Samsung Galaxy A9s: Será que as quatro câmaras são justificadas?

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 3 min.

A Samsung nunca foi reconhecida por ser uma fabricante que adere rapidamente às novas "modas". Viu-se isso mesmo com o tempo que demorou a adotar os módulos de dupla câmara e também o leitor de impressão digital no ecrã. No entanto, o Samsung Galaxy A9s vai começar uma categoria pioneira, com 4 câmaras no painel traseiro.

Este novo smartphone foi bastante falado durante as últimas semanas, com as imagens que têm surgido apresentarem-se um pouco peculiares devido ao suposto alinhamento das câmaras. No entanto, parece mesmo que será oficializado em breve e agora já sabemos quais serão as suas especificações.

Vê ainda: Samsung dará novas características aos smartphones gama-média

Não há muito tempo, o CEO da fabricante sul-coreana prometeu que iria começar a trazer inovação para a sua linha de smartphones gama média, e é isso mesmo que estamos a ver. Depois de ter apresentado o Galaxy A7 (2018) com uma tripla câmara traseira, este novo Galaxy A9s vai chegar com um total de 4 câmaras traseiras.

Este será mais um smartphone gama média, e por isso mesmo não é com surpresa que vemos o processador Qualcomm Snapdragon 660. No entanto, seria interessante ver a fabricante optar pelo mais recente SD710.

Samsung Galaxy A9s vai ser o primeiro smartphone equipado com um módulo de 4 câmaras

No que respeita às suas memórias, de acordo com as novas informações, irá chegar com 6GB de memória RAM e 128GB de memória interna. Possivelmente irá chegar com outras opções de memória, mas não foi revelada qualquer informação adicional. Tal como a maioria dos dispositivos da marca, vai suportar cartão microSD para expansão de armazenamento.

Com um total de 4 câmaras na sua traseira, o Galaxy A9s apresenta uma câmara para praticamente todas as situações. A sua câmara principal chega com uns respeitáveis 24 megapixels e abertura f/1,7. As restantes três câmaras chegam para oferecer ao smartphone a maior versatilidade possível. Para isso, temos uma câmara de 5 megapixels (f/2,2) para conferir profundidade (bokeh), um sensor de 8 megapixels com lente wide-angle (f/2,4). Por último, temos um sensor de 10 megapixels com capacidade para zoom óptico de 2x (f/2,4).

A grande questão que fica no ar é, será que este módulo com quatro câmaras é realmente benéfico para um smartphone deste calibre?

Esta nova estratégia da Samsung parece-me no mínimo um pouco estranha e até descabida. Depois de demorar tanto tempo a entrar no "comboio" da dupla câmara, de repente começa a lançar smartphones com três e quatro câmaras. Até que ponto precisamos de 4 câmaras num smartphone gama média? Ou melhor ainda, até que ponto precisamos de 4 câmaras em qualquer tipo de smartphone?

A adição de mais sensores não vai certamente fazer com que a qualidade final da fotografia seja tão melhor assim. Certamente que nunca irá chegar ao nível de uma DSLR. Por mais câmaras que as fabricantes decidam por nos seus smartphones, nunca irão conseguir utilizar sensores de dimensões sequer semelhantes a câmaras profissionais.

Para além disso, hoje em dia já têm à sua disposição melhorias de software que permitem alcançar resultados incríveis com apenas uma câmara (Google Pixel 3). Por isso, será que não seria melhor apostar na melhoria dos módulos de dupla câmara? Em vez de se lançarem para 4 e 5 câmaras.

Samsung Galaxy A9s poderá ser o resultado de um ataque de pânico da fabricante

Pessoalmente, esta nova estratégia da fabricante sul-coreana parece-me um ato de desespero. De forma a tentar abrandar o crescimento das várias fabricantes chinesas. Certamente que começa a afetar a confiança da Samsung, ao ver a sua quota de mercado ser reduzida a cada trimestre que passa.

O próximo evento da gigante sul-coreana vai acontecer já no próximo dia 11 de outubro. Durante o evento "4x Fun", todas as dúvidas serão esclarecidas e os segredos finalmente revelados.

Editores 4gnews recomendam:

Samsung DeX poderá em breve funcionar sem fios

Samsung Galaxy S10: Assim serão as especificações da tripla câmara

Samsung patenteia nova forma de interagir com os nossos dispositivos

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.