Ao que tudo indica a Samsung trará, finalmente, um excelente trunfo para os ecrãs dos modelos "básicos" da gama Samsung Galaxy S24 a partir do próximo ano. Será uma mais-valia para poupar bateria e, ainda assim, ter sempre a melhor taxa de atualização do ecrã em cada situação.
Em causa está a utilização de ecrãs com tecnologia LTPO AMOLED para os telemóveis base da gama Galaxy S a estrear em 2024, a saber, os Galaxy S24, bem como o Galaxy S24+ (Plus). Até então, este trunfo era reservado para o modelo Ultra, o flagship desta icónica gama de smartphones Android.
Tecnologia LTPO AMOLED chegará aos Samsung Galaxy S24 e S24+
A estreia desta geração de telemóveis não tem ainda data oficial, porém, caso a tradição se mantenha, chegarão durante o 1.º trimestre de 2024. Mais concretamente, podemos contar com estes smartphones entre fevereiro e março do próximo ano. Até lá, veremos cada vez mais fugas de informação e detalhes dos dispositivos móveis a chegar à Internet.
A propósito, temos agora a mais recente fuga graças ao leaker e analista da marca, o Ice Universeque nos tem presenteado com vários detalhes antes da hora.
Segundo esta fonte, temos agora a indicação da uniformização do tipo e tecnologia de ecrã empregue nos três modelos de telemóveis Samsung Galaxy S24.
A Samsung utiliza estes ecrãs de óxido policristalino de baixa temperatura (LTPO) há vários anos nos seus smartphones mais avançados, mormente nos modelos Ultra.
A vantagem para o utilizador deve-se à capacidade de estes ecrãs serem mais eficientes. Isto é, consumirem menos energia para nos darem o mesmo resultado.
Alta taxa de atualização do ecrã variável com ecrãs LTPO AMOLED
Até ao momento só encontramos este tipo de ecrãs nos modelos Ultra da Samsung. A sua particularidade reside na capacidade de oscilar entre o 1 Hz e os 120 Hz para entregar a máxima fluidez de animações e suavidade, além de poupar energia.
Os demais ecrãs AMOLED com alta taxa de atualização podem oscilar entre os 60 Hz e os 120 Hz, entregando efetivamente grande fluidez das animações, mas não conseguindo poupar tanta energia. Note-se que uma maior taxa de atualização da imagem do ecrã implica um maior gasto energético.
Melhor desempenho e maior autonomia de bateria para 2024
Mais ainda, para a gama Samsung Galaxy S24 e em particular para o modelo Galaxy S24+ contamos com um incremento de 200 mAh na capacidade de bateria, a passar agora para os 4 900 mAh de capacidade.
Por fim, contamos também com o processador Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm para entregar não só um melhor desempenho, como também uma maior eficiência energética.
Tudo somado, esperamos assim que a próxima geração consiga entregar uma autonomia de bateria ainda melhor para nos dar mais tempo entre cargas.
Editores 4gnews recomendam: