iPhone 14 enfrenta queixas de degradação acelerada da sua bateria

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Os iPhone 14 foram anunciados em setembro de 2022, ou seja, encontram-se no mercado há menos de um ano. Ainda assim, existem vários relatos na internet de utilizadores indignados com a saúde da bateria do seu exemplar.

Nas redes sociais multiplicam-se relatos de utilizadores descontentes com a bateria do seu iPhone 14 menos de um ano após a sua compra. Após sensivelmente 11 meses de uso, temos casos em que as baterias apresentam 87% da sua saúde.

Utilizadores do iPhone 14 mostram-se indignados com a degradação da bateria registada

Sam Kohl, conhecido youtuber, é uma das vozes que se insurgiu recentemente neste tema. No Twitter, este publicou uma captura de ecrã que documenta o facto de a saúde da bateria do seu iPhone 14 Pro ter atingido os 90%.

I’ve had my iPhone 14 Pro for LESS than a year…this is actually unacceptable 😡 pic.twitter.com/rKkvW6Z60v

— Sam Kohl (@iupdate) 1 de agosto de 2023

Para ele, este é cenário inaceitável e faz uso da sua popularidade entre a comunidade tecnológica para mediatizar o seu descontentamento. Mas este não é um caso isolado, havendo relatos de quem se depare com uma saúde de 87% no mesmo período.

O contraditório também merece ser dito e importa dar conta de relatos que mostram uma saúde da bateria dos iPhone 14 ainda em 99% ou 100%. Com efeito, é justificável questionar se a quebra na saúde da bateria registada poderá derivar de algum problema.

São os próprios utilizadores com a melhor saúde da sua bateria a apontar o facto de utilizarem apenas cabos oficiais. Estes sublinham o custo superior dos mesmos, ressalvando que isso poderá compensar a longo prazo.

Apple já respondeu ao assunto do momento

Perante as queixas e mediatismo que estas queixas têm assumido, a Apple já se pronunciou publicamente sobre o tema. Eis a resposta dada pela tecnológica:

"Uma bateria normal é projetada para reter até 80% da sua capacidade original em 500 ciclos de carga completos ao operar em condições normais. A garantia de um ano inclui cobertura de serviço para uma bateria defeituosa. Se estiver fora da garantia, a Apple oferece serviço de bateria por um preço".

Tais declarações impelem-nos a refletir um pouco sobre o mérito das queixas apresentadas. Imaginando que o utilizador carregue diariamente a bateria do seu iPhone, por esta altura falamos de sensivelmente 320 ciclos de carregamento.

Nesse cenário, uma saúde da bateria cifrada nos 90% não é descabida. Aliás, encontra-se dentro do intervalo expectável perante os valores apresentados pela Apple.

Estamos, ou não, a assistir a uma degradação acelerada da bateria dos iPhone 14? Esta é uma questão pertinente perante estes relatos e gostaríamos de saber como está a saúde da bateria do teu iPhone.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.