Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Samsung Galaxy S23 Ultra superou as minhas expectativas nesta área crucial

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra é um dos mais caros que podemos encontrar no mercado, colocando-se já na fasquia mental dos 1 400 euros em Portugal. Dito isto, coloca-se frente a frente com o melhor que a maçã tem para oferecer, nomeadamente o Apple iPhone 14 Pro / Max.

Ora, se há algo que os anos de experiência a reportar e analisar smartphones me ensinaram foi a manter uma boa dose de ceticismo face ao que a "máquina" de marketing nos empurra todos os anos. São, infelizmente, raras as instâncias em que tenho uma surpresa num ou outro aspeto do telemóvel.

Experiência de áudio é simplesmente soberba no S23 Ultra

Samsung Galaxy S23 Ultra

Porém, nada me preparava para a experiência de multimédia neste Samsung Galaxy S23 Ultra. É absurdamente boa. É raríssimo publicar um artigo com cunho tão pessoal como este, mas o S23 Ultra merece-o, sobretudo atentando na sua qualidade de áudio.

Senão vejamos,

Não só é difícil, ou quase impossível à primeira vista encontrar o altifalante secundário, alojado habilmente no topo do ecrã numa finíssima ranhura, como a sua qualidade é soberba.

Notei-o em primeiro lugar na qualidade das chamadas de áudio, com voz mais nítida que nunca em ambos os lados da linha, com mais volume e corpo.

Senti-o, em seguida, toda a vez que abria um vídeo de YouTube, ou faixa de áudio. Este telemóvel tem mais corpo do que aparenta, resultando naquilo que apenas consigo comparar ao áudio de uma Smart TV (e já das boas) o que me deixou incrédulo.

Há muito mais na qualidade de áudio que o simples volume - o mesmo vale para os MP's e a qualidade de imagem. Sejam os graves, o corpo adequado que tornam os diálogos muito mais realistas, até aos agudos cristalinos em altifalantes tão diminutos.

Samsung Galaxy S23 Ultra

Comparo-o com os antecessores imediatos. Tive oportunidade de conhecer o S22 Ultra e testar a fundo os modelos-base, mormente o Galaxy S22 (num belíssimo tom de verde).

São estes os dispositivos Samsung que testei previamente, servindo agora como margem de comparação.

Melhor que o áudio só a qualidade de imagem no Samsung Galaxy S23

Samsung Galaxy S23 Ultra
Localização do altifalante principal no Samsung Galaxy S23 Ultra.

O áudio é o perfeito complemento para a exímia qualidade de imagem proporcionada pelo grande ecrã do Samsung Galaxy S23 Ultra. Algo que não me surpreende uma vez que é a própria Samsung a desenvolver estes ecrãs AMOLED, com todas as prerrogativas que tal pressupõe.

Ainda assim, não posso senão deixar já uma nota de excelência nesta área tão importante como é o ecrã. Ademais, seja para trabalho ou entretenimento, este é um dos smartphones que nos permite tirar partido da resolução máxima de 3088 x 1440 p (Quad-HD) em filmes e séries com exibição HDR.

Ou seja, temos uma pequena televisão OLED no nosso bolso com perto de 7 polegadas, resolução QHD e exibição de conteúdos em HDR. Algo que pouquíssimos smartphones entregam atualmente e que se afigura perfeito para tirar partido dos melhores conteúdos de uma plataforma como a HBO Max, por exemplo.

Há ainda muito mais para explorar no Samsung Galaxy S23 Ultra, mas digo-o com franqueza, este é um belíssimo smartphone (e sim, até a estrutura está diferente, agora mais reta e angular, facilitando o uso com uma mão).

Numa última nota - oxalá viesse equipado com o carregador rápido na caixa (a 45 W), pois qualquer outro adaptador nos condena a uma carga penosamente lenta...

SAMSUNG Galaxy S23 Ultra

Ecrã: 6,8'' Quad-HD+ a 120 Hz
Processador: Snapdragon 8 Gen 2 (4 nm) da Qualcomm
RAM: desde 8 GB
Armazenamento: desde 256 GB
Câmaras: 200 + 10 + 10 + 12 MP / 12 MP
Bateria: 5 000 mAh com carga até 45 W

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.