Atenção gamers: PS6 com data de lançamento revelada e anunciados 23 novos jogos e uma atualização para a PS5

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A comunidade gamer está a ser inundada com novidades da Sony. A luta com a Microsoft continua e já deu os seus frutos: a data de lançamento da PS6 acabou por ser revelada.

Em simultâneo, a gigante japonesa de jogos lançou uma atualização de software e anunciou 23 novos jogos que chegam este ano para a consola PS5.

PS6 chega em 2027, sete anos depois da PS5

Playstation 5
Em 2024 poderá ser lançada a PlayStation 5 Slim Crédito@Sony/PlayStation

A Sony continua a debater-se com a Microsoft. Em causa está a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft que poderá levar a Sony a perder alguns jogos bastante relevantes no seu portefólio. Pelo menos, é esta a razão alegada pela empresa japonesa que afirma que “o acordo vai prejudicar a concorrência, os players da indústria e os utilizadores”.

Num documento de 22 páginas, a Sony faz as suas alegações, mas os pontos mais importante referem-se ao título Call of Duty que acaba por revelar a informação mais esperada pelos utilizadores da consola japonesa.

Ainda que a data específica seja ainda um segredo, na sua exposição a Sony afirma que em 2027 vai lançar uma nova consola: a PS6. A confirmar-se esta informação, o novo modelo chega exatamente sete anos depois da atual PlayStation 5.

Mais não se sabe, mas rumores anteriormente divulgados dão conta de que no próximo ano a Sony pode também lançar o novo modelo PS5 Slim.

PS5 com atualização de software e 23 novos jogos

Em agosto do ano passado, a Sony anunciou o identificador PS5 DualSense Edge que vai estar disponível no próximo dia 26 de janeiro. Para preparar a chegada deste identificador, a marca acaba de lançar, a nível global, uma atualização de software.

Se quiseres instalar manualmente a nova atualização deves executar os seguintes passos:

  • Num PC ou Mac, cria uma pasta com o nome “PS5” na unidade USB formatada como FAT32. Dentro desta pasta, crie outra pasta com o nome “update”
  • Faz o download do arquivo de atualização e guarda-o na pasta “update”. Podes salvar este arquivo com a designação “PS5update.pup”
  • Conecta a unidade USB que tem estes arquivos à PS5
  • Inicia a consola no modo de segurança. Para o fazeres, pressiona e segura o botão ligar/desligar e liberta-o assim que ouvires o segundo bip.
  • Escolhe a opção 3 do modo de segurança: atualizar o software do sistema.
  • Agora seleciona Atualizar do armazenamento USB, seguido de OK.

Entretanto, a Sony anunciou também 23 novos jogos para a PlayStation 5 que vão chegar este ano. Na página oficial da marca, podes conhecer todos os títulos, mas deixamos-te aqui um top 5 apenas para te despertar a curiosidade:

  • Final Fantasy 16
  • Marvel Spider-Man 2
  • Resident Evil 4: Rebirth
  • Assassin’s Creed: Mirage
  • Dead Space: Remastered Edition

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt