Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Samsung Galaxy Buds2 Pro Review: cada vez mais os AirPods Pro da Samsung

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 8 min.

A par dos Sony WH-1000XM4, não há como negá-lo: os Apple AirPods Pro são uma referência no setor dos auriculares Bluetooth totalmente sem fios (TWS). A Samsung acaba de lançar os novos Galaxy Buds2 Pro, que tive oportunidade de testar na última semana.

Ao fim destes dias, o sentimento que fica está espelhado no título deste artigo. Os Galaxy Buds2 Pro parecem querer cada vez mais ser os AirPods Pro da Samsung. E isso verifica-se tanto nos seus pontos fortes, como naqueles que considero mais limitadores.

Samsung Galaxy Buds2 Pro

Neste produto, a Samsung opta por uma estratégia semelhante à da Apple. Parte das funcionalidades premium ficam limitadas ao facto de teres um smartphone, tablet, computador ou televisor da Samsung. Porque se assim não for, vais estar a comprar um produto do qual não podes tirar total partido.

O preço recomendado destes Samsung Galaxy Buds2 Pro é de 239 € em Portugal. Mas será que valem esse preço para quem não os vai utilizar emparelhados com equipamentos Samsung? É por aí que tentarei focar-me ao longo desta review. De realçar que os testei com o novo Galaxy Z Flip4, mas também com o Nothing Phone (1), iPhone 13 Pro e MacBook Pro.

Unboxing e primeiras impressões

Não há como negá-lo: sempre tive um fraquinho pelo design dos auriculares desta linha da Samsung, e estes não são exceção. Ainda uso regularmente os meus Galaxy Buds+, e os novos Galaxy Buds2 Pro têm algumas das melhores coisas que aprecio nesse modelo mais antigo.

Samsung Galaxy Buds2 Pro

Para começar, largam o aspeto espelhado e apresentam um design mais fosco que também se verifica na caixa de carregamento. Quanto a mim são só vantagens, seja por serem mais discretos, mas também menos perecíveis à sujidade.

Quanto ao unboxing não há muito a dizer. É a clássica caixa preta da Samsung, e a acompanhar os auriculares e estojo de carregamento, chega um cabo de carregamento e borrachas de três tamanhos.

Design e conforto dos Samsung Galaxy Buds2 Pro

O sentimento de de olhar e tocar nos Galaxy Buds2 Pro é o de que se trata de um produto premium. Chegam com um corpo 15% mais pequeno que a anterior geração. E isso sente-se no facto de serem dos auriculares mais confortáveis que já testei.

Samsung Galaxy Buds2 Pro

O facto de se ajustarem muito bem no ouvido, faz com que nunca se fique com a sensação de que podem saltar. Ao conforto alia-se assim a segurança de que são uns auriculares ótimos para usar no decurso de atividades desportivas. E ainda ficaram mais leves.

Qualidade sonora dos Samsung Galaxy Buds2 Pro

Este é um dos grandes atributos dos novos Galaxy Buds2 Pro. Apresentam uma qualidade de som acima da média, com um áudio bastante equilibrado entre as várias frequências. E embora não possas mexer de forma individual, na app Galaxy Wearable tens um equalizador com várias opções.

Uma das grandes novidades destes auriculares é a introdução do áudio de alta resolução a 24-bit. Mas é aqui que infelizmente começam as suas limitações. Isto porque para poderes desfrutar desta funcionalidade numa app de streaming compatível, terás de ter um equipamento Samsung com pelo menos a One UI 4.0.

Samsung Galaxy Buds2 Pro

No caso de teres outro smartphone Android ou um iPhone, ficas limitado ao codec de áudio AAC. Com o codec da Samsung, estes prometem 256 vezes mais dados que o áudio de 16-bit, o padrão de CD.

Ainda no campo do áudio, estes contam com Áudio 360. Esta é uma funcionalidade interessante se quiseres que os movimentos da tua cabeça acompanhem o áudio de música ou filmes. Mas também está limitada a dispositivos Samsung. No entanto, é algo que a pessoalmente não dou muito valor.

Cancelamento de ruído e modo transparência dos dos Samsung Galaxy Buds2 Pro

Quanto ao cancelamento de ruído ativo, figuram-se como dos melhores da indústria. Ficam lá no topo do Olimpo, bem perto dos Sony WF-1000XM4. Conseguem cancelar muito bem as frequências baixas, e serão uma boa ajuda na rua, nos transportes públicos, ou mesmo em casa com barulhos de eletrodomésticos.

Samsung Galaxy Buds2 Pro

Não vais, no entanto, deixar de ouvir algumas conversas de pessoas próximas se estiveres com o volume na mó de baixo. Mas este é um defeito que se pode apontar a qualquer produto do género. Faz uma escolha das borrachas certa, e terás melhores resultados.

Relativamente ao modo transparência, este revela-se efetivo e até o podes ativar automaticamente quando estiveres em chamadas. Não é tão pronunciado como outros, mas torna-se mais realista.

A autonomia dos Samsung Galaxy Buds2 Pro

A Samsung promete autonomia de 5 horas nos auriculares com cancelamento de ruído, ou oito horas com este desligado. Como o objetivo será tê-los com cancelamento de ruído, são números que não impressionam face à concorrência.

Samsung Galaxy Buds2 Pro

De realçar que o estojo de carregamento fornece autonomia para cerca de três recargas, o que é bastante aceitável. Podes carregá-lo via USB-C com o cabo incluído na caixa, ou sem fios recorrendo a qualquer carregador universal Qi.

