Samsung Galaxy S24 Ultra pode receber uma grande atualização no ecrã

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Começam a surgir os primeiros rumores sobre a nova geração de topo Galaxy S24 da Samsung e as notícias são boas.

Parece que a Samsung se prepara para fazer uma melhoria significativa no ecrã do modelo Ultra e dar-lhe uma taxa de atualização de 144 Hz. Mas esta novidade está reservada apenas para o smartphone mais avançado da gigante sul-coreana…

Samsung Galaxy S24 Ultra será o único com taxa de atualização de 144 Hz

Imagem do smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra
O Samsung Galaxy S23 Ultra está disponível em Portugal por um preço a partir de 1.449,90 euros Crédito@Samsung

Por agora, ainda são poucas as informações disponíveis sobre a próxima geração de topo Galaxy S24 da Samsung. Talvez depois do lançamento dos dobráveis Galaxy Z Fold 5 e Galaxy Z Flip 5 comecem a surgir pormenores mais suculentos.

Mas há uma novidade. De acordo com os sites SamLover e SamMobile, a gigante sul-coreana prepara-se para fazer uma melhoria significativa no ecrã do Galaxy S24 Ultra e fornecer-lhe uma elevada taxa de atualização de 144 Hz.

Mas há aqui um senão. A Samsung vai seguir o exemplo da Apple e o único novo modelo a ter esta taxa de atualização será o Galaxy S24 Ultra. Recorde-se que atualmente todos os elementos da série Galaxy S23 contam com uma taxa de atualização de 120 Hz.

Pode parecer que esta melhoria é pouco significativa, mas é a taxa de atualização que dita a rapidez com que os conteúdos são atualizados no ecrã. Quanto maior for o número, mais suaves, fluidas e rápidas são as animações, vídeos, jogos, etc.

Por outro lado, uma taxa de atualização de 144 Hz é também um atributo típico dos modelos mais avançados e parece que a Samsung não quer ficar para trás nesta corrida. Acrescente-se ainda que a Apple apenas dispõe de taxa de atualização de 120 Hz e só nos modelos mais avançados com tecnologia ProMotion.

Por todas estas razões, esta será uma especificação muito bem-vinda que vai destacar ainda mais o novo modelo Galaxy S24 Ultra não só dos seus “irmãos” da série, como também dos seus rivais no universo Android.

Samsung Galaxy S24 com novo processador e melhor na câmara

Reforçamos que são poucas as informações disponíveis sobre a próxima série de topo da Samsung, mas alguns rumores avançam já que os três modelos da nova série – S24, S24+ e S24 Ultra – vão ser alimentados pelo novo processador Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm.

Não fica explícito se a Samsung vai disponibilizar os modelos com este chip em todas as regiões do mundo, tal como aconteceu com a série Galaxy S23. Mas a ausência de notícias sobre um chip Exynos 2300 pode indicar que a gigante sul-coreana vai optar por esta estratégia.

Entretanto, o leaker RGcloudS avançou que o modelo Galaxy S24 Ultra vai adotar um design de câmara com “zoom ótico Gen4”. Na prática, tal significa que terá uma abertura mais ampla de 2,5-2,9 e um zoom digital de 150x.

Por outras palavras, supera o desempenho do modelo anterior em condições de pouca luz e ultrapassa o zoom ótico de 100x atualmente disponível.

Mas, considerando que a nova série Galaxy S24 apenas vai ser apresentada em fevereiro de 2024, devemos ver todas as informações com cautela.

Editores 4gnews recomendam:

Apple falha mais que a Huawei? Quem o diz é Richard Yu
Realme GT Neo 5 SE: super smartphone chega para fazer frente ao recordista Redmi Note 12
Redmi Note 12 Pro 4G: afinal havia outro Xiaomi

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt