Sailfish estará disponível para instalar em qualquer Android

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Quer experimentar o Sailfish OS mas não quer gastar 399€ no novo Jolla e ter que esperar até que o mesmo chegue ao mercado nacional? Pois então temos boas noticias para sí. A empresa vai permitir que consiga instalar o novo sistema operativo em qualquer dispositivo Android, deixando de ser necessário comprar um Jolla para que possa usufruir dele. De relembrar que este sistema corre todas as aplicações Android.

A opção ainda não está disponível, mas já está a ser trabalhada, como foi confirmado pelo CEO da empresa, Tomi Pienimäki.

Numa entrevista a um site finlandês, Pienimäki declarou o seguinte:

"Este é o plano. Estamos no negócio de equipamentos e de sistemas operativos. É bastante fácil de instalar o sistema operativo nos equipamentos Android "

"Não existe esta cultura nestas partes do mundo [Finlândia], mas há muitas pessoas que instalam novos sistemas operativos nos seus aparelhos. Na China este procedimento é muito comum. Cerca de metade dos compradores de smartphones atualizam os seus dispositivos mais antigos ou mais baratos com versões melhores do Android, sem que as marcas disponibilizem atualizações oficiais. "

"Para nós é uma possibilidade para distribuir o nosso sistema operativo, especialmente na China (apesar de no resto do mundo já começar a ser um procedimento comum). Existem sites que já distribuem Sistemas Operativos e quem procura estes sites são pessoas que já dominam a instalação dos sistemas, assim não temos de ensiná-los. Nós apenas temos que adaptá-lo e começar a colocar o Sailfish nesses sites para ter certeza de que Sailfish será executado em diferentes equipamentos Android."

O CEO Jolla também confirmou que a empresa não tem intenção de tentar trazer dinheiro com a venda do sistema operativo em si. Em vez disso, a equipa formada por ex-funcionários da Nokia vai contar com aplicações, serviços e publicidade para rentabilizar os seus esforços. Isto significa que maior alcance é a chave para Jolla e dar às pessoas a opção de mudar de Android sem gastar um cêntimo, certamente parece ser a coisa certa a fazer.

Na minha opinião é uma óptima notícia. O pouco que consegui ver do sistema é fantástico e irei aguardar com muito entusiasmo para que o possa instalar no meu Android.

Estará com intenções de testar o sistema no seu equipamento? Acha que este é um bom procedimento para a marca se lançar no mercado? Deixe-nos o seu comentário.

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.