Samsung: atualização para Android 13 e nova interface chegam em outubro

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Este mês, a Google disponibilizou o sistema operativo Android 13, dando sinal de partida para os fabricantes de smartphone começarem as atualizações.

A Samsung não recuou perante o desafio e em outubro tanto o sistema operativo como a nova interface One UI 5.0 vão chegar aos terminais da gigante sul-coreana.

One UI 5.0 da Samsung será disponibilizada a 17 ou 19 de outubro

OneUI 5.0 officially opens on October 17 or 19. Galaxy S22 series.Android 13(T OS) too.#OneUI5 pic.twitter.com/cnmKcMquv4

— SuperRoader (@RoderSuper) 26 de agosto de 2022

Neste mês de agosto, a Google anunciou o Android 13 e agora é tempo de os fabricantes de smartphones disponibilizarem as suas próprias interfaces, baseadas no novo sistema operativo. A OnePlus vai à frente da corrida, tendo já lançado uma versão beta da OxygenOS para o modelo OnePlus 10 Pro.

Mas a Samsung não quer ficar para trás, ao contrário de outros tempos, e está já a preparar o lançamento da sua nova interface One UI 5.0 que, neste momento, tem já uma versão beta em fase de testes.

De acordo com uma publicação na rede social Twitter do utilizador RoderSuper, a nova interface UI e, consequentemente o Android 13, têm lançamento previsto para outubro, entre os dias 17 e 19. A mesma fonte avança que os primeiros a receber a grande atualização vão ser os modelos da série Galaxy S22, onde se incluem o S22, S22+ e S22 Ultra.

Apesar de a fonte não ser uma das habituais, os tempos batem certo. Se a Samsung começou agora a testar a versão beta da sua nova interface, até outubro terá tempo para corrigir eventuais bugs, imprevistos e até vulnerabilidades.

São poucas as informações disponíveis sobre a interface One UI 5.0, mas espera-se que esta traga consigo muitos recursos de segurança, personalização e acessibilidade. Segundo alguns rumores, a nova interface permite que os utilizadores selecionem um de 16 temas de cores predefinidos e que empilhem widgets para ganhar espaço no ecrã inicial.

O que o Android 13 traz de novo

O Android 13 foi disponibilizado a meados de agosto e exibe um design semelhante à versão anterior, baseado no Material You que agora conta com novos recursos para o gerador de temas. Por exemplo, a partir de agora o Theme Engine fornece suporte para ícones de aplicações de terceiros.

Com o novo sistema operativo, o utilizador pode também definir um idioma diferente para cada aplicação, sem alterar o idioma selecionado para o smartphone. Por outras palavras, se o smartphone estiver configurado para a língua portuguesa, as aplicações podem ter outro idioma.

O novo modo Bedtime pode ser ativado para que o smartphone forneça menos distrações e também menos impacto visual, assim como o reprodutor de música, também altera o seu “look”, consoante a música ou podcast que o utilizador estiver a ouvir.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt