemos assim usar a caneta para desenhar, tirar notas ou apontamentos, entre outros usos para este gadget. O melhor de tudo? A autonomia apontada para este portátil Samsung chega até às 35 horas em reprodução de vídeo. É um salto enorme face às 21 horas entregues pela versão com chip Intel nas mesmas condições.

Podemos também apontar a conetividade 5G neste portátil Samsung, bem como o padrão Wi-Fi 6E e uma qualidade de construção digna de nota. Por fim, este novo produto deve chegar às lojas em janeiro de 2023 e possivelmente também à Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.