Samsung Galaxy S23 Ultra: mais detalhes revelados do super smartphone fotográfico

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O Galaxy S23 Ultra será um dos melhores smartphones para fotografia da Samsung tendo em conta as informações reveladas até ao momento.

Agora mais revelações apontam na mesma direção, visto que também a câmara frontal pode perder megapixéis para ganhar em qualidade real. Confuso? Não, nós explicamos tudo.

Câmara frontal do Samsung Galaxy S23 Ultra com menos resolução, mas mais megapixéis físicos

Samsung Galaxy S22 Ultra
O Samsung Galaxy S22 Ultra é considerado um dos melhores smartphones para fotografia disponíveis no mercado Crédito@Samsung

De acordo com os rumores, a Samsung poderá substituir a câmara frontal de 40 megapixéis do Galaxy S22 Ultra por uma com uma resolução significativamente menor de 12 megapixéis. Esta informação pode criar alguma confusão, mas as mesmas fontes avançam que o novo sensor de 12 megapixéis pode fornecer pixéis físicos maiores.

A confirmar-se, tal significa que apesar de o sensor apresentar uma resolução consideravelmente inferior, pode garantir uma excelente qualidade real, talvez próxima do que acontece agora com o sensor frontal com mais resolução.

Em alternativa, a Samsung poderá manter o mesmo sensor de 40 megapixéis e fornecer-lhe novas funcionalidades para acompanhar as capacidades fotográficas extraordinárias que são expectáveis no módulo de câmara traseiro do Galaxy S23 Ultra.

Neste ponto, os rumores não alcançam consenso. Mas visto que faltam ainda alguns meses para o lançamento da nova série – esperada para fevereiro de 2023 – é provável que até ao final do ano, revelações mais concretas sejam divulgadas.

Samsung Galaxy S23 Ultra com sensor de 200 megapixéis personalizado

A Samsung é uma das principais fabricantes de sensores para smartphones. No seu portefólio, tem pelo menos dois, o ISOCELL HP1 e ISOCELL HP3, que fornecem a resolução de 200 megapixéis e muita tecnologia integrada.

Aliás, o ISOCELL HP1 está já disponível no mercado em smartphones premium da Motorola e da Xiaomi. Mas parece que a Samsung quer inovar e vai integrar no seu Galaxy S23 Ultra um sensor personalizado que será o meio-termo entre os dois sensores referidos.

De acordo com as informações divulgadas, o sensor de 200 megapixéis do S23 Ultra terá 1/1,3 polegadas de tamanho, pixéis de 0,6μm e uma abertura de f/1,7.

Por outro lado, este sensor personalizado vai também apresentar melhorias substanciais no modo noturno aliadas a novas tecnologias de processamento de imagem, acabando por fornecer muita luz aos ambientes com fraca luminosidade. Resultado: imagens noturnas com qualidade, repletas de nitidez e detalhe.

Recorde-se que se espera que a configuração de câmara traseira do Galaxy S23 Ultra esteja equipada com um sensor primário de 200 megapixéis, um ultra grande angular de 12 megapixéis, um telefoto com 10 megapixéis e ainda um sensor telefoto periscópio com 10 megapixéis e zoom ótico de 10x.

Com todos estes atributos, o Samsung Galaxy S23 Ultra arrisca-se a ser o novo rei na fotografia. Pelo menos, deverá ultrapassar o seu arquirrival iPhone 14 Pro com sensor primário de 48 megapixéis, ultrawide de 12 megapixéis e telefoto também com 12 megapixéis e zoom ótico de 3x.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt