Samsung divulga lista de smartphones Galaxy a receber a app Expert RAW

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Expert RAW, a aplicação da Samsung criada para os utilizadores mais exigentes dos seus smartphones Samsung Galaxy. É um dos trunfos da nova geração Galaxy S22 e uma das aplicações que, muito em breve, chegará a vários modelos desta marca.

Trata-se de uma app grátis, mas disponível apenas para modelos selecionados que permite editar como que profissionalmente as imagens captadas pelos melhores smartphones da marca.

Em seguida damos a conhecer a lista de modelos selecionados para receber a app Expert RAW

Edita fotos "profissionalmente" com a aplicação Expert RAW

Samsung Galaxy S22

Fevereiro de 2022:

  • Galaxy S22
  • Galaxy S22+
  • Galaxy S22 Ultra

Início de março de 2022:

  • Galaxy S21 Ultra

Abril:

  • Galaxy Z Fold3

Durante o 1.º semestre de 2022:

  • Galaxy S20 Ultra
  • Galaxy Note 20 Ultra
  • Galaxy Z Fold2

A lista de smartphones eleitos não inclui modelos como os Samsung Galaxy S20, Galaxy Note 2, nem mesmo o Galaxy S21 e Galaxy S21+ (Plus). De acordo com a marca isto deve-se à falta de objetiva com ampliação ótica de 2x (zoom ótico) nestes modelos.

Para os modelos selecionados a aplicação Expert RAW chega a partir do dia 25 de fevereiro com a próxima atualização de software.

Edição e controlo avançado além de integração com o Adobe Lightroom

Samsung Galaxy S22

A aplicação foi primeiramente introduzida em 2021 com o Samsung Galaxy S21 Ultra com a particularidade de fazer parecer simples ou limitada a aplicação de câmara predefinida e respetivo modo "Pro". A Expert RAW faz isso mesmo, amplia o leque de controlos e possibilidade da câmara fotográfica para quem quer controlar todos os aspetos relevantes.

A aplicação Expert RAW da Samsung é uma das ferramentas mais poderosas para a experiência de fotografia e edição em dispositivos móveis. Inclui várias opções de fotografia computacional e pode melhorar consideravelmente os resultados.

A pro studio in your pocket. Shoot in RAW and fine-tune it with Expert RAW on the new #GalaxyS22 Ultra 5G. #MyNewRulesPre-order to get epic offers worth up to 4.8Mio, get it here https://t.co/4z2yrMS4l8 pic.twitter.com/TMTjom4eVl

— Samsung Indonesia (@samsungID) 22 de fevereiro de 2022

Em particular podemos gravar as imagens em formato .JPG ou .DNG para posterior edição avançada. Aliás, temos aqui a integração com o Adobe Lightroom, software de edição de imagem profissional.

Por outro lado, a Expert RAW é bastante exigente para o CPU (processador) e NPU, além da própria gráfica (GPU), o que também ajuda a explicar a sua disponibilidade limitada. Os telefones precisam de ter, pelo menos, o Snapdragon 865 ou Exynos 990, bem como 8 GB de memória RAM, objetiva telefoto com ampliação ótica de 2x (mínima).

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.