Samsung lança Gauss: IA generativa pode vir integrada no Galaxy S24

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung lançou hoje o seu próprio modelo de Inteligência Artificial (IA) generativa, o Gauss. Anunciado durante o Samsung AI Forum 2023, espera-se que esta IA funcione localmente nos dispositivos da fabricante sul-coreana, sendo que o Galaxy S24 deve ser o primeiro a oferecer esta funcionalidade.

Descubra o Gauss e as suas três ferramentas

Samsung Gauss
Apresentação do Samsung Gauss (Imagem: Divulgação / Samsung)

Desenvolvido pela Samsung Research, o Gauss recebeu este nome em homenagem a Carl Friedrich Gauss, o matemático responsável pela teoria fundamental da IA e do aprendizado de máquina.

A plataforma disponibilizará três ferramentas distintas aos utilizadores, conforme detalhado abaixo:

Samsung Gauss Language: um concorrente direto do ChatGPT, o Gauss Language é um modelo de linguagem avançado capaz de processar linguagem humana. Esta ferramenta poderá responder a perguntas, ajudar na escrita e revisão de textos, resumir documentos, traduzir e muito mais.

Samsung Gauss Code: Esta vertente do Gauss operará com um assistente de código denominado code.i. Focada em auxiliar os programadores a acelerar a criação de códigos, a ferramenta contará com uma interface interativa que oferecerá suporte na descrição de códigos e na geração de casos de teste.

Samsung Gauss Image: A exemplo do que já vemos com o DALL-E, da OpenAI, o Gauss Image é uma IA generativa de imagens. Além de gerar imagens a partir de instruções, a ferramenta poderá editar e até transformar imagens de baixa resolução em versões de alta resolução.

Quando o Samsung Gauss estará disponível no mercado

Atualmente, a Samsung está a utilizar o Samsung Gauss internamente para "aumentar a produtividade dos colaboradores", conforme relatado pela própria empresa.

No entanto, as perspetivas de disponibilizar esta IA ao público são entusiasmantes. De acordo com a empresa, o Gauss será "expandido para uma variedade de aplicações, para proporcionar uma nova experiência aos utilizadores num futuro próximo".

Até à data, todos os rumores apontam para que o Galaxy S24 seja lançado algures em janeiro de 2024, e o modelo pode já incluir o Gauss.

Ainda não está claro se o Samsung Gauss estará disponível na web ou se será exclusivo dos dispositivos Samsung.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.