Realizar chamadas com os Samsung Galaxy Buds2 Pro

São uns bons auriculares para ouvires e seres ouvido durante chamadas. Os seus microfones embutidos ajudam a cancelar bem o ruído de fundo, sendo dos melhores que já testei neste campo. Na app podes pedir para ativar o modo de transparência sempre que receberes uma chamada, e assim ouvires melhor a tua voz e evitar falar mais alto que o necessário.

Controlos por toque nos Samsung Galaxy Buds2 Pro

Este é um campo onde onde os Galaxy Buds2 Pro não falham. Com um toque pausas ou recomeças a música, e com toques longos transitas entre o cancelamento de ruído e o modo de transparência.

Samsung Galaxy Buds2 Pro

Podes também ativar funções para dois ou troques toques, como reprodução da faixa seguinte ou anterior. Embora continue a ser uma opção experimental, também é possível controlar o volume ao tocar duas vezes no rebordo do auricular.

Para poder reduzir o tamanho dos auriculares e torná-los mais confortáveis, a Samsung acaba por fazer o sacrifício de manter a autonomia nas cinco horas. E embora não sejam números espetaculares, o conforto destes acaba por compensar.

Codecs e Emparelhamento

Como referi no início, se tiveres um smartphone Samsung vais poder desfrutar do codec próprio da Samsung para áudio sem perda de qualidade. Contudo, com um equipamento de outra marca ficas limitado ao codec AAC.

Samsung Galaxy Buds2 Pro

Estes contam com Bluetooth 5.3, à prova de futuro. São anunciados como tendo Bluetooth multiponto, mas este só funciona em produtos onde tenhas ligada a tua conta Samsung (Galaxy S, Galaxy Tab ou Samsung Smart TV, por exemplo).

Por isso, se tens um smartphone Android de outra marca ou um iPhone, esquece o Bluetooth multiponto neste produto (uma jogada à lá Apple). A juntar a isto, se tiveres iPhone não existe app para poderes personalizar os teus auriculares.

Funcionalidades a destacar dos Samsung Galaxy Buds2 Pro

O Áudio 360 deve ser destacado, pela opção de tornar a experiência de áudio mais imersiva. Contudo, só funciona em dispositivos Samsung. O mesmo se passa com o áudio a 24-bit de maior fidelidade.

Samsung Galaxy Buds2 Pro

À semelhança dos produtos Sony, também já têm um modo de deteção de voz. Se assim desejares, quando falas estes vão ligar automaticamente o modo de transparência e baixa a música para conversares sem problemas.

Caso queiras, também podes ativar lembretes de alongamento do pescoço. Desta forma, se te curvares sobre o telefone ou a secretária por mais de 10 minutos, estes vão avisar-te para melhorares a tua postura.

Ainda a destacar é a certificação IPX7. Esta torna-os resistentes à água, pelo que poderás dar as tuas corridas sem que o suor ou umas suaves pingas de chuva te deixem descansado face aos auriculares.

Samsung Galaxy Buds2 Pro

De realçar que como muitos dos concorrentes têm sensor de proximidade que pausa a música quando os retiras. Infelizmente esta não recomeça quando os recolocas, exigindo um toque nos auriculares para que tal aconteça.

Para quem são os Samsung Galaxy Buds2 Pro

O utilizador mais indicado para os Galaxy Buds2 Pro é alguém que tem um smartphone Samsung com pelo menos a One UI 4.0. Essa é a forma de tirar total partido de características exclusivas como o áudio a 24-bit, o áudio 360 ou o Bluetooth multiponto (se tiveres mais dispositivos Samsung).

Caso tenhas um outro Android, terás de ter consciência que essas funcionalidades não estão disponíveis. Ainda assim, tens acesso àqueles que são dos melhores auriculares Bluetooth do mercado no que diz respeito a áudio equilibrado, cancelamento de ruído e conforto.

Se tens um iPhone e/ou iPad/Mac, diria que infelizmente este é um produto a evitar. Porque sem a app que os acompanha não poderás personalizar os controlos por toque, ter acesso a outras funcionalidades como o equalizador ou simplesmente receber atualizações de firmware no produto.

Samsung Galaxy Buds2 Pro

Não existem dúvidas que a Samsung concebeu um produto muito bom onde realmente importa: qualidade sonora, conforto e cancelamento de ruído. A bateria não é das melhores, mas aceita-se. O que é difícil de aceitar são as funcionalidades exclusivas para equipamentos da marca. Mas acabam por se tornar os auriculares a comprar para qualquer pessoa com equipamentos Samsung.

Pontos fortes dos Samsung Galaxy Buds2 Pro

  • Qualidade de áudio é muito boa e equilibrada
  • Cancelamento de ruído é notável para o tamanho do produto
  • Design discreto e compacto é de saudar
  • Conforto é palavra de ordem deste produto

Pontos fracos dos Samsung Galaxy Buds2 Pro

  • Demasiadas funcionalidades limitadas a dispositivos Samsung
  • App para iPhone simplesmente não existe
  • Bluetooth multiponto só funciona entre dispositivos com conta Samsung
  • Música não recomeça imediatamente quando recolocas os auriculares

Os Samsung Galaxy Buds2 Pro chegaram a Portugal com um preço recomendado de venda ao público de 239 €. À data de escrita, podes comprá-los na Amazon de Espanha por 219 € (preço pode variar no futuro).

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.