Samsung colocará a S-Pen no interior dos smartphones dobráveis em 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A surtir efeito já em 2023, provavelmente no Samsung Galaxy Z Fold5, a tecnológica sul-coreana líder de mercado deve colocar a sua stylus, a S-Pen, no interior da estrutura deste smartphone dobrável.

Assim, à semelhança do atual Galaxy S22 Ultra, e muito provavelmente do próximo Galaxy S23 Ultra, não precisaremos de uma capa para guardar este peculiar acessório.

O evento de apresentação dos próximos smartphones dobráveis não tem, de momento, data marca. Porém, se a fabricante mantiver o habitual calendário de apresentações, o evento terá lugar em agosto próximo e brindar-nos-á com pelo menos dois modelos de smartphone dobrável.

A saber, os Samsung Galaxy Z Flip5 e Samsung Galaxy Z Fold5.

S-Pen com lugar no interior dos smartphones dobráveis da Samsung

Samsung Galaxy Z Fold4

Tendo os smartphones dobráveis da Samsung substituído a sua linha Galaxy Note, vemos agora os primeiros rumores sobre a próxima geração a dar conta de uma significativa alteração. Ao que tudo indica, teremos um novo local, mais prático, para guardar a S-Pen quando não a usamos.

Este desejo do conglomerado empresarial sul-coreano não é novo. Aliás, já na atual geração, com o Z Flip4, a empresa queria colocar a S-Pen num local de fácil acesso para transporte e armazenamento. Porém, outras prioridades colocariam a S-Pen no fundo da tabela.

Samsung Galaxy Z Flip4

A saber, a Samsung quis colocar uma câmara fotográfica topo de gama neste dobrável, bem como a sua essência de smartphone dobrável. Posto isto, a colocação da S-Pen no interior da estrutura do smartphone não foi conseguida na geração de 2022.

Limitações de peso e espessura obrigaram no Galaxy Z Flip4

Samsung Galaxy Z Fold4

Em 2022 a S-Pen já deveria residir no interior do Samsung Galaxy Z Flip4. Porém, as limitações de peso e espessura ditaram que a caneta continuaria sem-abrigo no interior do dobrável. Há, porém, lugar para esta stylus no interior de uma das capas de proteção específicas para este smartphone.

Porém, a capa de proteção com lugar para a S-Pen é (mais) um acessório que o consumidor tem que adquirir à parte naquele que já é um smartphone extremamente caro. Ou seja, algo que em nada contribui para a relação qualidade / preço do smartphone.

Apple deve juntar-se à corrida dos smartphones dobráveis em 2024

Samsung Galaxy Z Flip4

É por isso que em 2023, de acordo com a publicação TheElec, citando fontes próximas da marca, a S-Pen terá espaço dentro deste telemóvel dobrável topo de gama, o próximo Samsung Galaxy Z Fold5. Naturalmente, o mesmo não se aplicará ao mais compacto e acessível Samsung Galaxy Z Flip5.

Por fim, a empresa sul-coreana conta com a entrada da Apple em 2024 no segmento dos dobráveis. Entretanto, a gigante de Cupertino estará a dar tempo a este tecnologia e soluções de engenharia, para amadurecerem e, desse modo, possam ir ao encontro dos seus critérios de qualidade.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.