iphone-7-4gnews-2

Ainda está para ser desenhado, projectado, construído e lançado um iPhone que não gere algum tipo de controvérsia quando do seu lançamento. Depois do “anthenagate”, do “bendgate” ou “bananagate” que assolaram as gerações anteriores, eis que os novos iPhone 7 e iPhone 7 Plus começam a “assobiar”. Ora, analisemos agora as causas e possíveis soluções para o “hissgate”.

Este fenómeno foi pela primeira vez detectado pelo podcaster Stephen Hackett após ter detectado o estranho ruído proveniente do seu iPhone 7 Plus novinho em folha. Em causa estaria um ligeiro assobio, baixo mas perfeitamente perceptível e posteriormente registado em vídeo. Quem diria que tão singelo vídeo pudesse arrecadar milhões de visualizações mas nunca subestimem a mística em torno da Apple e dos seus iPhone’s.

   

O “Assobio”

A Apple ainda não emitiu nenhum parecer oficial sobre o que estaria a provocar este ruído, portanto não podemos afirmar com 100% de certezas que esta, ou aquela, são as causas do sucedido. Contudo, e com base no senso comum, o problema reside no hardware do iPhone 7 (obviamente). Pelos vistos, não é propriamente o processador (Apple A10 Fusion) que está a emitir o ruído mas os demais componentes que o rodeiam e o fazem funcionar.

Vê também: Sabes quanto custa a produção de um Apple iPhone 7?

apple-iphone-7-7
fonte: iFixit

Nesta imagem, cortesia da iFixit, podemos ver a logic board do novo iPhone 7 e iPhone 7 Plus com o processador Apple A10 Fusion identificado a vermelho. Para os mais curiosos, no final do artigo podem ver também o novo smartphone de Cupertino a ser desmontado passo-a-passo, em foto e vídeo. Voltando ao cerne da questão, para além do processador (o motor do smartphone), podemos ver um pequeno quadrado laranja, justaposto ao processador. Este pequeno componente é o modem encarregado da recepção do sinal de rede móvel, ao passo que também podemos ver outros pequenos componentes em seu redor.

Vê também: Sabes quanto custa a produção de um Apple iPhone 7?

 Estes núcleos de processamento, para funcionar, precisam de vários outros elementos, sendo os capacitadores/condensadores o componente mais comum e, muito provavelmente, os principais culpados pelo “assobio” do iPhone 7 e iPhone 7 Plus.

 Os condensadores estão presentes em todo tipo de equipamentos eletrónicos e possuem vários tamanhos, feitios e modelos, apesar de partilharem a função de acumular corrente elétrica (daí o seu nome) e, se a maioria deles é completamente silenciosa, existe um tipo de condensadores que utiliza componentes cerâmicos e este sim, é capaz de ser um pouco ruidoso devido a um fenómeno chamado ressonância elétrica.

Ora, e perguntam-se vocês, como é que um condensador faz barulho? Certamente já ouviram este tipo de ruído em surdina em vários equipamentos, especialmente nas televisões mais antigas. Já no caso dos iPhone 7 e iPhone 7 Plus, o ruído é produzido quando a corrente elétrica atravessa os componentes cerâmicos dos condensadores em questão. Isto claro, de uma forma muito leiga mas acredito que seja este fluxo de energia que faça vibrar tais componentes e, consequentemente, produzir um ligeiro "assobio".

Parte interior da Logic Board repleta de condensadores
Parte interior da Logic Board repleta de condensadores

O que fazer se o meu iPhone 7 e iPhone 7 Plus "assobiarem"?

Oxalá pudesse dizer o contrário mas claro que não vão poder trocar os condensadores da placa mãe dos vossos iPhone 7 e iPhone 7 Plus. A solução não passará por qualquer atualização de software uma vez que aqui o culpado é o hardware, os elementos físicos dentro do teu equipamento e, por isso mesmo, a única solução passará por reclamar junto da loja ou revendedora oficial Apple mais próxima de ti.

Em suma, este "assobio" mais não passa de um pequeno inconveniente, é uma produto natural do funcionamento do teu iPhone 7 e iPhone 7 Plus e não um defeito ou potencial problema. Contudo e como praticamente toda a temática em torno dos smartphones de Cupertino, há sempre uma enorme comoção em torno de qualquer grão de pó que possa ofuscar um pouco do brilho da maçã.

Talvez queiras ver:

Apple certifica patente de um “saco” e claro que as piadas vieram de seguida (vídeo)

Samsung Galaxy On7 (2016) anunciado oficialmente

A BlackBerry poderá fechar a sua divisão de Hardware ainda este mês