Adeus passwords! Esta é a nova (e genial) solução da Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

As palavras-passe ou passwords são uma componentes vital da nossa vida digital, um dos mais importantes quesitos de segurança para as nossas contas e serviços online. No entanto, a Google quer tornar as passwords obsoletas, apostando tudo nas suas Passkeys.

Este método de autenticação engloba não só uma possível palavra-passe, como também uma impressão digital, código PIN e até o registo da face para completar o "pacote" de segurança. Ou seja, um conjunto de verificações para desbloquear o que for necessário.

Passkeys ou chaves de acesso são o futuro das palavras-passe

Google Passkeys

A pensar nisso, a equipa da Google afirmou no início desta semana que este meio de autenticação introduzido oficialmente em maio de 2023, e já conhecido desde o final de 2022, está pronto para ser usado. O anúncio foi feito pela própria Google esta semana através do seu blog oficial.

A propósito, temos já disponível no Chrome o gestor de palavras-passe nativo. Um mecanismo já está disponível globalmente para qualquer interessado, temos outro recurso a integrar esta nova função.

"As chaves de acesso são um substituto significativamente mais seguro para as palavras-chave e outros fatores de autenticação sujeitos a phishing. Elas removem os riscos associados à reutilização de palavras-chave e violações do banco de dados de contas e protegem os utilizadores de ataques phishing."

Google pretende mudar a indústria e popularizar as novas Passkeys

Google Passkeys

As chaves de acesso agora disponibilizadas pela Google tornarão as tradicionais palavras-chave obsoletas. Na prática, este novo mecanismo de autenticação estará armazenado no smartphone do utilizador, obedecendo a vários critérios de segurança e privacidade reconhecidos por entidades como a FIDA Alliance e World Wide Web Consortium.

Além disso, na criação de uma chave de acesso, os utilizadores poderão associar o seu registo de impressão digital. Também pde optar pelo reconhecimento facial ou o desbloqueio de ecrã do seu smartphone.

Em suma, sempre que desejarem aceder a um serviço, esse passará o seu método de autenticação.A partir daqui, a Google continuará a encorajar a indústria a adotar este padrão de autenticação nos mais variados serviços online.

Continuarás a poder usar a password como método de autenticação

Google Passkeys

Em todo o caso, a Google reconhece que a palavra-passe é, de momento, o método favorito para autenticação nos mais variados serviços e aplicações. Por isso fiquem descansados, poderão continuar a usar este método em qualquer lugar.

Note-se ainda que para possibilitar esta realidade, também a Apple e Microsoft partilham desta visão para o futuro da segurança informática. Será, portanto, uma questão de tempo até que também estas empresas disponibilizem as suas novas soluções de autenticação.

Importa ainda frisar, por fim, que a Apple também já disponibilizou este método de autenticação - as passkeys - com o seu iOS 16. Na prática, já podemos autenticar-nos no Apple Wallet e vários outros serviços da empresa através deste tipo de autenticação.

Por fim, as passkeys chegariam oficialmente ao Chrome aos dispositivos Android a partir de outubro de 2022. Porém, a sua adoção tem sido bastante gradual, ganhando agora mais expressão junto dos utilizadores.

This #CybersecurityAwarenessMonth, skip your password and try passkeys for an easier and more secure sign-in. Just use your fingerprint, face scan or screen lock. Go passwordless and create a passkey for your Google Account → https://t.co/yU63EU7Jji #SaferWithGoogle pic.twitter.com/8rdkxOPam9

— Google (@Google) 10 de outubro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.