Samsung Galaxy S23 já perdeu quase metade do seu valor de venda

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A entidade SellCell voltou a auscultar o mercado de venda de smartphones em segunda mão e as suas conclusões não são favoráveis para a Samsung. O seu novo relatório demonstra com os Samsung Galaxy S23 já perderam quase metade do seu valor inicial.

Este estudo foi conduzido nos EUA e demonstra, uma vez mais, a dificuldade que os smartphones Android encontram para manter o seu valor de mercado. Em contrapartida, é o iPhone 14 quem leva a melhor nota deste relatório.

Samsung Galaxy S23 desvaloriza 43% em apenas dois meses

É importante salientar que os Samsung Galaxy S23 foram apresentados em fevereiro passado, portanto, volveram-se apenas dois meses desde o seu lançamento. Porém, neste escasso intervalo temporal, estes topos de gama Android já desvalorizaram 43,3%.

Smartphones SellCell

Um mês apenas após a sua chegada ao mercado, os topos de gama da Samsung já valiam menos 41,1% do seu valor inicial. Uma tendência que indicia que ultrapassados 60 dias desde a sua compra, os Galaxy S23 podem desvalorizar 56,7%.

O modelo com pior avaliação é a versão de 1 TB do Galaxy S23 Ultra com uma desvalorização de 55,6% nos primeiros dois meses. Aquele que melhor desempenho tem na retenção do seu valor é o Galaxy S23+ de 256 GB com uma desvalorização de 36,4%.

Embora estas cifras não sejam animadoras, o relatório da SellCell revela haver outro topo de gama com pior desempenho que os Galaxy S23. Em causa estão os Google Pixel 7 com uma desvalorização de 45,9% dois meses após o seu lançamento.

Este estudo demonstra uma vez mais a desvantagem de que os smartphones Android sofrem no mercado de usados. Continua a observar-se uma curva de desvalorização bastante acentuada, particularmente penalizadora para aqueles que gostam de trocar constantemente de equipamento.

iPhone 14 é aquele que detém o seu valor durante mais tempo

O estudo em causa observa ainda o comportamento do iPhone 14 no mercado de usados e poucos se espantarão por ficar a saber da sua maior capacidade de retenção de valor. Em rigor, o produto da Apple desvalorizou apenas 31% nos primeiros dois meses.

Ainda assim, este obtém um desempenho inferior ao seu antecessor iPhone 13 nos seus primeiros seis meses de presença no mercado. Mas isso não o impede de ser novamente uma das melhores escolhas para quem não quer ficar muito tempo agarrado ao mesmo smartphone.

Importa sublinhar que a análise aqui em causa atenta aos valores que os modelos analisados possuem no mercado de usados. Ou seja, estes dados são maioritariamente importantes para quem planeia vender o seu smartphone pouco tempo após a sua compra.

Nesse caso, o iPhone é novamente a escolha mais apetecível devido à sua capacidade de retenção de valor. Se fores daqueles que pretende manter o seu smartphone durante muitos anos, então estes dados servem maioritariamente de curiosidade.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.