Samsung Galaxy S10 é vítima dos rumores e novas fugas de informação...

Rui Bacelar
Samsung Galaxy S10 smartphone Android
A próxima geração de topos de gama chegará entre fevereiro e março de 2019 ©technobezz

Em 2019 assistiremos ao anúncio oficial da próxima geração de smartphones Android topo de gama da atual líder de mercado. Nesse sentido, contamos com até 4 smartphones para compor a gama Samsung Galaxy S10 bem como o seu primeiro smartphone dobrável.

Apelidado de Galaxy F, o smartphone dobrável trará também uma nova interface baseada no sistema operativo Android, a One UI. Este será não só um smartphone com ecrã dobrável mas sim um smartphone completamente dobrável. Pelo menos segundo o que a marca já revelou anteriormente.

Vê ainda: Galaxy S10 “Premium” pode chegar com traseira em cerâmica

Todavia, as nossas atenções depositam-se agora nos possíveis Samsung Galaxy S10, um dos primeiros lançamentos do próximo ano. Recordo que a marca enfrenta a mais severa crise do mercado de dispositivos móveis desde o seu início em 2007/2008.

Em suma, a expectativa em torno dos Samsung Galaxy S10 é manifestamente alta e com boas razões para tal. Sobretudo após um Galaxy S9 e Note 9 que ser revelaram apostas bastante tímidas. Tudo isto contribuiu para um ano decepcionante para a gigante sul-coreana.

Os Samsung Galaxy S10 chegarão no início de 2019

Posto isto e apesar de a minha veia mais curiosa estar já atenta ao Samsung Galaxy F, para já olhemos para os Samsung Galaxy S10. Será o topo de gama e deverá desdobrar-se pelo menos em duas versões deste dispositivo Android. Tudo isto para que consiga manter a sua rival Huawei à distância e voltar a crescer, cimentando a sua liderança. Certo é que não será tarefa fácil com o advento das fabricantes chinesas e sua crescente popularidade. Ainda assim, para já aconselho os leitores a não se deixarem convencer pelas fugas e informação.

smartphones Android Samsung Galaxy S10
Para já ainda abunda a desinformação em torno dos próximos smartphones Android ©technobezz

Isto é, não podemos confiar em leaks, pelo menos nos primeiros a mostrar um suposto produto real ou componente do. Isto não quer dizer que os mesmos não venham a confirmar-se mas claro, para já abunda o oportunismo mediático em torno dos Galaxy S10.

O design final dos Samsung Galaxy S10 ainda não é conhecido

Ainda assim, perante o atual panorama de mercado, sabemos que a Samsung apostará em força nos seus Galaxy S10. Nesse sentido já ontem vimos os supostos painéis de vidro que poderão revestir ambos os smartphones Android.

A imagem que se segue foi recentemente partilhada por um blog de origem chinesa e mostra-nos o que aparentam ser dois painéis de vidro. Por sua vez estes podem ser destinados aos Samsung Galaxy S10, mostrando-nos portanto os seus traços.

Samsung Galaxy S10 leak Android
A imagem retrata os vidros que possivelmente revestirão o painel frontal dos dispositivos.

Todavia, para já esta é apenas a primeira fuga de informação e tanto nos pode indicar o caminho certo como uma mera ficção ou engodo. Em suma, teremos que aguardar por mais informações para apurar não só a credibilidade da fuga original bem como o design do produto.

O que podemos esperar destes smartphones Android?

Em primeiro lugar podemos contar com um ecrã que ocupará a quase totalidade do painel frontal de ambos os smartphones Android. Seja o Samsung Galaxy S10 ou o S10+ (Plus), em ambos os casos teremos um ecrã infinito ou "Infinity" display tal como a marca já nos habituou.

Em suma, algo que era perfeitamente expectável e que as primeiras fugas de informação parecem indicar. Todavia, mais uma vez o repito, para já tudo isto pode não passar de uma mão cheia de nada. De fumaça para entreter o leitor mais curioso e ávido por "novidades".

Galaxy S10 Screen Protector! pic.twitter.com/LPn6OSOBAd

— Ice universe (@UniverseIce) 22 de novembro de 2018

Abonando a sua credibilidade pesa o facto de esta segunda fonte - o leakster conhecido como @IceUniverse já ser um nome bem conhecido nesta indústria. Isto é, já no passado esta entidade baseada na China nos forneceu informação credível.

A ausência do fator surpresa pode comprometer a gama Galaxy S10?

Após a fuga de informação que ainda ontem demos a conhecer, a mesma que entretanto foi plasmada por outros meios, temos agora um novo vídeo. O conteúdo pode ser vislumbrado acima, mostrando-nos o protetor / vidro que pode proteger os Galaxy S10.

Importa salientar que estes ecrãs não são curvos. Possuem apenas uma ligeira curvatura nas suas margens, quase imperceptível para o utilizador comum. Todavia, temos também uma diminuta ranhura no topo para o auscultador.

Samsung-Galaxy-S10-leak-1-1.jpgSamsung-Galaxy-S10-leak-2-1.jpgSamsung-Galaxy-S10-leak-3-1.jpgSamsung-Galaxy-S10-leak-4.jpg

A galeria de imagens, tal como a partilhamos em ocasião anterior, mostra-nos também um painel frontal assimétrico. Isto é, a margem / bezel superior é manifestamente menor do que a margem inferior.

Em suma, até agora temos apenas isto. Duas películas / painéis de vidro que podem vir a revestir estes smartphones Android. Todavia, para já temos que confiar na palavra destas fontes chinesas e, por conseguinte, há muita margem para erro.

O que podemos concluir de tudo isto?

Pouco, muito pouco. Em primeiro lugar, relativamente à possibilidade de existirem um total de quatro ou mais versões dos Samsung Galaxy S10 diria que as probabilidades são baixas. Aliás, já há vários anos que ouvimos falar num Galaxy S mini, até agora sem concretização.

Ademais, a Samsung recusou-se a alinhar nas tendências de mercado como a introdução de uma "notch" nos seus smartphones Android. "Modas" ou tendências que deixa para as demais, mantendo-se fiel à sua ideologia e design de produto.

Samsung Galaxy S10 smartphones Android
Um conselho de amigo, não acreditem nestes primeiros "leaks". ©technobezz

Todavia, perante a adversidade do mercado, por momentos admiti que poderíamos ter um Samsung Galaxy S10 "Lite". Isto até que surgiram as primeiras informações relativamente ao Galaxy M20 bem como o Galaxy A8s.

Em suma, é praticamente impensável equacionar um smartphone da linha Galaxy S a banalizar-se com um "Lite" ou versão budget. A Samsung é líder de mercado e não o fará a não ser como último reduto para mercados específicos.

Já por outro lado, acredito que a marca nos possa surpreender com uma versão "Premium" do Samsung Galaxy S10. Esta será dotada de uma construção em cerâmica bem como conectividade 5G. Em suma, para mostrar tudo aquilo que a marca é capaz de fazer!

A Samsung tem várias gamas de smartphones Android...

Com base nos anos de experiência neste ramo e no historial da marca, a tarefa de contraposição ao iPhone XR da Apple será delegada para gama "Galaxy A". Todavia, acredito que a marca possa reforçar todo o seu segmento de gama média e, inclusive, criar uma nova linha de produtos com os Galaxy M.

Em suma, seria infrutífero e mesmo contraprodutivo banalizar ou diluir a sua linha de topos de gama. Tal erro certamente não será cometida pela fabricante sul-coreana, ou pelo menos assim o espero.

Contrapondo este "pessimismo", acredito que a marca nos surpreenda com um Samsung Galaxy S10 com notch. Sim (será uma surpresa positiva ou negativa consoante o gosto de cada um), poderemos ter um S10 com notch.

smartphones Android Samsung Galaxy S10 leak design smartphone
A marca apresentou recentemente vários padrões e tipos de notch.

Esta possibilidade foi avançada em primeiro lugar pelo supra-citado leakster. Fonte que sugere a utilização de um ecrã "Infinity-O". Isto numa das versões do Samsung Galaxy S10, aqui com um pequeno orifício para a câmara frontal.

Os Samsung Galaxy S10 podem estrear-se na MWC Barcelona 2019

A marca poderá aproveitar este pequeno recorte circular para incluir também alguns sensores como o de luminosidade ou proximidade. Todavia, segundo esta fonte chinesa a marca apelidará esta área de HIAA (Hole In Active Area). Por outras palavras, um buraco na área ativa.

Escusado será dizer que a sul-coreana continuará a utilizar e a explorar novas abordagens aos ecrãs AMOLED para os seus smartphones. Principalmente para os dispositivos de gama alta como é o caso dos Galaxy S.

Em suma, aguardamos já com grande expectativa a divulgação de nova informações relativamente a estes smartphones Android. Todavia, para já aconselho a manterem-se cautelosamente cépticos relativamente às escassas migalhas de informação que circulam na Web.

Editores 4gnews recomendam:

Google: Youtube mudará a forma como apresenta a publicidade

Google Play Store: Se tens uma destas 22 aplicações desinstala-a agora

Smartphones: Qualcomm Snapdragon 8150 já tem data de apresentação

Fonte | via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).