Ryzen 5: Os novos processadores de gama-média da AMD

Ariano Ângelo
Ariano Ângelo
Tempo de leitura: 2 min.

Seguindo o sucesso que os Ryzen 7 fizeram, foi anunciada a nova linha direcionada para os computadores de gama média. Será a Ryzen 5. A intenção da AMD é competir com linha i5, da Intel, sendo que estes processadores virão com uma relação qualidade/preço bastante boa.

A liderança da Intel no mercado de processadores para PCs e até para MACs, tem sido inquestionável. Isto até ao lançamento por, parte da AMD, dos seus processadores com a arquitectura Ryzen. A promessa é dar o melhor desempenho que possível, por um valor bem abaixo do praticado pela Intel.

Ver ainda: Outlast 2 foi proibido na Australia por violência sexual

Até agora alguns têm recebido estes processadores bem, outros não. Uma coisa é inquestionável - nos benchmarks, estes centros de processamento (CPU's), quando não estão a roçar a concorrente, ultrapassam. Isto tudo com um preço inferior aos produtos oferecidos pela concorrência. Isto tem agradado até a alguns fãs da Intel, até porque a concorrência é sempre boa para o consumidor!

Mesmo assim, os Ryzen 7 ainda podem ser demasiado caros para algumas carteiras. Então, a AMD vai tentar ajudar-te a poupar algum dinheiro com a tua futura build. Futuramente será lançada a linha Ryzen 5 que virá certamente para concorrer com a gama média da Intel.

Dentro desta linha Ryzen 5 foram anunciados 4 processadores. Começando pelo mais barato desta linha, o Ryzen 1400. Este tem 4 núcleos e 8 threads. Os núcleos funcionam a frequências de 3.2 GHZ, sendo que poderá chegar aos 3.4 GHZ. O cache L3 é de 8 MB, o XFR 50 MHZ e o seu TDP (consumo energético) será de 65W. Custará 169 dólares.

Os novos Ryzen 5

O Ryzen 1500x tem o mesmo número de núcleos e threads que o 1400. O que muda neste é a frequência que será 3.5 GHZ, podendo chegar aos 3.7 GHZ. O XFR (isto é uma tecnologia da AMD de overlock automático com base na capacidade do sistema de refrigeração) será de 50 MHZ, com cache L3 de 16 MB e um TDP de 65W. O seu preço será 209 dólares.

Os Ryzen 1600 e 1600x serão parecidos. Ambos têm 6 núcleos e 12 threads, um XFR de 100 MHZ e 16 MB de cache L3. O que difere é a frequência, sendo que o 1600x funcionará 3,6 GHZ, podendo chegar aos 4 GHZ, terá um TDP de 95W e um preço de 249 dólares. O 1600 terá uma frequência de 3.2 GHZ, podendo chegar aos 3.6 GHZ. Consequentemente terá um TDP de 65 W e um preço de 219$.

Não percas: Produção da Playstation 3 será terminada no Japão!

Todos estes processadores virão com possibilidade para overclock e com sistemas de refrigeração incluídos. Vêm sem dúvida concorrer com os i5 da Intel oferecendo especificações muito boas a preços muito agradáveis. Estarão disponíveis no mercado a partir de 11 de abril.

Fica aqui com o vídeo de apresentação da arquitectura Ryzen, da AMD

Outros assuntos relevantes

AMD: Driver foi hoje lançado com otimizações para Andromeda!

Messenger Day é o início do fim que poucos esperavam: olá inconveniência!

LG G4 e V10: Problemas de “bootloop” dão origem a processo judicial