Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Samsung BeSpoke Jet review: aspirador vertical Premium

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 10 min.

O Samsung BeSpoke Jet é um aspirador vertical, sem-fios, com bateria e uma vasta panóplia de pontas, acessórios e extensões. O melhor de tudo? A base de carregamento e limpeza automática do depósito de resíduos, bem como o design do produto em si.

Em Portugal, o BeSpoke Jet chegou ao mercado por 849 €, mas já pode ser encontrado por 679 €, inclusive na loja oficial da Samsung. Ainda assim, é um aspirador bastante caro, premium não só no valor pedido, mas (felizmente) também nas caraterísticas.

Aspirador vertical sem-fios com design premium

Samsung BeSpoke Jet

O Samsung BeSpoke Jet é o modelo topo de gama para a linha de aspiradores verticais da gigante sul-coreana. Por outras palavras, representa o que de melhor a marca tem para oferecer atualmente, colocando-se acima do Jet 90 e do Samsung Jet 70.

Destaca-se sobretudo pela base de limpeza para esvaziar sem esforço o seu depósito de detritos. É também aqui que colocamos o aspirador propriamente dito para carregar, e acabamos por fazê-lo com bastante frequência (o procedimento de carga isto é).

O segredo? A sua base de carregamento e limpeza

Samsung BeSpoke Jet

O funcionamento da base de limpeza e carga é simples. Tem um formato de coluna cilíndrica em cujo interior temos essencialmente um saco de aspirador, bem como o respetivo aspirador.

Depois, basta pousar o aspirador principal nesta base, pressionar um botão e esperar que, em cerca de 3 ciclos / repetições de sucção, a base sugue todo o lixo e poeiras para este depósito cilíndrico.

Base sólida e prática, mas ainda assim elegante

Samsung BeSpoke Jet

Na prática, o Samsung BeSpoke Jet aplica o mesmo princípio que torna os aspiradores robot mais caros tão cómodos. Isto é, a existência de uma base de carga e limpeza que fica encarregue das tarefas mais chatas e que envolvem mais sujidade.

Por outro lado, as capacidades de limpeza do Samsung BeSpoke Jet são realmente excelentes, sobretudo se tivermos em consideração o vasto leque de acessórios incluídos. Há, realmente, uma ponta e escova para todo o tipo de cenários.

Autonomia de 10 minutos no modo Jet

Samsung BeSpoke Jet

Infelizmente, a autonomia da bateria padrão incluída no aspirador esgota-se em 10 minutos - ao usar o Modo Jet - mais potente. É o modo mais tentador, pois a sua potência indubitável é implacável com a sujidade....e com a bateria!

A autonomia melhoria no modo Max, para cerca de 15 minutos, subindo para 30 minutos no modo Médio e, por fim, para até 60 minutos no modo Mínimo.

Samsung BeSpoke Jet

Porém, no quotidiano vamos quase sempre optar pelo modo Max ou modo Jet para despachar o serviço e realmente limpar a fundo, sem necessidade de voltar a passar no mesmo local.

Ou seja, o Samsung BeSpoke Jet padece do mesmo mal de tantos outros aspiradores verticais. A bateria some num piscar de olhos quando queremos, mesmo, aspirar a fundo!

Excelente para chão de madeira e cerâmica lisa

Samsung BeSpoke Jet

O aspirador vertical Samsung BeSpoke Jet limpa com especial facilidade as superfícies planas como chão de madeira ou cerâmica lisa. Para tal, a sua escova principal com rolamento duplo é ótima a "arrancar" sujidade até mesmo de alguns tapetes e alcatifas.

Em carpetes de pelo baixo também consegue limpar muito bem, sobretudo nos modos Max e Jet, apanhando à primeira a maioria da sujidade. A sua escova Pet Mini é ótima para limpar pelo em sofás, sobretudo de tecido.

Samsung BeSpoke Jet
Pormenor da escova Pet Mini incluída com o Samsung BeSpoke Jet.

O melhor desempenho em limpeza foi observado, porém, nas carpetes de pelo longo, ou altas, com o aspirador a agarrar ainda melhor as fibras e sujidade.

Versatilidade garantida pelo Samsung BeSpoke Jet

Samsung BeSpoke Jet

Graças aos vários acessórios incluídos nesta versão base, até mesmo uma escova para pelo de animais de estimação, o aspirador torna-se muito mais versátil.

É realmente bom a aspirar os detalhes do carro, mas apressem-se pois a bateria aí esvazia-se em cerca de 10 minutos para limpar efetivamente a fundo.

Samsung BeSpoke Jet
Corpo principal com o motor do aspirador vertical e punho com bateria instalada.

