Samsung assume controlo desta 'spec' crucial para os Galaxy S23

Rui Bacelar
Comentar

O evento de apresentação Galaxy Unpacked 2023 está marcado para o dia 1 de fevereiro. Aí ficaremos a conhecer a gama de smartphones Samsung Galaxy S23 com três modelos, tal como na atual geração, do modelo base até ao modelo S23 Ultra.

As caraterísticas técnicas dos equipamentos já são conhecidas e, entre as novidades, temos a utilização de processadores Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm também na versão Global. Até então, os chips Qualcomm eram aplicados apenas nas variantes destinadas aos mercados norte-americanos e chinês, com os demais a usar um chipset Exynos da própria Samsung.

Samsung fabricará os Snapdragon 8 Gen 2 a usar nos seus Galaxy S23

smartphones Samsung Galaxy S23
Imagem real atribuída aos smartphones Samsung Galaxy S23.

Porém, tal como indicavam rumores e fugas de informação prévias, a Samsung quererá reter algum controlo sobre o processador usado nos seus melhores smartphones Android.

Para tal, será a própria Samsung a fabricar estes semicondutores nas suas fábricas espalhadas pela Ásia. Tal como já fora sugerido, a Samsung irá efetivamente fabricar os chips Qualcomm que utilizará.

Fá-lo-á para personalizar alguns aspetos do Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm. Ainda que estes rumores e especulação deva ser lida com alguma moderação, é muito provável que o venha efetivamente a fazer.

Note-se, aliás, que a par da TSMC, a Samsung é uma das poucas fabricantes mundiais de processadores e semicondutores com capacidade para tal.

Samsung substitui-se à TSMC na produção dos Snadpragon 8 Gen 2

smartphones Samsung Galaxy S23

As novas informações foram avançadas pela publicação 9to5Google, dando conta da intenção da Samsung em fabricar este componente. Ao que tudo indica, fá-lo-á para poder personalizar alguns dos aspetos deste processador para dispositivos móveis.

Mais concretamente, podemos ter assim uma versão overclocked do Snapdragon 8 Gen 2. Ao que tudo indica, o seu núcleo mais poderoso - X3 - terá assim uma frequência máxima de 3,36 GHz, ao invés do valor base de 3,2 GHz.

Resta saber, porém, o verdadeiro impacto que tal terá no desempenho dos smartphones Samsung Galaxy S23 e qual o potencial impacto na autonomia de bateria.

Por fim, aguardamos agora pela sua apresentação oficial a 1 de fevereiro para podermos finalmente aclarar todas as questões.

S23 Promo Thread pic.twitter.com/0WMwqqnhKJ

— SnoopyTech (@_snoopytech_) 17 de janeiro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com a atualidade tecnológica na 4gnews. Email: ruibacelar@4gnews.pt