Samsung é lider imbatível em smartphones 5G Android com este modelo de sucesso

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

As vendas de smartphones com comunicações 5G está a crescer e a Apple muito tem contribuído com o sucesso do iPhone 13.

Mas quem é que domina o segmento deste terminais no universo Android? O mais recente relatório de mercado indica que a Samsung é líder imbatível neste segmento graças ao sucesso do modelo Galaxy A52s 5G.

Sucesso do Galaxy A52s 5G dá liderança a Samsung na venda de terminais 5G

Samsung Galaxy A52s 5G
O Galaxy A52s 5G está disponível em Portugal por 349,99 euros

O segmento de vendas de terminais 5G tem vindo a crescer com os utilizadores a adquirirem este tipo de modelo preparado para o futuro a curto e médio prazo das comunicações móveis.

A Apple com o seu iPhone 13 tem contribuído bastante para este crescimento, mas o universo Android conta com vários players que têm de lutar entre si com argumentos semelhantes. Mas há um líder neste segmento que para já parece imbatível.

Segundo o relatório mais recente da empresa Counterpoint Research, a Samsung liderou o mercado de smartphones Android 5G em fevereiro de 2022, sendo responsável por um quarto das vendas deste tipo de terminais, a nível global.

E parece que a estratégia da empresa ao praticar preços acessíveis não só contribui para o sue sucesso geral, como também é a razão para neste momento ser líder incontestada no segmento de vendas de terminais 5G.

De acordo com a Counterpoint, o Galaxy A52s 5G é um sucesso de vendas, sendo o modelo Android 5G mais popular a nível global. A referida empresa destaca o bom desempenho que este modelo teve na Europa Ocidental. Mais: este terminal Galaxy foi um dos dez smartphones 5G mais vendidos durante seis meses consecutivos até fevereiro deste ano. Tal significa que o sucesso do Galaxy A52s foi imediato, uma vez que foi disponibilizado para venda em setembro de 2021.

Samsung Galaxy S22 Ultra é também um sucesso de vendas

Counterpoint Research
Gráfico Counterpoint com as vendas globais de smartphones 5G em fevereiro de 2022 Crédito@Counterpoint Research

Mas a liderança da Samsung não fica só a dever-se à sua linha de terminais mais acessíveis. O segundo smartphone 5G mais vendido a nível global foi o Galaxy S22 Ultra que registou 2,87% de vendas em todo o mundo. Este facto é especialmente impressionante, tendo em conta que apenas foi colocado à venda na última semana de fevereiro e tem um preço a começar nos 1.279 euros.

De acordo com os dados divulgados pela Counterpoint, o Galaxy S22 Ultra teve bastante sucesso nos mercados dos Estados Unidos da América e da Coreia do Sul, o seu país de origem.

Em terceiro lugar nas vendas, mais uma vez um terminal Samsung. O Galaxy S21 FE 5G obteve 2,63% das vendas globais que foram muito impulsionadas pela Alemanha e os Estados Unidos da América. Ao que tudo indica, o sucesso do terminal nestes dois países ficou a dever-se a promoções e incentivos dados pelas operadoras de telecomunicações associadas.

De resto, no top 10 dos smartphones 5G mais vendidos globalmente, a Samsung ocupa ainda o quarto e o décimos lugar com os modelos Galaxy A32 5G e A22 5G que registaram respetivamente 2,09% e 1,44% das vendas globais. Nestes dois casos em específico, o preço acessível terá sido o fator chave para o seu sucesso.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt