Telegram recebe funções incríveis para Android e iOS, cuidado WhatsApp

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Telegram volta a reforçar o seu serviço com melhorias e nova opções que, mais uma vez, reiteram o seu compromisso com a qualidade de utilização e experiência do utilizador. A plataforma rival do WhatsApp está ainda mais cativante graças a este rol de melhorias introduzidas com a última atualização da app para Android e iOS (iPhone).

Há novas ferramentas como o gestor e gerador de imagens de perfil para o Telegram que permite transformar um autocolante ou emoji animado numa imagem de perfil que salta à vista. Há novas opções para grupos, canais, para gestão da conta e não só!

O melhor de tudo? Todas as novidades estão disponíveis para qualquer utilizador, independentemente de ser Premium ou não.

Telegram

Escolhe o teu emoji ou autocolante favorito e torna-o na imagem de perfil

Todos os utilizadores da app de mensagens em Android e iOS podem agora criar novas imagens de perfil com base nos seus autocolantes e / ou emojis animados favoritos. Este é possivelmente o recurso mais sonante a chegar com a tão aguardada atualização da aplicação, mas há muito mais.

Temos também a tradução em tempo real das mensagens, recurso ideal para canais e chats de grupo em que possam estar participantes com diferentes idiomas. É, desse modo, um poderoso recurso de acessibilidade, vindo assim potenciar as capacidades de comunicação de toda a plataforma. Ficará assim mais fácil manter uma conversa com vários idiomas no Telegram.

Por outro lado, só para os utilizadores Premium, temos agora também a possibilidade de traduzir em tempo real canais inteiros. O mesmo se aplica aos chats em grupo de uma só vez com a nova barra de tradução a figurar no topo da UI.

Controlo preciso do armazenamento interno e gestão dos arquivos

Em falta no WhatsApp está, por exemplo, o novo gestor criterioso de armazenamento interno e novas opções de limpeza da memória interna do smartphone.

Portanto, com o acumular das conversas e arquivos recebidos, todo este "peso" vai ocupar o armazenamento interno dos nossos smartphones Android ou iPhone. Na prática, levando a que por vezes fiquemos sem espaço.

Agora, já disponível no Telegram, temos mais funções de controlo total sobre os arquivos multimédia. Na prática, com o utilizador a definir exatamente o que será salvo na memória interna e o que permanecerá apenas na cloud do Telegram.

São opções granulares de gestão de arquivos multimédia, mas serão sem dúvida bem acolhidos pelos utilizadores.

Temos assim novos filtros para escolher ficheiros pelo tipo, tamanho, data de adição, entre outras opções.

Por fim, temos ainda novas categorias de emojis para ser ainda mais fácil encontrar aquele emoji perfeito para uma determinada conversa ou chat no Telegram. Numa última nota, temos também os habituais reforços de estabilidade e correções de erros da app.

Podem usar o Telegram para acompanhar as novidades da 4gnews

  1. Instalem a aplicação Telegram para Android, iOS ou para computadores Windows (PC) e Mac
  2. Criem uma conta nesta plataforma, ou entrem com as vossas credenciais
  3. Subscrevam / adiram ao canal da 4gnews
  4. Ajustem as notificações consoante o tipo de utilização / interesse
  5. Desfrutem do canal 4gnews.

Telegram 4gnews

A Telegram é um dos braços da 4gnews, criado para aproximar o leitor do projeto e para que este não perca as novidades. Podem tirar proveito da funcionalidade de leitura rápida, ou aceder a cada artigo através do nosso website.

Para quem lê as notícias no smartphone, tablet, ou computador, a Telegram com os seus canais é uma opção a considerar. Aí também podem comentar e debater as temáticas junto de outros leitores e da própria equipa que gere o canal.

Telegram adds 10 major features — including Translations for Entire Chats, Emoji Profile Pictures, Granular Media Permissions and much more https://t.co/2YQbHIbdpT

— Telegram Messenger (@telegram) 6 de fevereiro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.