Pesquisas Google sobre Inteligência Artificial disparam em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Os resultados já chegaram. Em Portugal, a pesquisa Google é usada cada vez mais para descobrir as maravilhas e valências da Inteligência Artificial (IA), indubitavelmente em voga graças ao fenómeno ChatGPT que trouxe esta realidade para o nosso quotidiano.

Em Portugal, as pessoas recorreram também ao Google para obter conselhos sobre como proteger a privacidade e a segurança online. Servem-se igualmente do motor de busca para aprender novas competências digitais e evoluir na carreira profissional, e como serem mais sustentáveis.

Pesquisa Google regista aumento no interesse pela IA em Portugal

Google

A propósito, a Google divulgou hoje novas tendências de pesquisa que mostram que as pessoas em Portugal estão cada vez mais interessadas no tema da inteligência artificial.

O interesse em pesquisas como “inteligência artificial” atingiu o recorde em 2022 em Portugal e no resto do mundo. Tendência que continuou no topo em fevereiro, após quatro meses consecutivos de crescimento.

Mais concretamente, nos primeiros dois meses do ano, o interesse em Portugal pelo tema triplicou (+220%). Isto em comparação ao mesmo período de 2022, no país.

Estas foram algumas das pesquisas Google mais populares

Já no último ano, entre as perguntas mais populares sobre inteligência artificial em Portugal, destacam-se (data: março de 2022 a fevereiro de 2023, em comparação aos 12 meses anteriores):

  • O que define inteligência artificial (Breakout)
  • O que significa câmara com inteligência artificial (Breakout)
  • O que faz uma inteligência artificial (102%)
  • O que é machine learning (40%)

A propósito, como refere a própria tecnológica norte-americana, a inteligência artificial é uma das tecnologias mais complexas que a Google trabalha atualmente.

A inteligência artificial pode transformar de maneira significativa e positiva a sociedade, seja ao ajudar os médicos na deteção de doenças precocemente, ou abordar temas importantes como as naturais alterações climáticas.

Dito isto, a IA é uma ferramenta que contribui para ampliar o potencial das pessoas e também das empresas. Desse modo, ainda recentemente, a Google tornou público o seu foco numa IA responsável. Uma abordagem que prioriza a segurança em todos os processos de criação e testes, assim como o bem social.

Ou seja, as tendências mostram também que os portugueses estão cada vez mais interessados em proteger a sua cibersegurança e privacidade online.

Segurança online é outra das grandes preocupações segundo o Google

Google

Em 2022, as pesquisas por “segurança informática” foram o principal termo relacionado com segurança pesquisado em todo o mundo e em Portugal também.

Por outro lado, o termo “cibercrime” foi amplamente pesquisado e apresentou níveis recorde a uma escala global. As pesquisas por segurança na Internet mais do que duplicaram em Portugal (+130%), enquanto o interesse de pesquisa por ciberataques aumentou 400% - ambos recordes máximos.

As perguntas mais pesquisadas sobre cibersegurança incluíram “como prevenir o phishing” (+310%). Isto bem “como prevenir um ciberataque” (+140%) e “como prevenir o cibercrime” (+60%).

Por isso mesmo, a Google está a utilizar a IA para enfrentar os desafios de segurança - inclusive no Gmail. A plataforma de email já bloqueia automaticamente mais de 99,9% de malware, phishing e spam e protege mais de 1,5 mil milhões de caixas de entrada utilizando a IA.

Procura por palavras-passe mais seguras é apontada pela pesquisa Google

Por fim, com cada vez mais pessoas a utilizarem a Internet para gerir todos os aspetos da sua vida quotidiana, os portugueses também estão interessados em aumentar a sua privacidade online.

As pesquisas por “gerador de palavra passe aleatória” (+100%), “força da palavra passe” (+80%) e “palavra passe única” (+30%) atingiram valores recorde em Portugal em 2022. Isto assim como o tópico de pesquisa privacidade.

Aliás, as pesquisas por “gestor de palavras passe” – ferramenta da Google que facilita o uso de uma palavra passe forte e exclusiva para todas as suas contas online. Ora, também estas atingiram um novo recorde (+80%).

Today we share PaLM-E, a generalist, embodied language model for robotics. The largest instantiation, 562 billion parameters, is also a state-of-the-art visual-language model, has PaLM’s language skills, and can be successfully applied across robot types →https://t.co/iyaPdN4SfV pic.twitter.com/foXnzgZnWd

— Google AI (@GoogleAI) 10 de março de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.