Samsung Galaxy S24 é lançado com várias novidades notáveis de IA

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 4 min.

Depois de uma longa espera, eis que a série Galaxy S24 é oficial e, tal como previsto, os novos modelos chegam com uma forte aposta na tecnologia de Inteligência Artificial. São muitas as novas funcionalidades baseadas nesta tecnologia que têm como objetivo maximizar a experiência de utilização. Neste artigo damos-te conta de todas as novidades IA que estão presentes nos três novos modelos Galaxy S24.

Tradução em tempo real

imagem de um grupo de pessoas a usar o Samsung Galaxy S24
Crédito@Samsung

Uma das novidades é que os modelos Galaxy S24 podem agora traduzir conversas em tempo real. Seja durante uma chamada telefónica ou numa conversa presencial quando estamos frente a frente com um interlocutor que não fala o mesmo idioma.

Nesta última situação, o recurso Intérprete traduz a conversa no formato de ecrã dividido para proporcionar uma leitura mais fácil, de forma que a comunicação seja fluida. A Samsung garante total privacidade e que o recurso funciona mesmo sem dados móveis ou ligação Wi-Fi.

Mas esta funcionalidade vai ainda mais longe e para mensagens e outras aplicações está lá o Assistente de Chat. Este recurso garante que estamos a comunicar no tom certo, ou seja, quando estamos com um colega o assistente de chat garante que a tradução utiliza um tom mais informal; já numa situação profissional, a tradução passará para modo formal.

Por outro lado, a tecnologia IA inserida no teclado dos smartphones tem capacidade para traduzir mensagens e emails, em tempo real, em 13 idiomas. Para já, no caso de Portugal, estamos perante a variante português do Brasil, mas até ao final deste ano, podemos ter a variante PT-PT.

Transcrição e organização de notas

imagem do Samsung Galaxy S24, Galaxy S24+ e Galaxy S24 Ultra

A Samsung recorreu também à tecnologia IA para facilitar a produtividade. O novo Assistente de Notas organiza, agrupa e resume todos os apontamentos automaticamente. Seja de uma reunião, de uma aula ou de qualquer outra situação de rotina diária, basta inserir as notas para que depois estas sejam devidamente organizadas pelo próprio smartphone.

Os novos modelos estão também equipados com um Assistente de Transcrição que, tal como o nome indica, transcreve para texto qualquer gravação áudio feita com o smartphone. Mais uma vez, tudo é feito de forma automática, sem o mínimo esforço do utilizador.

Uma nova forma de pesquisar

A tecnologia IA da Samsung foi também aplicada à pesquisa e deu origem à nova funcionalidade Circle to Search. Este recurso funciona de uma forma bastante simples. Basta o utilizador abrir a app câmara e apontar esta para o motivo de pesquisa – um edifício, uma peça de roupa, etc. Na imagem que aparece no ecrã, o utilizador deve fazer um círculo à volta do motivo que quer pesquisar. Depois são apresentados todos os resultados dessa pesquisa, sem que seja necessário captar uma imagem ou sequer sair da app câmara.

Este recurso resulta de uma parceria da Samsung com a Google e será um exclusivo da gigante sul-coreana nos próximos três meses.

Passamos agora para o Assistente Web. Esta funcionalidade vai fazer um resumo de qualquer artigo encontrado no mundo Web. Ah, se esse artigo estiver num idioma diferente, o resumo será automaticamente traduzido.

IA aplicada à fotografia

imagem do painel traseiro do Samsung Galaxy S24 Ultra
Crédito@Samsung

Como não podia deixar de ser, a Samsung também aplicou a tecnologia IA à área da fotografia. O Nightography foi melhorado, captando agora mais informação do cenário, fornecendo mais iluminação, contando ainda com mais estabilização ótica da imagem. Tudo graças ao novo processador de imagem ISP que usa IA para fornecer melhores resultados finais.

Mas também há novidades na edição de imagem. O Photo Assist permite mover objetos na fotografia, deslocando-os para um novo local. O espaço em branco que fica na imagem – mais precisamente, o local onde originalmente estava o objeto deslocado – é preenchido automaticamente com pixéis obtidos da imagem de fundo.

Por sua vez, o Edit Suggestion, permite aplicar efeitos de desfoque, remover reflexos e até remasterizar fotos antigas. Na prática, a tecnologia IA vai analisar cada elemento da foto e mostrar sugestões de edição.

Uma nota final para a segurança e privacidade sobre as novas funcionalidades IA nos Galaxy S24. De acordo com a Samsung, os utilizadores podem controlar a forma como os seus dados melhoram a experiência de IA. Basta que nas definições de Inteligência Avançada desativem “o processamento online de dados para recursos IA”. Só resta dizer, bem-vindos à nova era IA dos Galaxy S24.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt