Apresentado a 9 de agosto de 2018 o smartphone Samsung Galaxy Note9 caminha para o quarto ano de presença no mercado, o que o torna efetivamente num dispositivo em fim de vida. Aliás, não seria de todo errado apelidar este telemóvel de vintage, mas nunca, ou pelo menos até à presente data, obsoleto!
O telefone em questão passou a integrar a lista de dispositivos com atualizações trimestrais em setembro de 2021, mas continua a ter direito a atualizações quase todos os meses. É um caso, ainda raro no hemisfério Android, mas que felizmente começa a ser comum no portefólio da fabricante líder de mercado, a Samsung.
Atualizações de software continuam a chegar ao Galaxy Note9
Por via da regra os smartphones Android deixam de receber atualizações de software ao terceiro ano de mercado. Tendência agravada nos smartphones de gama média e de entrada que, ao dealbar do segundo ano costumam chegar ao fim de vida.
Todavia, a Samsung tem liderado a nova tendência de atualizações prolongadas para os seus smartphones Android, começando, claro está, pelos equipamentos de gama alta. Perfeito exemplo disso mesmo é o Samsung Galaxy Note9 que continua atualizado.
Em boa verdade, após a sua colocação na lista de equipamentos com direito a atualizações trimestrais, pelo menos em teoria, o telefone receberia duas atualizações desde setembro último. Todavia, estas continuam a chegar sensivelmente todos os meses.
Atualizações de segurança continuam a chegar mensalmente ao smartphone
Após ter recebido a atualização de segurança de dezembro, janeiro e fevereiro, o modelo em questão recebe o patch de segurança de março e abril de 2022. Ou seja, uma atualização dupla para colmatar lacunas de segurança gradualmente descobertas.
Note-se que a Samsung não necessitava de o fazer, pelo menos não com tanta regularidade para este smartphone Android, mas, felizmente, tem-se desdobrado em novo software oficial para este modelo de gama alta com vários anos de mercado.
Segundo avança a publicação Droid Life, a mais recente atualização traz o número de compilação QP1A.190711.020.N960USQS9FVC5 atualmente em distribuição nos Estados Unidos da América.
Por outro lado, esta atualização não traz novas funções ou mudanças visuais, nem funcionais. Trata-se, puramente, de uma correção de segurança, com o novo patch a reforçar o software deste smartphone ainda repleto de potencial em pleno 2022.
Por fim, a atualização de software está em distribuição via OTA (over the air), pelo que pode demorar alguns dias ou semanas até chegar também a Portugal.
Editores 4gnews recomendam: