Se andas de olho no mercado de robôs aspiradores, fica a saber que a Roborock voltou a afirmar a sua posição de liderança. Segundo dados da IDC publicados em meados de março, referentes ao último trimestre de 2024 (e compilando o ano todo), a Roborock foi a marca número um em volume de vendas e faturação a nível mundial neste segmento.
Para que tenhas uma ideia mais concreta, a quota de mercado global da Roborock em 2024, em termos de volume de vendas, atingiu os 16%. Já no que toca à faturação total, a marca arrecadou 22,3% do bolo mundial. Estes números representam um crescimento homólogo de 20,7% na quantidade de unidades vendidas pela Roborock face ao ano anterior.
Roborock lidera vários mercados importantes
A posição de liderança da empresa é notória em mercados gigantes como os Estados Unidos e a China. Mas não fica por aí: a Roborock foi também a marca de robôs aspiradores mais vendida, tanto em volume como em valor, em países como Dinamarca, Finlândia, Suécia, Alemanha, Noruega, Coreia do Sul, Suíça e Turquia.
De acordo com a análise da IDC, a estratégia de expansão internacional da Roborock dá prioridade a mercados desenvolvidos onde existe uma grande procura por produtos domésticos inteligentes equipados com tecnologia de topo. A marca aposta forte tanto na distribuição online como na presença em lojas físicas, o que, segundo a IDC, reflete adequadamente os seus esforços em Investigação e Desenvolvimento.
A IDC salienta ainda que o vasto portfólio de produtos da Roborock cobre diferentes segmentos de mercado, desde a gama de entrada até à gama alta. A consultora destaca também o braço robótico OmniGrip, presente nos modelos mais avançados da marca, como um símbolo do desenvolvimento que este setor tem vindo a registar.
Este relatório da IDC surge poucas semanas após a Roborock ter arrecadado vários prémios da imprensa internacional na CES 2025. O motivo foi o lançamento da sua nova série Saros, composta pelos modelos Roborock Saros 10R, Roborock Saros 10 e o topo de gama Roborock Saros Z70.
Este último é descrito como o aspirador robótico mais vanguardista do ano, incorporando o tal OmniGrip – o primeiro braço robótico dobrável com cinco eixos produzido em massa. Este é capaz de se estender para limpar zonas antes obstruídas e até de recolher pequenos objetos como meias, toalhas pequenas, lenços de papel e sandálias com menos de 300g.
Recordamos que já fizemos análise completa ao Roborock Saros 10R, que já podes comprar na Amazon de Espanha.