Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Home Office de Sonho: Autonomous SmartDesk Pro review

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 12 min.

Costuma dizer-se que se começa uma casa pelos alicerces. E neste início de 2023, após quase quatro anos a trabalhar remotamente em casa, decidi iniciar uma renovação geral no meu denominado home office (nomes em inglês ficam sempre mais fixes). E claro, tinha de começar pela secretária.

Após muito ponderar, acabei por optar por uma uma secretária elevatória (standing desk) - a Autonomous SmartDesk Pro. Há muito que procurava este tipo de solução para o meu escritório em casa, para poder variar entre trabalhar sentado e em pé. Será que valeu a pena?

Neste artigo conto-te a minha experiência com a minha nova secretária elevatória. O objetivo é tentar perceber se uma standing desk deste género pode fazer sentido para ti. E obviamente analisar esta SmartDesk Pro após algumas semanas de uso.

Autonomous SmartDesk Pro

Este é o primeiro artigo (Parte 1) de uma série que quero fazer ao longo dos próximos meses, em que estou a criar o meu Home Office de Sonho. E o grande alicerce e centro do mesmo será esta Autonomous SmartDesk Pro.

Principais características da Autonomous SmartDesk Pro

  • Altura regulável entre 66,5 cm e 132 cm
  • Dimensões do tampo: 135 cm x 74 cm
  • 4 configurações de tamanho programáveis
  • Motor elétrico duplo
  • 40dB de ruído em operação
  • Aguenta com até 140kg
  • Estrutura em aço
  • Tampos em madeira natural e acabamento clássico
  • Tampo disponível em branco, preto, nogueira e carvalho branco
  • Estrutura disponível em branco, preto e cinzento
  • Garantia de 7 anos na estrutura e 1 ano no tampo

Porquê escolher a Autonomous SmartDesk Pro

O objetivo era apostar numa secretária elevatória, e após semanas de pesquisa, a SmartDesk Pro pareceu-me a escolha a acertada. Queria uma secretária com uma extensa opção de alturas, e que me desse a possibilidade de configurar as minhas preferidas.

Autonomous SmartDesk Pro

Queria poder escolher a cor do tampo e da estrutura. Neste campo, acabei por optar por uma estrutura em cinzento, por ser uma cor mais neutra e que sempre gostei. Para o tampo, escolhi a versão em carvalho branco, que acaba por ir ao encontro do home office minimalista mas com alguns toques clássicos que pretendo desenvolver.

O tamanho do tampo de 135 cm por 74 cm pareceu-me bastante espaçoso, mesmo que precise de ter alguém ao meu lado a trabalhar (acontece várias vezes). E como o objetivo é ir adicionando mais coisas a este espaço (ainda um pouco vazio, como podes ver) como um monitor e um microfone, queria algo que permitisse trabalhar sem limitações no futuro.

Porquê a SmartDesk Pro e não a SmartDesk Core?

Dentro da Autonomous, podia ter optado entre a SmartDesk Core e a SmartDesk Pro. Embora tenha um peso superior, acabei por optar pela versão Pro por ser menos barulhenta (40dB contra 50dB), e isso a longo prazo é importante.

Autonomous SmartDesk Pro

Mas mais importante que isso foi por ter uma altura regulável mais extensa, entre 66,5 cm e 132 cm. Por referência, a SmartDesk Core tem altura regulável entre 74,6 cmm e 121,7 cm, que pode ser suficiente para muitos e ajudar-te a poupar uns euros. A SmartDesk Pro também acaba por aguentar peso até 140 kg, contra 120kg da SmartDesk Core.

Porquê apostar numa standing desk/secretária elevatória?

Estou há cerca de 4 anos a trabalhar remotamente a partir de casa. Mas com algumas mudanças de espaço e indefinições pelo caminho, acabei por esquecer o conforto de lado algumas vezes. E como diria Variações: “o corpo é que paga”.

Por passar pelo menos 8 horas do meu dia sentado à frente do computador, achei que estava na hora de arranjar uma solução para melhorar a minha postura e tentar mitigar as minhas dores nas costas. Por isso, apostar numa standing desk, pareceu-me a melhor solução.

Autonomous SmartDesk Pro

Poder variar na altura da secretária, abre espaço para poder trabalhar tanto sentado como em pé ao longo do dia. Isso significa que, quando me sentir cansado de estar sentado, posso facilmente trabalhar em pé ao alcance de um botão.

Como já trabalhei maioritariamente de pé no passado, este combo entre trabalhar de pé e sentado pareceu-me atrativo. Daí a apostar na SmartDesk Pro para o meu home office de sonho foi um pulo.

Vale a pena comprar uma secretária elevatória (standing desk)?

Se estás a ler este artigo, provavelmente já te questionaste se vale apenas apostar numa secretária elevatória, ou standing desk. Vai sempre depender do teu fluxo de trabalho. No meu caso, valeu muito a pena.

Autonomous SmartDesk Pro

Por passar muitas horas por dia na mesma posição, acabava por ficar frequentemente com dores nas costas/pescoço. Obviamente que tento sempre fazer exercício, mas suspeitava que uma secretária elevatória também pudesse ajudar a mitigar isso.

Basicamente, agora sempre que me sinto minimamente cansado de estar sentado, opto por trabalhar de pé porque tenho essa possibilidade. Não só sinto que acaba por melhorar a minha produtividade, como acaba por ser uma grande vantagem para a minha postura. E como estou de pé, ainda posso ir fazendo algum exercício básico de pernas/pés.

Se sentes que precisas de ir variando de posição ao longo do dia de trabalho em casa, uma secretária elevatória pode ser o caminho a seguir. No meu caso, tem-me mantido mais motivado para produzir conteúdo como este.

Autonomous SmartDesk Pro

Como é montar a Autonomous SmartDesk Pro

Vamos admiti-lo: a vontade de qualquer pessoa quando compra um produto destes, é que este exija o menor trabalho possível a montar. E se algumas secretárias deste género, mais caras, já chegam a casa praticamente montadas, assim não foi com a SmartDesk Pro.

Esta chegou-me às mãos bem embalada em duas caixas: uma com o tampo e outra com a estrutura. A marca afirma que demora entre 15 a 30 minutos a montar. Mas isso vai obviamente depender da tua experiência a montar coisas deste género.

Na caixa encontras as instruções passo a passo de como a montar. Mas como as achei um pouco limitadas, é bem mais simples montá-la tendo como exemplo o vídeo que a própria marca partilhou no seu canal de YouTube.

Autonomous SmartDesk Pro

Para que o processo seja mais rápido, o meu conselho é que tenhas um aparafusador elétrico. Não só vais ter mais segurança no que estás a fazer, como te vai poupar bastante tempo. Os vários parafusos chegaram bastante organizados, e com unidades adicionais caso perdesse algum.

O ponto menos positivo que notei durante a montagem, é que na zona do tampo alguns dos buracos para parafusos pré-feitos não ficavam totalmente alinhados com a estrutura. Acabei por aparafusar alguns destes um pouco mais ao lado, e até ver não tenho tido quais problemas de solidez.

Embora eu me considere um bocado acanhado neste tipo de montagens, posso dizer-te que não achei muito complicado montar a SmartDesk Pro. Com um aparafusador, demorei entre 45 minutos a uma hora. Para montar a bandeja de cabos, foram cerca de 5 minutos.

Autonomous SmartDesk Pro

A minha opinião sobre a Autonomous SmartDesk Pro

Depois de montada e colocada no sítio, era hora de começar a utilizar esta SmartDesk Pro. E a primeira coisa a notar foi as saudades que eu tinha de trabalhar em pé. Esta secretária voltou a permitir-me ir variando o fluxo de trabalho entre trabalhar sentado e, quando me sinto cansado, trabalhar de pé na escrita diária ou se for necessário fazer algum vídeo ou videochamada nessa posição.

Fiquei bastante feliz com a escolha das cores da estrutura e tampo. Primeiro porque a estrutura é cinzenta, e acaba por combinar com a cor do chão que tenho neste espaço. E o branco do tampo acaba por combinar com a parede que está em fundo. Falta agora adicionar-lhe uma fita LED.

Os próximos passos são começar a preencher a secretária com acessórios que ainda não possuía (além dos habituais). Mas isso vais poder continuar a acompanhar em futuros episódios desta série de artigos.

É no controlador que está a parte mais divertida desta standing desk. Este fica colocado do lado direito frontal, e tem um pequeno ecrã que te mostra a altura sempre que clicas nesta para fazeres as variações.

