Samsung confirma limitações no desempenho de apps nos Galaxy S22

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Esta semana surgiram algumas queixas no sentido de que a Samsung estaria a limitar o desempenho de algumas aplicações nos seus smartphones. Perante esses relatos, a empresa sul-coreana veio agora confirmar publicamente essa prática.

A notícia foi dada por um representante da Samsung a alguns meios de comunicação. Nessa declaração ele admite a implementação de métodos que visam controlar propositadamente o desempenho máximo de algumas aplicações.

Samsung Galaxy S22 controlam o desempenho de milhares de aplicações

O comunicado prestado pela empresa sul-coreana refere a presença do sistema Game Optimizing Service (GOS) nos smartphones Galaxy S22. Este serviço visa otimizar o desempenho do CPU e GPU para prevenir problemas de sobreaquecimento em longas sessões de jogo.

Com efeito, a Samsung afirma que o GOS não impõe limites ao desempenho de aplicações não gaming. Contudo, tal como foi reportado anteriormente, existem várias aplicações não gaming no lote de restrições, incluindo aplicações desenvolvidas pela própria Samsung.

O lote acolhe cerca de 10 mil aplicações com os mais variados propósitos, desde apps de produtividade a redes sociais. No entanto, nenhuma das conhecidas plataformas de benchmark é alvo de limitações ao seu desempenho nos smartphones Galaxy.

É curioso notar que a tecnológica apenas menciona a linha Galaxy S22 no seu comunicado. Todavia, foi reportado que esta prática também afeta modelos mais antigos do portefólio da marca, nomeadamente os Galaxy S21.

Problema será resolvido com uma atualização de software

Além de admitir este fenómeno, a Samsung promete disponibilizar em breve uma solução para o mesmo. Algo que a marca afirma conseguir com o lançamento de uma atualização de software para os seus equipamentos.

Esta atualização dará ao utilizador maior controlo sobre as aplicações sujeitas a este tipo de limitação de desempenho. Resta saber de que forma será possível, ao utilizador, realizar essa triagem consoante as suas preferências.

A limitação de desempenho de algumas aplicações está habitualmente relacionado com a temperatura atingida pelo processador em tarefas mais exigentes. Por isso, esta prática pode ser um indício de alguns problemas de sobreaquecimento nos processadores presentes nos Galaxy S22.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy S22 desiludem com difícil reparação, aponta a iFixit
  • Samsung Galaxy M23 5G é o próximo smartphone barato a comprar na Europa
  • Estes dois smartphones da Samsung estão em promoção, mas por tempo limitado
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.