Temos assim uma boa limpeza em carpetes baixas, muito boa limpeza em carpetes altas e o mesmo desempenho a remover os pelos de animais de estimação.

Pode também ser usado para limpar as escadas com muito bom desempenho graças às suas cabeças articuladas e tubos telescópicos. Há também ponteiras específicas para ranhuras e detalhes, não faltando realmente nada na caixa.

Cabeça principal algo pesada, apta para uso geral

Samsung BeSpoke Jet
Pormenor da escova geral, principal, com rolamento motorizado.

A cabeça de limpeza principal, associada ao tubo metálico, é algo pesada, apesar de ajudar a balançar o aspirador vertical numa posição mais confortável durante a utilização.

Na prática, como este elemento é mais pesado, fica mais prático empurrar o aspirador com menos esforço.

Samsung BeSpoke Jet
Pormenor da escova geral, principal, com rolamento motorizado.

Aconselhamos aqui o utilizador a experimentar as várias escovas incluídas na caixa para descobrir aquela que melhor se adaptar ao seu tipo de uso e, sobretudo à superfície a limpar.

Seja a escova com cabeça motorizada em que o elemento de limpeza roda automaticamente para "arrancar" o lixo do chão, ou as escovas passivas.

Tudo arrumado no "Stand" próprio do Samsung BeSpoke Jet

Aspirador vertical Samsung BeSpoke Jet

Concebido para desempenhar bem a sua missão, e para parecer bem em qualquer lar, o Samsung BeSpoke Jet é elegante até na forma como arrumamos os seus acessórios.

Para tal temos, aliás, um stand dedicado, um acessório em que podemos montar os demais acessórios, com uma patilha, ou encaixe direto para os fixarmos de modo bem seguro nesta base de acessórios.

Aspirador vertical Samsung BeSpoke Jet

Trata-se de uma forma eficaz e relativamente elegante de termos todas as peças que compõem o aspirador vertical sempre à mão, dispostas numa base que podemos facilmente transportar.

Várias cores à escolha para o Samsung BeSpoke Jet

Aspirador vertical Samsung BeSpoke Jet

Mais que um simples eletrodoméstico, o Samsung BeSpoke Jet é um produto que combina com o lar moderno. Para tal, pode ser adquirido em Azul-Escuro, Misty White (com alguns detalhes em dourado), ou em Woody Green (verde-escuro).

Os principais materiais de construção são o plástico, com alguns detalhes metálicos como o tubo de extensão telescópico, entre outras peças e componentes. Sentimos, contudo, vários rangidos na sua estrutura em alguns dos componentes como a base.

Aspirador vertical Samsung BeSpoke Jet

O corpo principal do aspirador, o seu motor e "pistola" é bem construído, apesar de o plástico se fazer sentir sempre que pegamos e usamos este produto.

Bateria demora cerca de 3,5 horas a carregar até 100%

Aspirador vertical Samsung BeSpoke Jet

Sem dúvida o aspeto mais frustrante deste (e da maioria) aspirador vertical é a sua bateria. Em 10 minutos está totalmente descarregada se usarmos o modo Jet, ou cerca de 15 minutos no modo Max, mas demora cerca de 3 horas a carregar.

Aspirador vertical Samsung BeSpoke Jet
Pormenor da luz indicadora do estado da bateria.

Naturalmente, se tivermos uma grande área a limpar, o aspirador vertical não é o produto recomendado. A menos que usem o modo Mínimo de potência e aí autonomia estende-se até aos 60 minutos, sacrificando, porém, a potência de sucção.

Aspirador vertical Samsung BeSpoke Jet
A bateria é amovível, existindo um modelo de maior capacidade.

Conforme avança a própria Samsung na página do produto, esta bateria manterá 70% da capacidade após 5 anos, sendo possível adquirir outras baterias à parte. Para uso longo, a compra de uma segunda bateria é realmente aconselhável.

Aspirador vertical Samsung BeSpoke Jet

Em suma, temos aqui um aspirador vertical muito bem equipado, fácil de usar e realmente potente. Porém, a sua bateria dá-nos um período efetivo de limpeza de até 15 minutos se quisermos potência séria, com a bateria a aquecer consideravelmente.

Ecrã LCD para controlo fácil do Samsung BeSpoke Jet

Samsung BeSpoke Jet

O comando ou "pistola" do corpo principal apresenta um mostrador digital LCD que mos mostra o nível de sucção e autonomia. Está disponível em 28 idiomas incluindo o português e é realmente útil na apresentação das informações como as mensagens de erro.

Trata-se de um elemento que acrescenta um toque high tech se nada mais, sendo ainda assim útil na operação normal do aspirador vertical. É uma forma fácil de sabermos as informações principais do mesmo.

