Samsung Galaxy S24 prometem Nova Era de Experiência Visual

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Ao que tudo indica a Samsung trará, finalmente, um excelente trunfo para os ecrãs dos modelos "básicos" da gama Samsung Galaxy S24 a partir do próximo ano. Será uma mais-valia para poupar bateria e, ainda assim, ter sempre a melhor taxa de atualização do ecrã em cada situação.

Em causa está a utilização de ecrãs com tecnologia LTPO AMOLED para os telemóveis base da gama Galaxy S a estrear em 2024, a saber, os Galaxy S24, bem como o Galaxy S24+ (Plus). Até então, este trunfo era reservado para o modelo Ultra, o flagship desta icónica gama de smartphones Android.

Tecnologia LTPO AMOLED chegará aos Samsung Galaxy S24 e S24+

Yes, Galaxy S24/24+ uses LTPO screen.

— ICE UNIVERSE (@UniverseIce) 1 de agosto de 2023

A estreia desta geração de telemóveis não tem ainda data oficial, porém, caso a tradição se mantenha, chegarão durante o 1.º trimestre de 2024. Mais concretamente, podemos contar com estes smartphones entre fevereiro e março do próximo ano. Até lá, veremos cada vez mais fugas de informação e detalhes dos dispositivos móveis a chegar à Internet.

A propósito, temos agora a mais recente fuga graças ao leaker e analista da marca, o Ice Universeque nos tem presenteado com vários detalhes antes da hora.

Segundo esta fonte, temos agora a indicação da uniformização do tipo e tecnologia de ecrã empregue nos três modelos de telemóveis Samsung Galaxy S24.

A Samsung utiliza estes ecrãs de óxido policristalino de baixa temperatura (LTPO) há vários anos nos seus smartphones mais avançados, mormente nos modelos Ultra.

A vantagem para o utilizador deve-se à capacidade de estes ecrãs serem mais eficientes. Isto é, consumirem menos energia para nos darem o mesmo resultado.

Alta taxa de atualização do ecrã variável com ecrãs LTPO AMOLED

Samsung Galaxy S24 LTPO AMOLED

Até ao momento só encontramos este tipo de ecrãs nos modelos Ultra da Samsung. A sua particularidade reside na capacidade de oscilar entre o 1 Hz e os 120 Hz para entregar a máxima fluidez de animações e suavidade, além de poupar energia.

Os demais ecrãs AMOLED com alta taxa de atualização podem oscilar entre os 60 Hz e os 120 Hz, entregando efetivamente grande fluidez das animações, mas não conseguindo poupar tanta energia. Note-se que uma maior taxa de atualização da imagem do ecrã implica um maior gasto energético.

Melhor desempenho e maior autonomia de bateria para 2024

The answer is: 3x, I have full confidence that the Galaxy S24 Ultra has improved the performance of the 3x camera, which means that the image quality of 3x~10x will bring a significant improvement.

— ICE UNIVERSE (@UniverseIce) 3 de agosto de 2023

Mais ainda, para a gama Samsung Galaxy S24 e em particular para o modelo Galaxy S24+ contamos com um incremento de 200 mAh na capacidade de bateria, a passar agora para os 4 900 mAh de capacidade.

Por fim, contamos também com o processador Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm para entregar não só um melhor desempenho, como também uma maior eficiência energética.

Tudo somado, esperamos assim que a próxima geração consiga entregar uma autonomia de bateria ainda melhor para nos dar mais tempo entre cargas.

Galaxy S24+ | S24 Ultra, what we know • Snapdragon 8 Gen 3 | Exynos 2400• 4900mah | 5000mah batteries in a new layout • Faster charging • New 5x telephoto for the S24 Ultra • New Displays • Titanium Frame on the S24 Ultra pic.twitter.com/mTgeWaM2Bp

— Anthony (@TheGalox_) 2 de agosto de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.