OnePlus 8 Pro e Samsung Galaxy S20 Ultra tem o mesmo problema no ecrã! Afinal, o que se passa?

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 3 min.

Muito se tem falado durante as últimas semanas sobre os topos de gama mais recentes da Samsung e OnePlus. Contudo, o assunto tem sido os seus painéis OLED, que estão a apresentar um tom verde em alguns casos. No caso do OnePlus 8 Pro, os problemas vão além do tom.

Desde que o equipamento começou a ser disponibilizado que alguns utilizadores notaram um problema no ecrã do OnePlus 8 Pro. O mesmo apresenta tons estranhos quando exibe pretos, chegando mesmo a um tom de verde parecido com o do Galaxy S20 Ultra.

sdfsdf

Assim que informados sobre os problemas, a OnePlus enviou logo uma atualização para tentar resolver. A atualização do OyxgenOS 10.5.5 foi enviada, mas não conseguiu resolver tudo. Na verdade, apenas corrigiu o problema dos tons verdes.

Os tons pálidos quando conteúdo em preto é apresentado no ecrã continuaram. Assim sendo, por admissão própria, a OnePlus decidiu começar a oferecer reparações, substituições ou reembolsos a utilizadores afetados.

OnePlus admite que o problema é hardware

Através do Reddit, um utilizador publicou que a OnePlus ofereceu-lhe 3 opções para resolver o problema no seu OnePlus 8 Pro. A primeira opção é enviar o equipamento para um dos centros de reparação da OnePlus.

A segunda opção é devolver o equipamento e receber o valor de volta. Finalmente, a terceira opção é submeter um pedido de substituição para que receba um novo OnePlus 8 Pro.

fdsdf
Imagem partilhada no Reddit sobre as opções da OnePlus em relação ao OnePlus 8 Pro

Escusado será dizer que com a situação da pandemia do COVID-19, será complicado manter esta logística de forma rápida. É lamentável que um equipamento tão promissor esteja recheado destes problemas, sendo a OnePlus uma das marcas mais adoradas no mundo de smartphones Android.

Verdade seja dita, os fãs da marca não ficaram muito satisfeitos ao ver a subida de preço dos OnePlus 8 Pro, que vão até aos 1000 euros. Muito menos satisfeito está quem comprou o equipamento e tem os problemas mencionados.

Samsung Galaxy S20 Ultra também está a sofrer do mesmo problema no ecrã

No caso do Galaxy S20 Ultra, o problema começou com a atualização de abril. essa atualização trouxe uma "mancha" verde ao ecrã do Galaxy S20 Ultra, sob condições específicas.

Utilizadores relataram que o tom verde só aparece quando o ecrã está no modo de 120Hz e com o brilho definido abaixo dos 30%. Nem todas as apps são afetadas, no entanto.

sdfdf
Samsung Galaxy S20 Ultra com a famosa "mancha" verde no seu painel

De acordo com relatos de utilizadores afetados, este problema é visível nas seguintes apps: Samsung Pay, app de câmara padrão, Google Chrome e PUBG Mobile. Como deves imaginar, ter esta mancha verde durante um jogo torna-se completamente insuportável.

Foi verificado pela SamMobile que o erro também quando se abrem aplicações que não suportam 120Hz, fazendo com que o smartphone reverta para os 60Hz. O problema poderá estar relacionado também com a temperatura do dispositivo, pois o problema foi verificado em equipamentos com 5% de bateria.

Até agora, a Samsung não conseguiu resolver o problema na totalidade

A Samsung já enviou uma atualização para resolver este problema nos ecrãs mas os mesmos continuam a surgir. Caso se trate de uma questão de hardware (o que parece ser), a Samsung terá um problema nas mãos pois substituições serão necessárias, trazendo custos para a empresa.

Além dos problemas no ecrã, o Galaxy S20 Ultra já estava recheado de queixas de utilizadores devido à capacidade de foco automático e alguns problemas de sobreaquecimento.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.