Samsung Galaxy S24 Ultra trará este chipset Snapdragon

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A gigante sul-coreana, líder de mercado, deve apresentar a gama de smartphones Samsung Galaxy S24 em janeiro do próximo ano. O modelo topo de gama será, pelo terceiro ano consecutivo, o Ultra. Agora, temos a confirmação do processador Snapdragon usado neste telemóvel topo de gama.

Em causa está o chipset Snapdragon 8 Gen 3, ainda por apresentar, mas certamente já em fase de teste no seio da Qualcomm e dos seus principais parceiros como a Samsung. Dito isto, contamos agora com os primeiros resultados verificados junto da plataforma de testes Geekbench onde podemos aferir as suas pontuações.

Este pode ser o aspeto geral do Samsung Galaxy S24 Ultra

Samsung Galaxy S24 Ultra
Representação digital do possível Samsung Galaxy S24 Ultra.

Dito isto, para o Samsung Galaxy S24 Ultra contamos com o número de modelo SM-S928U, o identificativo deste equipamento a chegar com o Snapdragon 8 Gen 3 (com o nome de código "Pineapple").

Note-se ainda que este chipset terá a configuração nucleica de 1 + 3 + 2 + 2 com vários núcleos diferenciados para diferentes tipos de tarefas.

Em todo o caso, o destaque vai para o núcleo de maiores dimensões com uma frequência máxima de processamento a 3.30 GHz, um pouco abaixo da anterior geração de processadores Snapdragon 8. Ainda assim, mostra-se totalmente digno de nota, além de prometer uma melhor eficiência energética, ou seja, mais poupança de bateria.

Podemos também atentar no segundo cluster ou grupo de 3 núcleos com frequência de processamento máxima a 3,15 GHz. Isto além de 2 núcleos a 2,96 GHz, bem como dois outros núcleos focados na eficiência energética e frequência máxima a 2,27 GHz.

Snapdragon 8 Gen 3 é o chipset Qualcomm escolhido pela Samsung

Geekbench Samsung Galaxy S24 Ultra
Resultados na plataforma Geekbench atribuídos ao Samsung Galaxy S24 Ultra.

O modelo em teste do Galaxy S24 Ultra apresenta uns modestos 8 GB de memória RAM, não que tal quantidade não seja suficiente, mas para um flagship de próxima geração pode já parecer pouco.

Em todo o caso, temos o sistema operativo Android 14 da Google, sem surpresas neste ponto, bem como a própria interface da marca, a One UI 6.1 já instalada neste protótipo em testes.

Imagem Samsung Galaxy S23 Ultra

Ecrã: 6,8 polegadas AMOLED
Resolução: Quad HD+
Taxa de atualização: Variável de 1 a 120 Hz
Processador: Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm
Memória RAM: 12 GB
Armazenamento interno: 256 GB
Câmara traseira: 200MP+12MP+10MP+10MP
Câmara frontal: 12 MP
Bateria: 5.000 mAh
Carregamento rápido: 45 watts

Atentando nos resultados dos benchmarks podemos observar uma pontuação de 2 234 pontos single-core e de 6 807 pontos nos testes multicore. Isto mostra-nos um aumento de 15% e de 35% face às pontuações obtidas pelo Samsung Galaxy S23 Ultra equipado com o Snapdragon 8 Gen 2.

Em suma, temos aqui uma notória melhoria de desempenho atestada pela aplicação de testes e benchmarks. Aliás, algo que se deverá traduzir numa experiência de utilização ainda mais gratificante para o utilizador.

Note-se, por fim, que até ao momento os rumores referem um lançamento com dois processadores para este modelo. De um lado poderemos ter o chipset Exynos 2400 da própria Samsung, bem como esta versão dotada do Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm, tal como aponta a publicação MySmartPrice.

Por fim, temos que aguardar por mais confirmações, com a certeza porém de encontrarmos melhorias na próxima geração de smartphones topo de gama da Samsung.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.