Samsung estreita laços com os serviços e apps Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Samsung deu a saber que em 2021 as apps e serviços Google estarão ainda mais presentes nos smartphones da linha Galaxy. Foi durante a apresentação #GalaxyUnpacked que um dos executivos da Google tomou a palavra e saudou a Samsung.

Ambas as empresas colaborarão de forma mais direta para não só agilizar as atualizações de software, com o Android 11 a chegar mais rápido a vários smartphones Samsung, mas também outras apps e serviços Google. Será uma cotovelada à Huawei?

Maior colaboração entre Samsung e a Google em 2021

Samsung Galaxy S21 Ultra
O smartphone Samsung Galaxy S21 Ultra e acessórios.

Os conteúdos da Google estarão mais presentes no ecrã inicial dos smartphones Samsung. Bastará deslizar para a esquerda, onde normalmente reside o Upday, o serviço de notícias da Samsung. Aí teremos mais conteúdos distribuídos pela Google.

De igual modo, o executivo da Google deu a saber que a integração das apps Google Duo e Mensagens da Google é mais profunda na nova geração de smartphones Galaxy S21. Isto dará aos utilizadores mais atalhos para comunicação direta, poupando tempo.

Vale relembrar que a Google Duo é a aplicação de videochamadas da Google. É uma ferramenta simples, mas útil para ver e ouvir quem mais gostamos, algo particularmente importante em cenários de confinamento.

A colaboração entre as gigantes abrange também as plataformas Google Nest, SmartThings e a Android Auto de que também falaremos em seguida.

Do Google Duo ao Mensagens Android

Samsung Galaxy S21
O smartphone Samsung Galaxy S21 e novos acessórios.

Integrada na One UI 3.0, a interface da Samsung baseada no Android 11, podemos tirar proveito da Mensagens RCS. Esta é a nova geração de SMSs, com conteúdo mais rico, avisos de receção, reações, emojis e comunicação via WiFi.

Este foi outro dos pontos destacados pelo executivo da Google durante a apresentação da Samsung. Para o utilizador, as Mensagens RCS dão mais possibilidade de interação, podendo inclusive ser utilizadas através dos computadores.

Hiroshi Lockheimer, o engenheiro da Google que nos deu a conhecer a integração mais profunda das apps Google nos dispositivos Android, deu-nos a conhecer os destaques dos serviços citados. A palavra de ordem é a integração e o Google Discover é o meio.

A OneUI 3 tem várias apps e serviços Google

Samsung Galaxy One UI 3
O Dark Mode é outro dos destaques da One UI 3.

De igual modo, o Android Auto foi outra das plataformas e serviços da Google destacados pelo executivo. Como a Samsung deu a saber, a integração com o ecossistema de produtos IoT é um dos destaques e prioridades dos novos dispositivos móveis.

Isto significa que a integração com o Android Auto está ainda melhor, com os dispositivos a serem mais eficazes e úteis na utilização deste serviço.

Para quem quiser utilizar os Galaxy S21 para trabalho, a Google deu a saber que estes dispositivos são "Android Enterprise Recomended". Todos os dispositivos da linha Galaxy S21 superam os requisitos da Google para este padrão.

Por fim, o executivo realçou a Google Screen Reader, uma aplicação de acessibilidade presente nos Galaxy S21. Para a gigante sul-coreana, esta foi uma das oportunidades para garantir aos utilizadores que todas as apps e serviços Google estão presentes nos Galaxy 21. Aliás, as apps Google estão ainda melhores, mais otimizadas e integradas no ecossistema Samsung.

Os destaques da apresentação Galaxy Unpacked

Temos três novos smartphones, os Samsung Galaxy S21, S21+ (Plus) e S21 Ultra, o dispositivo que reúne o maior número de inovações, bem como o melhor ecrã, além da melhor câmara e o suporte para a caneta S-Pen e S-Pen Pro.

Adicionalmente também ficamos a conhecer os novos auriculares Bluetooth true wireless, os Samsung Galaxy Buds Pro.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.