Samsung Galaxy S23 Ultra: sabe quanto custa produzir um exemplar

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A agência Counterpoint Reasearch divulgou um novo relatório que atenta aos custos de produção de uma unidade do Samsung Galaxy S23 Ultra. Segundo as suas conclusões, são necessários 469 dólares para construir um exemplar deste smartphone.

Importa sublinhar que este valor refere-se a um exemplar deste topo de gama Android com 8 GB de RAM e 256 GB de memória interna. As demais versões do Galaxy S23 Ultra poderão ter ligeiras oscilações nos encargos de produção.

Samsung gasta menos de 500 dólares para produzir um exemplar do Galaxy S23 Ultra

São várias as entidades envolvidas no processo de produção de uma unidade do Samsung Galaxy S23 Ultra. Todavia, aquelas que mais componentes fornecem a este smartphone são a Qualcomm e a própria Samsung.

Samsung Galaxy S23 Ultra

A Qualcomm é quem tem a maior fatia de componentes no interior do Samsung Galaxy S23 Ultra, portanto, a mais beneficiada com a produção de cada unidade. De acordo com o relatório divulgado, a norte-americana representa 34% do interior deste dispositivo.

A Samsung posiciona-se bem perto ao contribuir com 33% dos componentes de fabrico do seu principal topo de gama. Temos ainda outras empresas envolvidas na cadeia de fornecedores como a Sony ou a Corning.

Processador é um dos componentes mais caros do Galaxy S23 Ultra

A Qualcomm é aquela que mais contribui para o topo de gama da Samsung e também aquela que mais lucra. O processador Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy, bem como os modems de ligação celular são os componentes mais caros deste modelo.

Samsung Galaxy S23 Ultra

Importa ainda sublinhar que é também s Qualcomm quem fornece o sensor de impressões digitais embutido no ecrã do smartphone. A norte-americana marca ainda presença nas soluções de áudio e em alguns componentes de gestão energética.

Não é, por isso, de estranhar que a Samsung queira diminuir a sua dependência da Qualcomm com a utilização dos processadores Exynos nos seus topos de gama. As soluções caseiras são mais acessíveis economicamente, possibilitando um aumento nas margens de lucro.

O ecrã é outros dos componentes mais caros que integra o Samsung Galaxy S23 Ultra. Contudo, este é desenvolvido pela própria Samsung, portanto, acarreta um menor esforço económico para a produção de cada exemplar.

Ainda da sul-coreana chegam as memórias NAND, a bateria e duas das cinco câmaras que compõem as soluções fotográficas do Galaxy S23. As duas câmaras telefoto, a periscópica e a grande angular são fornecidas pela Sony.

Muitos estarão já a fazer contas ao que a Samsung gasta para produzir um exemplar deste modelo e ao valor pelo qual o mesmo é vendido. No entanto, temos de adicionar à equação os custos associados ao desenvolvimento das suas tecnologias, expedição mundial e ainda a sua campanha de marketing.

Ou seja, não basta fazer um diferencial entre o valor apresentado neste relatório e o preço de venda para perceber qual o lucro gerado por cada unidade vendida. Há mais despesas envolvidas no processo das quais não temos valores.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.