Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

iRobot Braava Jet M6 review: diz adeus à esfregona com este robô

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 4 min.

Os robôs aspiradores entraram há muito nas nossas casas, com o propósito de facilitar a nossa vida nessa (para muitos) árdua tarefa. Mas, e se pudermos complementar isso com um robô esfregona?

É esse o propósito de produtos como o Braava Jet M6, da iRobot. Tive oportunidade de testar este produto ao longo das últimas semanas, e neste artigo, conto-te não só as suas potencialidades como também a minha opinião sobre o mesmo.

iRobot Braava Jet M6

Para que serve o Braava Jet M6

A própria nomenclatura de “robô esfrogona” é autoexplicativa. No fundo, pode funcionar como um complemento teu aspirador inteligente. Faz uma limpeza molhada do chão completo, como se tu próprio andasses de esfregona na mão.

Permite limpar a sujidade mais pegajosa ou entranhada, em qualquer divisão da tua casa. Seja algo entornado, ou as pegadas do teu animal de estimação, este não se faz de rogado.

iRobot Braava Jet M6

Proporciona uma limpeza húmida à tua casa, com a toda a tecnologia iRobot que já conhecemos. Isto significa que pode dedicar-se a áreas específicas da tua casa, recorrendo ao mapeamento, e ser comandado a através da app iRobot Home ou por voz com a Google Assistant ou Amazon Alexa.

O referido mapeamento inteligente permite que possas criar zonas mais carentes de limpeza, e outros passíveis de ser evitadas pelo robô. O mesmo se aplica a zonas interditas.

iRobot Braava Jet M6

O Braava Jet M6 à lupa

Para cada uso, seu pano. Na caixa do Braava Jet M6 encontras diferentes panos, e quando o colocas no robô este sabe que modo utilizar consoante o tipo de pano. O que significa que saber se é para limpar a seco ou a molhado.

Proporciona uma lavagem do chão que se adapta perfeitamente à tua vida. Isto porque permite andar em torno dos objetos, e chegar abaixo de móveis. E limpa vários pavimentos, como madeira, mosaico e pedra.

iRobot Braava Jet M6

A melhor parte é que temos de nos preocupar com a autonomia deste Braava Jet M6. Basicamente, se este sentir falta de bateria, regressa sozinho à base para recarregar e retoma o serviço assim que tiver bateria suficiente.

Um pormenor a ter em conta é que este Jet M6 conta com a tecnologia de Ligação Imprint. Na prática, este liga-se a aspiradores Roomba compatíveis, para poderem aspirar e lavar numa sequência perfeita.

iRobot Braava Jet M6

A ‘magia do iRobot OS

Podes contar com a navegação inovadora vSLAM. Sucintamente, esta mapeia a tua casa para que o robô navegue de forma mais eficiente e assim limpe o chão da melhor forma.

Outra parte muito interessante é que o Braava Jet M6 se adapta aos teus hábitos. Dessa forma, pode sugerir agendamentos personalizados, e limpar em épocas de pólen mais elevados, ou quando os teus animais de estimação se encontrarem na mudança de pê-lo.

O melhor é que nem tens de pensar na limpeza da tua casa. Podes configurar o robô para limpar quando saíres de casa, para que quando regresses esteja tudo limpo.

iRobot Braava Jet M6

O que vem incluído na caixa do Braava Jet M6

  • iRobot Braava jet m6 robot mop
  • Estação de carregamento
  • Cabo de alimentação

Kit inicial de limpeza com:

  • Amostra de solução de limpeza para pavimentos rígidos Braava jet
  • 2 Panos de limpeza húmidos
  • 1 Pano de limpeza seca
  • 1 Pano de limpeza húmido reutilizável
  • 1 Pano de limpeza seca reutilizável

iRobot Braava Jet M6

A minha opinião sobre o Braava Jet M6

Esta foi a minha primeira experiência com um robô esfregona, após já ter testado alguns robôs aspiradores. E a ideia é de que se trata de um produto de nicho, mas que pode ser um bom complemento para quem já tem um aspirador robô e quer algo para limpar a seco ou a molhado.

É um produto mais silencioso do que esperava, não incomodando praticamente nada comparado a aspiradores. Basicamente consegue varrer-nos a casa, se colocarmos o pano designado parra tal, ou esfregá-la com o pano adequado.

iRobot Braava Jet M6

Pareceu-me esfregar de forma bastante competente, bastando para tal apenas colocar água no depósito e um pouco do detergente incluído. De realçar que a iRobot aconselha a usares apenas o líquido de limpeza da marca.

Deves ter em conta que uma limpeza bem-feita vai demorar mais que uma simples aspiração, sendo que este utiliza pequenos jatos de água e movimentos bastante síncronos e contínuos.

iRobot Braava Jet M6

Está longe de ser um produto barato, já que tem um preço base de 699 € em Portugal. Mas podes encontrá-lo regularmente a 399 € na Amazon de Espanha.

Conclusão

É o produto ideal para quem não tem tempo ou paciência para limpar a casa a seco ou a molhado, e procura um complemento inteligente à aspiração. Faz um mapeamento inteligente da tua casa, evitando quaisquer acidentes e podendo limpar apenas áreas específicas.

É um produto relativamente silencioso, e pode ser facilmente controlado através da app iRobot Home para iOS ou Android, mas também por voz se tiveres Google Assistant ou Amazon Alexa em casa. Se procuras uma esfregona inteligente para casa, talvez seja o produto indicado para ti.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.