Samsung estará a preparar uma grande mudança para os Galaxy S

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

É na linha Galaxy S que a Samsung tem os seus topos de gama com maior número de vendas. São estes os flagships que a empresa direciona para as massas, o que significa que é uma das gamas mais importantes do seu portefólio.

Esta gama de produtos poderá ser pioneira numa das maiores mudanças operadas no setor da tecnologia móvel. Ao que tudo indica, a Samsung poderá desfazer-se totalmente dos botões físicos na linha Galaxy S.

[❗️Exclusive❗️]Samsung is planning to removing physical button. Power, Vol-Up, Vol-Down, etc.All of the button will move to the in display by software method. pic.twitter.com/A3TbGioedg

— Connor (@OreXda) 13 de setembro de 2022

Samsung Galaxy S sem nenhum botão físico pode chegar em 2025

Esta teoria foi levantada na rede social Twitter e rapidamente propagada por outras fontes ligadas ao setor. Ainda assim, é uma informação com a qual devemos ter alguma cautela.

Segundo este testemunho, a Samsung planeia mexer com o mercado onde se insere ao remover por completo os botões físicos nos seus topos de gama da linha Galaxy S. Uma decisão que poderá materializar-se em 2025.

Isto significa que o Samsung Galaxy S25 poderá ser o primeiro sem estes componentes. Em substituição, a sul-coreana irá apostar apenas no software para realizar as mesmas ações despoletadas pelo botão power e seletores de volume.

Não seria a primeira vez que veríamos uma solução semelhante. A Huawei fez algo semelhante com o Huawei Mate 30 Pro ao colocar os controlos de volume inteiramente no seu software e assim exponenciar a curvatura lateral do ecrã do smartphone.

Essa tentativa de inovação não deu os resultados pretendidos após ter sido descontinuada logo na geração seguinte dessa gama. Para tal contribuíram as várias queixas dos utilizadores relativamente a problemas de sensibilidade ao toque e tempos de resposta.

Levanta-se ainda outra questão sobre a alternativa ao botão de ligar / desligar do imaginário Galaxy S25 sem botões. Uma solução de software para desligar o equipamento é exequível, mas até que ponto também o seria para ligar o equipamento ou quando o software do mesmo bloquear?

A remoção completa dos botões físicos dos smartphones ainda levanta algumas questões práticas. Por mais futurista e entusiasmante possa parecer a ideia, temos de considerar o quão prática ela será.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.