Samsung Galaxy Chromebook 2: o próximo portátil barato com ADN Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os Chromebook, sucintamente, são portáteis baratos e leves com o sistema operativo da Google, destinados maioritariamente ao público estudantil, mas com pouca expressão em Portugal. De qualquer modo, é um mercado também ele em expansão.

Prova disso são as imagens que ilustra este artigo, retratando o suposto Samsung Galaxy Chromebook 2, reveladas por Evan Blass e mais leakers. Ao que tudo indica, este será o próximo computador portátil barato da fabricante sul-coreana a ser apresentado.

O que esperar do Samsung Galaxy Chromebook 2

p.s. how about 699? https://t.co/DDSdmTiDu3

— WalkingCat (@_h0x0d_) 23 de dezembro de 2020

O antecessor pecava pela autonomia de bateria, ainda que o seu design fosse atraente e a qualidade de construção, boa. Mesmo assim, estava longe de ser barato, apresentando-se como um 2 em 1 com preço de 999 dólares no mercado norte-americano.

Assim, perante os novos slides de apresentação recentemente divulgados na Internet graças ao leaker WalkingCat, fonte habitual de material relacionado com a Windows, contamos com várias melhorias na nova geração. Entre elas, a autonomia de bateria.

O responsável pelo perfil de Twitter WalkingCat afirma que o Galaxy Chromebook 2 terá autonomia para 12 ou mais horas, ao passo que o modelo atual tem autonomia para cerca de quatro horas e meia. O incremento na duração de bateria seria notável!

O próximo portátil Samsung com OS da GoogleSamsung Galaxy Chromebook

Olhando atentamente para o diapositivo de apresentação, vemos a referência ao ecrã QLED. A ser verídico, seria o primeiro Chromebook com este tipo de ecrã cuja diagonal indicada seria de 13,3 polegadas, sem indicação da resolução do mesmo.

Note-se ainda que a atual geração usa um processador Core i5 da Intel de 10.ª geração, mais que poderoso para lidar com as tarefas expectáveis para um Chromebook. Assim, podemos ter um processador Core i3 de 10.ª geração, mais económico.

Note-se que o sistema operativo Chrome OS da Google baseia-se muito na utilização de aplicações a partir do browser e atividades a partir deste. É uma plataforma simples, para quem apenas procura um portátil simples para trabalhar na escola, por exemplo.

Assim, com uma autonomia para até 12 horas, devido ao processador menos exigente e ecrã possivelmente com menor resolução (o atual é 4K) e tecnologia QLED, a duração da bateria não será um problema, além de ajudar a baixar o preço.

Com efeito, o leaker aponta um valor de 699 dólares para o Samsung Galaxy Chromebook 2, ao passo que o atual custa cerca de 999 dólares. A apresentação deste produto ainda não está definida, mas acreditamos que possa chegar até fevereiro de 2021.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.