Foi lançada em 2013, estreando-se nos smartphones Samsung. Entretanto, a plataforma de segurança Samsung Knox tem evoluído na gestão e proteção dos dispositivos móveis dos utilizadores e parceiros empresariais contra as mais sofisticadas ameaças.
Em causa está o maior escudo para smartphones como a nova gama Samsung Galaxy S23, mas não só. Aliás, grande parte, senão mesmo todos os modelos mais recentes de telemóveis Samsung conta atualmente com esta benesse e garante de proteção.
Smartphones Samsung têm aval de segurança em Portugal
Os dispositivos móveis com plataforma de segurança Samsung Knox recebem uma vez mais a certificação do Gabinete Nacional de Segurança, avaliada pela Adyta Lda.
Em causa está um auditor independente com génese na Universidade do Porto, confirmando ser elegível para o processamento e transmissão de informação classificada até ‘Nacional Reservado’. Isto em redes móveis até à quarta geração (4G).
Esta certificação é válida por um período de 24 meses, até 15 de dezembro de 2024.
Mais concretamente, os dispositivos móveis identificados, e agora adicionados à listagem geral de dispositivos certificados Samsung, como elegíveis para o processamento e transmissão de informação classificada até ‘Nacional Reservado’.
A saber:
- Samsung Galaxy Z Fold4,
- Galaxy Z Flip4,
- Galaxy A23 5G,
- Galaxy A53,
- Galaxy S22,
- Galaxy S22+,
- Galaxy S22 Ultra,
- Galaxy XCover 6 Pro
- Galaxy Tab Active Pro 4,
- Galaxy Tab S8,
- Galaxy Tab S8+
- Galaxy Tab S8 Ultra
O Knox "vive" num chip próprio nos smartphones Samsung
A Plataforma de segurança Samsung Knox vem integrada nos dispositivos móveis da Samsung a partir do chip e garante que os dados confidenciais e sensíveis permanecem seguros.
Os smartphones são salvaguardados em todas as camadas e em tempo real com um elevado nível de segurança que conta com a confiança de governos mundialmente.
Tal como aconteceu nos modelos anteriores os modelos Galaxy Z Fold4, Z Flip4 e a gama S22 inclui o Samsung Knox Vault. É uma evolução da segurança a partir do chip que a Samsung tem incluído nos seus smartphones Galaxy.
Aliás, este novo subsistema tem o seu próprio processador e memória, garantindo um isolamento e integridade superiores.
Infelizmente os últimos anos têm sido caraterizados por um número crescente de ataques cibernéticos um pouco por todo o mundo. Desse modo, os smartphones e os tablets que utilizamos diariamente na nossa vida pessoal e profissional são continuadamente alvo de diversas ameaças (Malware, Spam, Phishing, etc).
Pelo 5.º ano consecutivo a certificação foi atribuída à Samsung
A aposta da Samsung no desenvolvimento de mecanismos de proteção dos seus smartphones e tablets é inequívoca e representa um compromisso que assumimos junto dos nossos clientes a nível global.
A Samsung possui hoje mais de 20 certificações junto de agências de segurança espalhadas no mundo.
Conforme, aliás, avança a própria marca, a certificação foi obtida pelo 5.º ano consecutivo em Portugal. Foi, ademais, atribuída pelo Gabinete Nacional de Segurança atesta a segurança dos equipamentos Samsung e contribui para o reforço da confiança dos nossos clientes (individuais e empresas) na segurança da nossa informação.
Por fim, em caso de interesse, podem encontrar mais informações no Gabinete Nacional de Segurança. De igual modo, podem também encontrar mais detalhes sobre o Knox na respetiva página.
Editores 4gnews recomendam: