A Samsung é há alguns anos a maior fabricante Android do mundo. Certamente por isso a Google olha para a marca de forma séria para conseguir levar os seus produtos a mais clientes.
Contudo, a relação entre a Samsung e a Google nem sempre foi boa. A Google chegou mesmo a ameaçar a Samsung por dar aos seus utilizadores um User Interface demasiado pesado e que estragava a utilização dos smartphones Android. Isto no tempo da TouchWiz.
Google quer a sua assistente nos smartphones da Samsung
A Samsung mudou o seu interface nos últimos anos e agora (finalmente) podemos dizer que está bem mais otimizado. Ainda assim, a Google acredita que há alguns aspetos a melhorar. Um deles, trazer a Assistente Google aos smartphones de forma nativa.
Mas não será fácil convencer a Samsung a ceder. Afinal de contas, a marca já há alguns anos que trabalha na implementação e melhoria da sua assistente, Bixby.
Aliás, a Samsung chegou mesmo ao ponto de criar um botão específico para a sua assistente em alguns dos seus smartphones topo de gama. Ainda que criticada por tal. Isto porque a Bixby está longe de ser das melhores.
Google terá de abrir os cordões à bolsa
A Google tem um negócio de milhões com a Apple simplesmente para tornar o motor de busca Google como pré-definido no Safari e não me parece que a Samsung venha a querer menos. Aliás, aquilo que a Google está a pedir à Samsung é bem mais do que já pediu à Apple. Abdicar dos seus serviços para oferecer outros.
Samsung tenta não depender da Google
Aquilo que aconteceu à Huawei foi um alerta para todos os fabricantes Android. A Huawei não pode utilizar serviços Google e os seus smartphones estão a cair nas vendas na Europa e resto do mundo onde os serviços Google são uma prioridade.
Assim sendo, temos visto uma Samsung a querer depender de si só. Por exemplo, não temos o Google Discovery no canto. Em vez disso temos o resumo da Bixby.
Também vemos a Samsung a criar promoções na sua Galaxy App Store em vez de na Google Play Store. Temos o exemplo de quando a Samsung ofereceu skins para o Fortnite. A aplicação tinha de ser instalada através da loja de Apps da Samsung.
Em suma, não sabemos a que conclusão chegará este negócio. Gostava de ver um smartphone Samsung mais "googlizado", porém, consigo perceber perfeitamente a ideologia da Samsung.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Câmara (GCam) traz 4 novidades que vais simplesmente adorar!
- ALERTA: remove já estas 19 Apps que estavam na Google Play Store e tem adware
- Xiaomi Mi 10 Pro Plus irá destruir a concorrência na velocidade de carregamento!