Samsung Galaxy S22 recebe atualização para pôr fim à polémica

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Inicialmente disponível apenas na Coreia do Sul, a nova atualização geral de firmware (software de sistema) já chegou a Portugal e aos respetivos smartphones Samsung Galaxy S22. O update remove o condicionamento do desempenho em apps e jogos.

O lançamento dos smartphones Samsung Galaxy S22 que chegam agora ao mercado não foi desprovido de polémica. Apesar de serem os melhores telemóveis alguma vez lançados pela fabricante sul-coreana, com o novo processador Exynos 2200 da própria tecnológica sul-coreana, o software incluía um throttling do desempenho para evitar o consumo excessivo de energia.

Atualização de sistema disponível em Portugal para os Samsung Galaxy S22

Samsung Galaxy S22

Após ter sido descoberto que a Samsung condicionava o desempenho do seu novo processador em milhares de aplicações e jogos, algo admitido pela própria fabricante, gerou-se um clima deveras desconfortável entre os utilizadores e a empresa.

Em causa estava o serviço Game Optimization Service (GOS) que ajustava vários parâmetros como a frequência máxima de processamento com base em indicadores como a temperatura do telefone e nível de bateria do dispositivo móvel.

O objetivo passava por encontrar o equilíbrio entre as necessidades de desempenho e autonomia de bateria, bem como a sua própria vida útil nos Samsung Galaxy S22. Todavia, as limitações de desempenho não foram, de todo, bem recebidas pelos utilizadores.

Após a atualização são removidas as limitações ao CPU e GPU nos Galaxy S22

South Korea has launched the GOS firmware for the S22 series, and the game performance is unblocked. pic.twitter.com/NOc5bAZ1gW

— Ice universe (@UniverseIce) 10 de março de 2022

Agora, com a chegada da nova atualização de sistema desaparece esta limitação. Por outro lado, poderão sentir os respetivos Samsung Galaxy S22 mais quentes, sobretudo durante cenários de jogo, além de um maior consumo energético.

Para além disso, a atualização vem ainda corrigir os típicos bugs e instabilidades que são periodicamente encontrados, reportados e corrigidos no software. Este update está atualmente em distribuição via OTA (over the air) também disponível em Portugal.

Por fim, deverão receber a notificação de atualização disponível na barra de notificações dos smartphones Samsung Galaxy S22. Em alternativa podem aceder às Definições - Atualizações de software, e pesquisar pela nova versão do firmware Samsung.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.