Tubos, escovas e escovinhas para todos os usos

Samsung BeSpoke Jet

O Samsung BeSpoke Jet inclui várias escovas como a Jet Dual com rolo suave, ideal para apanhar pó e pelos dos animais de estimação. Deve ser dito que estas cabeças são realmente bem concebidas e úteis para diferentes tipos de uso.

Temos também a Escova Pet, incluída como opcional, a Escova combinada com cerdas mais delicadas, além do Cotovelo para dar a inclinação pretendida ao tubo.

Samsung BeSpoke Jet
Escova combinada e Bocal para cantos.

Podemos ainda apontar o Bocal para cantos, a ponta fina ideal para limpar ranhuras no carro. Em suma, no conjunto base deste aspirador vertical temos os seguintes elementos:

  • Aspirador Samsung BeSpoke Jet
  • Escova Jet Dual
  • Escova Mini Pet
  • Escova Combinada
  • Bocal para Cantos
  • Cotovelo
  • Sacos de pó (1 instalado e 2 extras)
  • 1 bateria (2 500 mAh)
  • Suporte para acessórios
  • Estação de Carga e Limpeza
  • Tudo telescópico

Configurável conforme as necessidades de limpeza

Samsung BeSpoke Jet

Podemos optar por uma miríade de configurações distintas, com mais ou menos extensão de tubo e pontas, ou cabeças. Os acessórios são realmente a mais-valia deste produto e ajudam-nos a manter a casa e carro limpos.

O resultado é uma solução realmente versátil de limpeza que, não fosse a autonomia pífia no modo Jet e Max (10 e 15 minutos, respetivamente), seria perfeito para limpar a casa sem vergar as costas.

O fator "wow", a base de Limpeza do Samsung BeSpoke Jet

Samsung BeSpoke Jet

Perfeita para quem não se quer sujar ao limpar os detritos do depósito principal do aspirador, temos uma base que trata disso mesmo por nós. Basta pousar lá o aspirador, carregar num botão e aguardar pelo ciclo de sucção automática.

O lixo é armazenado num saco similar aos dos aspiradores tradicionais e guardará várias semanas, ou meses, de lixo sem nos termos que preocupar com tal.

Samsung BeSpoke Jet

Note-se que todo o produto é modular, incluindo esta base de limpeza e carregamento. Tudo abre (e fecha) de modo intuitivo, com a tampa exterior a encaixar e agarrar magneticamente para cobrir o plástico cinzento do interior e preservar assim a sua estética.

Podemos, e devemos aliás, abrir este cilindro da base e limpar os seus componentes. Mais uma vez, tudo pode ser desmontado e voltado a montar de modo relativamente simples.

Samsung BeSpoke Jet

O aspirador vertical traz alguns sacos incluídos, além de um já instalado na sua base vertical, com patilha de segurança que fecha o bocal do saco logo que este é removido da base, na sua localização específica para minimizar o contacto com a sujidade.

Pode ainda ser dito que todo o aspirador conta com várias etapas de filtração, tanto no seu corpo e motor principal, como também nesta base de limpeza automática.

Samsung BeSpoke Jet

Trata-se de uma solução relativamente simples de usar e instalar, aumentando o valor acrescentado do produto. É aqui que o Samsung BeSpoke Jet se diferencia da concorrência, com esta sua base de esvaziamento automático e carregamento.

Conclusão: aspirador potente e versátil, mas bastante caro

Samsung BeSpoke Jet

O Samsung BeSpoke Jet tem uma potência máxima de sucção de até 210 W. O seu motor, ciclónico, apresenta uma potência de até 580 W, com autonomia até 60 minutos no modo Mínimo e de 10 minutos no modo Jet, ou 15 minutos no modo Max.

A construção é boa, não propriamente excelente com alguns plásticos que podiam ser mais inspiradores de confiança. O design, contudo, é realmente elegante para um aspirador vertical, com a base de carregamento e limpeza a ser um forte bónus.

Samsung BeSpoke Jet

O seu preço está agora mais acessível nos 679 €, mas continua a ser alto para este tipo de produtos de limpeza para o lar. É extremamente poderoso e potente na sucção, pese embora a sua autonomia se derreta à frente dos nossos olhos.

Em suma, se queres tirar pleno proveito da sua potência máxima tens que ser o speedy gonzales das limpezas, pois com 10 minutos se conseguires limpar o carro já é uma sorte.

Dito isto, se procuras um aspirador vertical de excelência, esta é uma sólida compra, mas optaria sempre por comprar também uma bateria adicional pelas razões supracitadas.

Samsung BeSpoke Jet

A 4gnews atribuiu 4 estrelas em 5 possíveis ao aspirador vertical Samsung BeSpoke Jet.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.