Parece certo que em 2026 os smartphones vão ficar mais caros. Tal pode levar os utilizadores a procurar modelos de topo que forneçam uma melhor relação qualidade/preço. Neste sentido, o Samsung Galaxy S26 pode ser uma melhor opção de compra que o seu “irmão” Galaxy S26 Ultra, mais avançado, mas também mais caro.
Estes são os atributos do modelo base Galaxy S26 que são bons argumentos de compra para quem tem um orçamento menos generoso.
1. Bateria maior
Para quem dá prioridade à autonomia, o Samsung Galaxy S26 traz consigo boas notícias. Espera-se que o modelo esteja equipado com uma bateria com maior, capaz de fornecer mais tempo de autonomia.
Dizem os rumores que o modelo base Galaxy S26 vai ser alimentado por uma unidade de 4.300 mAh. Recorde-se que o seu antecessor tem uma bateria de 4.000 mAh. Pode parecer uma atualização ligeira, mas pode fazer a diferença para quem precisa de ter assegurado que o telefone dura um dia inteiro, mediante uma utilização mais puxada.
2. Processador Exynos ou Qualcomm?
Esta é uma das grandes dúvidas: qual o processador que vai estar no interior do Galaxy S26? As opções à escolha são o Snapdragon 8 Elite Gen 5 da Qualcomm ou o Exynos 2600, proprietário da Samsung.
Seja qual for a resposta, o modelo base fica sempre a ganhar. O chip Snapdragon 8 Elite Gen 5 da Qualcomm já deu provas substanciais da sua competência no desempenho, ao obter boas pontuações em todas as plataformas de benchmarking.
Por sua vez, ao que tudo indica, o chip Exynos 2600 da Samsung terá dado um salto significativo no desempenho e eficiência energética, graças a ser baseado no processo de 2 nm. E esta é a vantagem face ao processador Snapdragon da Qualcomm que está baseado no processo de 3 nm.
3. Ecrã vai ser melhor
De acordo com os rumores até agora divulgados, o Galaxy S26 pode chegar com um ecrã ligeiramente maior que o seu antecessor com 6,3 polegadas. Recorde-se que o Galaxy S25 tem um painel de 6,2 polegadas. A diferença pode parecer quase impercetível, mas quando estamos a ver uma série no telefone, por exemplo, todos os milímetros contam.
O ecrã pode ter ainda outra novidade. Alguns rumores apontam para que o painel do Galaxy S26 tenha um brilho máximo de 3.000 nits. A confirmar-se esta será uma atualização significativa face ao modelo anterior que tem um máximo de 2.600 nits. Mas devemos ver esta informação com alguma precaução, já que outros rumores garantem que a Samsung não vai fazer alterações no brilho.
