Sabes o que está a causar o "assobio" no iPhone 7?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda está para ser desenhado, projectado, construído e lançado um iPhone que não gere algum tipo de controvérsia quando do seu lançamento. Depois do "anthenagate", do "bendgate" ou "bananagate" que assolaram as gerações anteriores, eis que os novos iPhone 7 Plus novinho em folha. Em causa estaria um ligeiro assobio, baixo mas perfeitamente perceptível e posteriormente registado em vídeo. Quem diria que tão singelo vídeo pudesse arrecadar milhões de visualizações mas nunca subestimem a mística em torno da Apple e dos seus iPhone's.

O "Assobio"

A Apple ainda não emitiu nenhum parecer oficial sobre o que estaria a provocar este ruído, portanto não podemos afirmar com 100% de certezas que esta, ou aquela, são as causas do sucedido. Contudo, e com base no senso comum, o problema reside no hardware do Sabes quanto custa a produção de um Apple iPhone 7?

Nesta imagem, cortesia da iFixit, podemos ver a logic board do novo Sabes quanto custa a produção de um Apple iPhone 7?

Estes núcleos de processamento, para funcionar, precisam de vários outros elementos, sendo os capacitadores/condensadores o componente mais comum e, muito provavelmente, os principais culpados pelo "assobio" do iPhone 7 e iPhone 7 Plus.

Os condensadores estão presentes em todo tipo de equipamentos eletrónicos e possuem vários tamanhos, feitios e modelos, apesar de partilharem a função de acumular corrente elétrica (daí o seu nome) e, se a maioria deles é completamente silenciosa, existe um tipo de condensadores que utiliza componentes cerâmicos e este sim, é capaz de ser um pouco ruidoso devido a um fenómeno chamado ressonância elétrica.

Ora, e perguntam-se vocês, como é que um condensador faz barulho? Certamente já ouviram este tipo de ruído em surdina em vários equipamentos, especialmente nas televisões mais antigas. Já no caso dos iPhone 7 e iPhone 7 Plus, o ruído é produzido quando a corrente elétrica atravessa os componentes cerâmicos dos condensadores em questão. Isto claro, de uma forma muito leiga mas acredito que seja este fluxo de energia que faça vibrar tais componentes e, consequentemente, produzir um ligeiro "assobio".

O que fazer se o meu iPhone 7 e iPhone 7 Plus "assobiarem"?

Oxalá pudesse dizer o contrário mas claro que não vão poder trocar os condensadores da placa mãe dos vossos iPhone 7 e iPhone 7 Plus e não um defeito ou potencial problema. Contudo e como praticamente toda a temática em torno dos smartphones de Cupertino, há sempre uma enorme comoção em torno de qualquer grão de pó que possa ofuscar um pouco do brilho da maçã.

Talvez queiras ver:

Apple certifica patente de um “saco” e claro que as piadas vieram de seguida (vídeo)

Samsung Galaxy On7 (2016) anunciado oficialmente

A BlackBerry poderá fechar a sua divisão de Hardware ainda este mês

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.