Google Play Store: maior atualização de sempre já disponível!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Google Play Store é a loja oficial de conteúdos, como apps, para dispositivos móveis Android, sobretudo para smartphones. Este ponto de paragem obrigatório para novas aplicações tem sido atualizado ao longo dos anos com diversas iterações da Store a melhorar determinados aspetos do seu design e funcionamento.

Porém, temos agora uma reformulação muito considerável de todo o aspeto, todos os elementos de design da loja em questão, mudando assim o seu look. É, com efeito, uma das maiores, senão mesmo a maior atualização geral para a Google Play Store e já a prepara, por exemplo, para os tablets e dobráveis.

Botões mais volumosos chegam à Google Play Store

Google Play Store
Botões finos (à esquerda) são substituídos por botões volumosos (à direita). Crédito: 9to5Google.

Tal como avança a publicação 9to5Google, o novo look desta loja traz-nos botões com novo formato, deixando de ser retangulares para apresentar agora margens arredondadas e um formato geral de comprimido.

Ou seja, uma nova implementação para o design Material You que pauta todos os serviços Google, inclusive os seus smartphones Google Pixel.

Google Play Store

A atualização com alterações significativas para os elementos dinâmicos da UI como, por exemplo, os botões, está atualmente em distribuição pela Google Play Store, um update server side. Desse modo, temos apenas que esperar pela sua chegada a Portugal.

Play Store mais adaptada a grandes ecrã de tablets e smartphones dobráveis

Para além disso, temos também uma maior adaptação ao grande ecrã de dispositivos como tablets e smartphones dobráveis. A empresa norte-americana terá colhido vasto feedback com a versão do sistema operativo Android 12L, a versão para dobráveis como o Samsung Galaxy Z Fold4 e tirado daí as devidas ilações.

O resultado? Uma melhor preparação de toda a loja, com melhor colocação dos elementos dinâmicos para o formato de ecrãs dobráveis, bem como dos tablets.

Mais uma vez, estas alterações estão dependentes da própria Google, pelo que a sua distribuição será feita pela empresa.

Não obstante, os utilizadores podem consultar a sua disponibilidade ao abrir a Play Store, aceder à sua zona de utilizador ao tocar no ícone com a sua imagem de perfil / conta e, em seguida, tocar nas Definições.

Por fim, tocamos em Acerca de e, por fim, sob o menu Versão da Play Store temos a opção / botão Atualizar Play Store.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.