Samsung: esta novidade pode chegar muito mais cedo do que o esperado

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Há algum tempo que a Samsung e a Google revelaram que estavam a trabalhar em conjunto num hedaset de realidade estendida (XR). Recentemente a Google revelou o sistema operativo Android XR e a Samsung já mostrou um protótipo deste dispositivo.

Contas feitas, o equipamento pode estar bastante mais perto de chegar ao mercado do que se pensava.

Samsung terá de superar dois desafios cruciais

pessoa a usar um headset XR
O headset XR da Samsung vai ser um rival direto do Apple Vision Pro Imagem gerada por IA Microsoft Designer

O projeto Moohan, nome de código destes dispositivo Samsung, é um rival direto do Apple Vision Pro. Mas para ter mais sucesso que o equipamento da Apple, o headset da gigante sul-coreana precisa de superar dois desafios cruciais: o conforto na utilização e o preço final de venda ao público.

Nos mercados em que está disponível, o Apple Vision Pro tem um custo de 3.499 dólares. Qualquer coisa como 3.380 €. Ora este valor bem acima das possibilidades da maior parte das carteiras, terá afastado potenciais interessados.

Este é o primeiro desafio da Samsung, definir um preço para o seu dispositivo XR que seja mais competitivo face ao rival da Apple, mas que consiga abranger os custos de produção gastos pela marca sul-coreana. E este é um ponto vital para o sucesso de vendas do equipamento; caso contrário, terá o mesmo destino do Vision Pro.

O segundo desafio é igualmente difícil. É preciso que o headset Samsung seja confortável de usar, mesmo em sessões mais prolongadas.

Um dos pontos menos positivos apontados ao Vision Pro é que sessões de utilização superiores a 30 minutos causam desconforto. Se a Samsung conseguir resolver este problema, vai ganhar vantagem sobre o seu rival.

Claro que é igualmente importante que o dispositivo XR da Samsung forneça um desempenho à altura das expetativas ou, como quem diz, de topo. Para isso também irá precisar da colaboração dos programadores para que seja criado um universo dedicado ao seu headset que retire todo o potencial do mesmo.

De acordo com o site Phone Arena, há uma forte probabilidade de a Samsung mostrar o seu novo headset XR no Unpacked de amanhã, dia 22 de janeiro.

Esta seria uma boa forma de surpreender tudo e todos, uma vez que recentemente ficámos a saber que o Samsung Galaxy S25 Slim apenas vai estar disponível em 39 países.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt