O mercado dos telemóveis dobráveis anda “ao rubro” e a Samsung também é uma marca forte nesta área. Dito isto, há um novo rumor ligado à marca sul-coreana, que tem a ver com uma nova maneira de usar os seus ecrãs dobráveis.
De acordo com a Android Authority, é possível que a marca queira usar os seus ecrãs dobráveis para gaming. O vídeo em baixo é um exemplo aproximado daquilo que poderia ser o novo plano da Samsung.
O que sabemos até ao momento?
Como refere a mesma fonte de informação, foi possível conhecer uma nova patente registada na WIPO, um banco de dados internacional. Pode ver-se algo semelhante a uma Nintendo Switch, a diferença é que tem uma dobradiça semelhante à dos Galaxy Z Flip. Ou seja, dá para dobrar ao meio.
Na imagem acima, que é um esboço da patente da Samsung, vemos que há dois controlos de gaming de um lado e de outro. Pelo desenho, vemos que, se for dobrado, o ecrã fica na parte interna do dispositivo, o que é interessante numa lógica de proteção.
A somar a isso, também poderia ser uma boa notícia em termos de portabilidade. Possivelmente, conseguirias colocar a tua consola no bolso, o que com uma Nintendo Switch, por exemplo, podes ter mais alguma dificuldade.
Recorde-se que a patente foi registada internacionalmente, no mês de novembro de 2024. No entanto, não é propriamente a primeira vez que a Samsung a regista, na medida em que tal já aconteceu há cerca de 2 anos.
Resta esperar para ver se o plano da Samsung sempre vai para a frente ou não. No entanto, uma coisa é certa: na lógica de quem joga, seria uma inovação a ter em conta.
Outras patentes promissoras no setor dos dobráveis
Como a 4gnews já tem vindo a noticiar, o setor dos dobráveis tem motivado a criação de novas patentes, em algumas marcas de renome. Um exemplo disso é a Xiaomi, que, recentemente, registou um conceito de telemóvel destacável, através do vinco central.
No fundo, seria como ter dois corpos “estranhos” no mesmo smartphone. Ficou ainda por esclarecer de que modo o telemóvel funcionaria. Quem também registou uma patente criativa, há bem pouco tempo, foi a Honor.
A marca chinesa registou um conceito de smartphone dobrável em várias direções. Supostamente, seria possível dobrar o telemóvel para dentro, para fora, assim como na vertical e na horizontal.
Importa referir que, face àquilo que costumamos ver no mercado, estamos habituados a telemóveis dobráveis que só dobram numa direção. Mais uma vez, resta esperar para ver se estes projetos vão ver a “luz do dia” ou não.
Foto de Capa (via Samsung)