Samsung Galaxy S10 é vítima dos rumores e novas fugas de informação...

Rui Bacelar
A próxima geração de topos de gama chegará entre fevereiro e março de 2019 © ano decepcionante para a gigante sul-coreana.

Os Samsung Galaxy S10 chegarão no início de 2019

Posto isto e apesar de a minha veia mais curiosa estar já atenta ao Samsung Galaxy F, para já olhemos para os Samsung Galaxy S10. Será o topo de gama e deverá desdobrar-se pelo menos em duas versões deste dispositivo Android. Tudo isto para que consiga manter a sua rival à distância e voltar a crescer, cimentando a sua liderança. Certo é que não será tarefa fácil com o advento das fabricantes chinesas e sua crescente popularidade. Ainda assim, para já aconselho os leitores a não se deixarem convencer pelas fugas e informação.

Para já ainda abunda a desinformação em torno dos próximos smartphones Android ©technobezz

Isto é, não podemos confiar em leaks, pelo menos nos primeiros a mostrar um suposto produto real ou componente do. Isto não quer dizer que os mesmos não venham a confirmar-se mas claro, para já abunda o oportunismo mediático em torno dos Galaxy S10.

O design final dos Samsung Galaxy S10 ainda não é conhecido

Ainda assim, perante o atual já ontem vimos os supostos painéis de vidro que poderão revestir ambos os smartphones Android.

A imagem que se segue foi recentemente partilhada por um blog de origem chinesa e mostra-nos o que aparentam ser dois painéis de vidro. Por sua vez estes podem ser destinados aos Samsung Galaxy S10, mostrando-nos portanto os seus traços.

A imagem retrata os vidros que possivelmente revestirão o painel frontal dos dispositivos.

Todavia, para já esta é apenas a primeira fuga de informação e tanto nos pode indicar o caminho certo como uma mera ficção ou engodo. Em suma, teremos que aguardar por mais informações para apurar não só a credibilidade da fuga original bem como o design do produto.

O que podemos esperar destes smartphones Android?

Em primeiro lugar podemos contar com um ecrã que ocupará a quase totalidade do painel frontal de ambos os smartphones Android. Seja o Samsung Galaxy S10 ou o S10+ (Plus), em ambos os casos teremos um ecrã infinito ou "Infinity" display tal como a marca já nos habituou.

Em suma, algo que era perfeitamente expectável e que as primeiras fugas de informação parecem indicar. Todavia, mais uma vez o repito, para já tudo isto pode não passar de uma mão cheia de nada. De fumaça para entreter o leitor mais curioso e ávido por "novidades".

Abonando a sua credibilidade pesa o facto de esta segunda fonte - o leakster conhecido como @IceUniverse já ser um nome bem conhecido nesta indústria. Isto é, já no passado esta entidade baseada na China nos forneceu informação credível.

A ausência do fator surpresa pode comprometer a gama Galaxy S10?

Após a fuga de informação que ainda ontem demos a conhecer, a mesma que entretanto foi plasmada por outros meios, temos agora um novo vídeo. O conteúdo pode ser vislumbrado acima, mostrando-nos o protetor / vidro que pode proteger os Galaxy S10.

Importa salientar que estes ecrãs não são curvos. Possuem apenas uma ligeira curvatura nas suas margens, quase imperceptível para o utilizador comum. Todavia, temos também uma diminuta ranhura no topo para o auscultador.

A galeria de imagens, tal como a partilhamos em ocasião anterior, mostra-nos também um painel frontal assimétrico. Isto é, a margem / bezel superior é manifestamente menor do que a margem inferior.

Em suma, até agora temos apenas isto. Duas películas / painéis de vidro que podem vir a revestir estes smartphones Android. Todavia, para já temos que confiar na palavra destas fontes chinesas e, por conseguinte, há muita margem para erro.

O que podemos concluir de tudo isto?

Pouco, muito pouco. Em primeiro lugar, relativamente à possibilidade de existirem um total de quatro ou mais versões dos Samsung Galaxy S10 diria que as probabilidades são baixas. Aliás, já há vários anos que ouvimos falar num Galaxy S mini, até agora sem concretização.

Ademais, a Samsung recusou-se a alinhar nas tendências de mercado como a introdução de uma "notch" nos seus smartphones Android. "Modas" ou tendências que deixa para as demais, mantendo-se fiel à sua ideologia e design de produto.

Um conselho de amigo, não acreditem nestes primeiros "leaks". ©conectividade 5G. Em suma, para mostrar tudo aquilo que a marca é capaz de fazer!

A Samsung tem várias gamas de smartphones Android...

Com base nos anos de experiência neste ramo e no historial da marca, a tarefa de contraposição ao Apple será delegada para gama "Galaxy A". Todavia, acredito que a marca possa reforçar todo o seu segmento de gama média e, inclusive, criar uma nova linha de produtos com os Galaxy M.

Em suma, seria infrutífero e mesmo contraprodutivo banalizar ou diluir a sua linha de topos de gama. Tal erro certamente não será cometida pela fabricante sul-coreana, ou pelo menos assim o espero.

Contrapondo este "pessimismo", acredito que a marca nos surpreenda com um Samsung Galaxy S10 com notch. Sim (será uma surpresa positiva ou negativa consoante o gosto de cada um), poderemos ter um S10 com notch.

A marca apresentou recentemente vários padrões e tipos de notch.

Esta possibilidade foi avançada em primeiro lugar pelo supra-citado leakster. Fonte que sugere a utilização de um ecrã "Infinity-O". Isto numa das versões do Samsung Galaxy S10, aqui com um pequeno orifício para a câmara frontal.

Os Samsung Galaxy S10 podem estrear-se na MWC Barcelona 2019

A marca poderá aproveitar este pequeno recorte circular para incluir também alguns sensores como o de luminosidade ou proximidade. Todavia, segundo esta fonte chinesa a marca apelidará esta área de HIAA (Hole In Active Area). Por outras palavras, um buraco na área ativa.

Escusado será dizer que a sul-coreana continuará a utilizar e a explorar novas abordagens aos ecrãs AMOLED para os seus smartphones. Principalmente para os dispositivos de gama alta como é o caso dos Galaxy S.

Em suma, aguardamos já com grande expectativa a divulgação de nova informações relativamente a estes smartphones Android. Todavia, para já aconselho a manterem-se cautelosamente cépticos relativamente às escassas migalhas de informação que circulam na Web.

Editores 4gnews recomendam:

Google: Youtube mudará a forma como apresenta a publicidade

Google Play Store: Se tens uma destas 22 aplicações desinstala-a agora

Smartphones: Qualcomm Snapdragon 8150 já tem data de apresentação

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.