Galaxy S10: Sensor de impressões digitais já foi enganado (vídeo)

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A situação foi reportada por um utilizador no Reddit. Em apenas 13 minutos este conseguiu criar uma impressão digital 3D que enganou facilmente os sensores ultrassónicos do Galaxy S10 e S10 Plus. Parece fácil, mas vais precisar de uma impressora 3D para o replicar.

Para a criação, o utilizador tirou uma fotografia da impressão digital que deixou num pedaço de vidro. Daí, importou-a para o Photoshop onde lhe aumentou o contraste. O passo final foi usar o programa 3ds Max, para criar uma versão tridimensional pronta a ser imprimida.

Todo o processo demorou apenas 13 minutos. Aí, a impressão digital imprimida estava pronta para usar com sucesso, como podes ver no vídeo acima. Os resultados são surpreendes, porque como verificamos a autenticação é feita de forma bastante rápida.

Qual a forma de autenticação mais segura?

Obviamente, o objetivo do utilizador é mostrar a facilidade com que este tipo de tecnologia pode ser ludibriada. Aliás, é preciso ter a noção de que a autenticação por impressão digital não é o suprassumo de segurança. Mas afinal qual é a autenticação verdadeiramente segura?

Não deixa de ser com surpresa que vemos que uma câmara e uma impressora 3D conseguem facilmente fintar este sistema. Se esta descoberta vai abrandar ou não a aposta nesta nova tecnologia, é incerto. Contudo, os passos a ser dados devem ser com o intuito de melhorar cada vez mais a sua segurança.

No futuro esperamos que o sensor de impressões digitais ultrassónico seja inteligente o suficiente. Ou seja, que este se torne capaz de distinguir um dedo de uma impressão 3D. O teste feito pelo utilizador é bastante pertinente, e deixa certamente alerta todos os donos deste dispositivo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung: lucros descem e a culpa é do iPhone
  • Lançamento do OnePlus 7 “não é urgente”, diz CEO da marca
  • Xiaomi Pocophone F1 fica ainda melhor com as novidades da nova atualização

Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.