Samsung Galaxy S21 Ultra: o smartphone perfeito para 2021

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Ultra. O melhor dos Samsung Galaxy S21 para este ano, com um incrível ecrã de 6,8 polegadas Quad-HD+ com brilho máximo de 1500 nits, além da câmara quádrupla com ampliação de até 30 vezes, e há muito mais para descobrir neste smartphone Samsung.

É o único da nova geração a poder usar a S-Pen, a stylus até então exclusiva da linha Note, traz o sistema de câmaras mais avançado na linha Galaxy S21 e conta com tudo o que os utilizadores mais exigentes possam querer num dispositivo móvel.

O Ultra chegou para dominar os S21

O smartphone mais caro da linha Galaxy S21 destaca-se pelo ecrã superior, não só em tamanho, mas sobretudo em qualidade. Usa um display AMOLED mais avançado, com brilho máximo superior, mais resolução - Quad-HD+ e taxa de atualização variável.

É na câmara fotográfica onde mais surpreenderá os utilizadores com câmara Ultra Wide de 12 MP + Wide de 108 MP + Telefoto de 10 MP + Telefoto de 10 MP, as duas últimas com zoom ótico de 3x e de 10x. A câmara frontal tem 40 MP de resolução.

Conta com suporte para o padrão WiFi6E, com certificação IP68, proteção com vidro Gorilla Glass Victus e estrutura metálica, além de altifalantes estéreo afinados pela AKG. Tem mais memória RAM (até 16 GB) e mais armazenamento interno (até 512 GB).

Especificações técnicas do Samsung Galaxy S21 Ultra

  • Ecrã: 6,8 polegadas, Dynamic AMOLED, resolução Quad-HD+ (1440 x 3200 pixeis), 516 ppp
  • Certificações: HDR10+, taxa de atualização a 120 Hz, brilho máximo de 1500 nits
  • Proteção: Gorilla Glass Victus da Corning, certificação IP68
  • Processador: Exynos 2100 da Samsung (5 nm)
  • RAM: 12 / 16 GB
  • Armazenamento: 128 / 256 / 512 GB UFS 3.1
  • Câmara principal: 108 MP (grande angular de 2.ª geração) + 10 MP (telefoto) ampliação de 10x + 10 MP (telefoto) ampliação de 3x + 12 MP (ultra grande angular)
  • Câmara secundária: 40 MP (grande angular)
  • Bateria: 5 000mAh - carga rápida a 25 W, carga rápida sem-fios a 15 W, carga reversa a 4,5 W
  • Sistema operativo: Android 11 com a One UI 3.1
  • Dimensões: 165,1 x 75,6 x 8,9 mm
  • Peso 228 gramas
  • Extras: Leitor de impressões digitais no ecrã, WiFi 6e, altifalantes estéreo
  • Cores: Phantom Silver (prateado), Phantom Black (preto)
  • Materiais: estrutura em alumínio, traseira em vidro, frente em vidro
  • Preço: desde 1279 € em Portugal

A estratégia mobile da Samsung para 2021

A Samsung quer fazer ver ao público os benefícios que as suas tecnologias podem trazer para o nosso quotidiano. Para tal, apresentam agora o topo de gama mais poderoso, bem como a linha de topo mais versátil do mercado neste Galaxy Unpacked.

Para quem procura o absoluto, a Samsung aponta o Galaxy S21 Ultra com câmara "pro-grade", mais inteligente, repleto de capacidades para a captação de vídeo e com o novo processador de gama alta, o Exynos 2100 da fabricante.

Promovendo uma maior integração dos produtos através do ecossistema IoT, a Samsung quer que os dispositivos móveis ajudem a simplificar o quotidiano. Para tal, coloca no mercado desde o tablet poderoso, ao relógio inteligente de aspeto clássico.

A S-Pen chega agora à linha Galaxy S

Segundo a própria Samsung, a introdução do suporte para a S-Pen nos S21 Ultra prende-se com o objetivo de trazer novas experiências de trabalho contínuo entre plataformas. Considerando-a uma decisão audaz, a Samsung quer expandir as experiências proporcionadas pela S-Pen, trazendo-as agora para este dispositivo móvel da linha Galaxy S.

A Samsung "continua empenhada em fornecer a melhor experiência móvel aos consumidores e continuará a dar ouvidos aos consumidores, tendo em conta o feedback fornecido às inovações nos produtos".

Ainda de acordo com a Samsung, a linha Galaxy S21 é construída para quem quer um smartphone premium. Para quem deseja ter as inovações para melhor captar e partilhar o mundo à sua volta, agora com um design arrebatador e câmara poderosa.

O Galaxy S21 Ultra é o dispositivo ultra high end, para os mais exigentes entre os exigentes. Para quem procura apenas o melhor e quer experimentar aquilo que de mais incrível a Samsung é capaz de desenvolver e produzir.

Mais ainda, a Samsung apresentou uma nova versão da atual stylus, a S-Pen Pro com funções mais avançadas. Chega posteriormente ao mercado.

A caixa dos Galaxy S21 chega sem carregador e auriculares, eis o porquê

A resposta oficial foi dada por Patrick Chomet, executivo de topo na Samsung Eletronics.

"Descobrimos que mais e mais dos utilizadores Galaxy estavam a reutilizar os acessórios que já tinham e a fazer escolhas sustentáveis nos respetivos quotidianos para promover melhores hábitos de reciclagem. Nesse sentido, para apoiar a comunidade Galaxy nesta jornada, estamos a transitar para a remoção do carregador e dos auriculares na nossa mais recente linha de smartphones Galaxy", afirma o executivo.

"Acreditamos que a remoção gradual dos carregadores e dos auriculares das caixas dos nossos dispositivos ajudará a implementar práticas de consumo mais sustentáveis ao aliviar a pressão que os consumidores possam sentir ao receberem continuamente carregadores desnecessários, bem como outros acessórios com os novos telefones, acrescenta Chomet.

"Também estamos a implementar, em todos os produtos, a porta USB do Tipo-C, desde 2017, isto para que até carregadores antigos sejam compatíveis com os mais recentes modelos de smartphones Samsung Galaxy", conclui o executivo.

Preço e disponibilidade em Portugal

O melhor smartphone Samsung da série Galaxy S21 chega a Portugal a partir do fim de janeiro com vários acessórios únicos, mais concretamente a partir do dia 29, data em que chegarão às lojas.

As cores adicionais estarão disponíveis exclusivamente na loja online em Samsung.com: Phantom Titanium, Phantom Navy e Phantom Brown.

O preço recomendado de venda ao público do Galaxy S21 Ultra começa nos 1279 euros em Portugal.

Antes de ires, fica a conhecer os novos auriculares Bluetooth da marca, os Samsung Galaxy Buds Pro.

Editores 4gnews recomendam:

  • As 5 melhores apps de mensagens privadas em 2021
  • 7 carregadores USB para os smartphones Xiaomi, Apple e Samsung
  • Melhores smartphones 2021: a compra ideal para cada utilizador!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.