Samsung acusada de mentir nas suas fotografias da lua

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Sempre que a Samsung lança um novo smartphone, o "Space Zoom" é uma das funcionalidades que maior ênfase recebe. Em especial, a capacidade dos equipamentos da marca de captarem fotos incrivelmente detalhadas da lua.

Infelizmente para a Samsung, tudo indica que as suas demonstrações são encenadas. A acusação é feita pelo utilizador u/ibreakphotos, no Reddit, que resolveu desenvolver uma pequena experiência para aferir de que modo os smartphones da Samsung lidam com fotografias da lua.

Samsung usa e abusa da fotografia computacional ao fotografar a lua

A experiência, que podes ler em detalhe aqui, consistiu em tirar da internet uma fotografia da lua com excelente qualidade. Posteriormente, a mesma foi reduzida para 170 x 170 pixels, removidos vários detalhes da superfície da lua e colocada a imagem final no ecrã de um computador.

O passo seguinte é utilizar um smartphone Samsung Galaxy para captar essa imagem de baixa resolução a uma certa distância. Para surpresa de todos os envolvidos nesta prova, o resultado obtido pelo smartphone possui detalhes que nem a imagem original possuía.

Samsung lua

A imagem acima mostra-nos, à esquerda, a imagem original e, à direita, o resultado. E facilmente percebemos que o último conta com pormenores que não fazem parte daquilo que deveria ser retratado.

O que se retira deste pequeno teste é o quanto a Samsung depende da fotografia computacional para as imagens incríveis que usa nos seus materiais de marketing. Bem sabemos que os algoritmos de processamento de imagem são cada vez mais importantes, mas isto levanta a questão do que é efetivamente real ou não.

Obviamente que este pequeno teste instaurou uma nova discussão em torno do processamento de imagem aplicado pela Samsung. Afinal de contas, observamos texturas que não fazem parte do material original, ou seja, o resultado é manipulado.

Samsung já fora acusada de manipular as suas fotografias da lua

Em 2021, a publicação Input Mag publicou um estudo acerca de fotografias falsas da lua tiradas com o Samsung Galaxy S21 Ultra. Ou seja, já há dois anos houve quem acusasse a sul-coreana de manipular estas imagens.

Há data, a empresa esclareceu que "nenhuma sobreposição de imagem ou efeitos de textura são aplicados ao tirar uma foto". Em contrapartida, ela socorre-se de Inteligência Artificial para "oferecer uma função de aprimoramento de detalhes, reduzindo desfoques e ruídos".

Mais tarde, numa publicação no seu blog, a Samsung adiciona que utiliza uma "função do motor de melhoria de detalhes" para "remover eficazmente o ruído e maximizar os detalhes da lua para completar uma imagem brilhante e clara da lua".

Em suma, é seguro afirmar que as fotografias da lua resultantes dos Samsung Galaxy não são tão verdadeiras quanto a empresa quer fazer transparecer. Trata-se, portanto, de mais um caso onde a tecnologia é colocada ao serviço das ambições de uma empresa para se destacar num determinado ramo.

A Samsung Portugal emitiu um comunicado oficial sobre este tema, esclarecendo a tecnologia usada pela empresa. A saber:

"A Samsung está empenhada em proporcionar as melhores experiências fotográficas em qualquer condição. Quando um utilizador tira uma fotografia da Lua, a tecnologia de otimização de cena baseada em IA reconhece a Lua como o objeto principal e tira várias fotografias para composição de múltiplos fotogramas, após o que a IA realça os detalhes da qualidade e cores da imagem. A IA não aplica qualquer sobreposição de imagem à fotografia.

Os utilizadores podem desativar o otimizador de cena baseado em IA, o que desativará as melhorias automáticas de detalhe da foto tirada pelo utilizador."

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.