Os dois primeiros botões servem para alternares manualmente entre alturas. Mas como tens quatro botões para alturas personalizáveis, se fores como eu, vais colocar lá as tuas alturas preferidas, e basicamente trocar entre estas com apenas um toque.

O facto de termos dois orifícios nas pontas traseiras da secretária, faz com que qualquer cabo possa chegar à zona de maneira simples. Por enquanto, do lado esquerdo tenho o cabo de carregamento do meu MacBook sempre à mão. Já do lado direito passa o cabo do meu carregador sem fios.

Autonomous SmartDesk Pro

Por lapso, não notei que SmartDesk não trazia incluída uma bandeja de cabos (Cable tray). Isto é importante se queres manter o teu home office o mais limpo de cabos. Como é o meu caso, acabei por optar pela bandeja de cabos da própria marca, já que é em metal e concebida especificamente para as secretárias da Autonomous.

Esta basicamente permite com que consiga esconder todos os cabos do que está a funcionar na minha secretária (incluindo a parte elétrica da própria) com facilidade. Apenas o cabo da extensão fica à vista para ligar à tomada, e para que possa variar a altura da secretária sem problemas.

Por falar em possíveis problemas, é bom que verifiques sempre que não tens objetos a obstruir a movimentação da tua secretária. Uma vez que a SmartDesk Pro não tem sistema anti-colisão, esta acaba por poder colidir com possíveis objetos que possas ter no caminho. Como a tenho num canto, apenas rodeada por duas paredes, isso não é um problema para mim.

Autonomous SmartDesk Pro

Balanço entre trabalho e entretenimento

Outros dos objetivos de ter esta SmartDesk Pro era poder criar um setup em que pudesse ter um bom balanço entre trabalho e entretenimento. O principal propósito é trabalhar, mas também poder ter entretenimento.

Pelo conforto de poder usar esta secretária sentado ou em pé, acabo por ver inúmeras possibilidades na área do entretenimento. Se estiver a jogar Football Manager sentado há algum tempo e me sentir cansado, acabo por me levantar e continuar sem problemas.

O mesmo se pode aplica se estiver a consumir algum conteúdo no YouTube ou noutra plataforma de streaming. Como é uma secretária extensa e versátil, acaba por ter aqui um bom papel neste balanço entre trabalho e “vida”, que me permite dar-lhe bastante utilidade.

Autonomous SmartDesk Pro

Conclusão sobre a Autonomous SmartDesk Pro

Ao longo destas semanas, as minhas conclusões sobre a SmartDesk Pro da Autonomous são bastante positivas. Diria que esta é uma boa aposta de se queres versatilidade no teu escritório em casa (home office). E cá em casa não sou o único a pensá-lo, porque por várias fazes já se “apropriaram” da minha secretária.

É um produto robusto, bem construído e que me parece ter durabilidade. O facto de a marca prometer 7 anos de garantia na estrutura, deixa-me seguro para qualquer avaria que possa existir nos seus componentes elétricos.

Até à data, tem sido um produto bastante estável. O facto de ter um estrutura faz relativamente pesada, faz com que sinta quaisquer abanos, esteja esta na posição de sentar ou de pé. Algo que simplesmente me irritava na minha anterior secretária.

Autonomous SmartDesk Pro

De forma menos positiva, é importante referir que alguns dos furos centrais não coincidem com os espaço designado para estrutura (pelo menos na minha unidade). Pelo que pode ser necessário fazer aí alguns ajustes na montagem.

Outro ponto é o facto de não ter sistema anti-colisão. Terás de ter sempre atenção a possíveis objetos na caminho antes de a subir ou descer. Mas tendo em conta que a tenho num canto, plenamente desobstruído, é algo que não sinto falta.

É bastante espaçosa, e os dois orifícios destinados a passar os cabos fazem com que consiga ter um setup bastante limpo. Como adquiri a bandeja de cabos à parte, consigo ter apenas um fio solto, necessário para que esta possa operar com liberdade em altura.

Como podes ver abaixo, a SmartDesk Pro é um investimento. Não é uma secretária propriamente barata, mas sinto que revolucionou a minha forma de trabalhar. E com o passar do tempo sinto que notarei cada vez mais os seus benefícios.

Disponibilidade da Autonomous SmartDesk Pro.

A SmartDesk Pro encontra-se disponível para compra no site oficial da Autonomous, com um preço partir de 761,09 € (valor varia consoante o tampo que escolheres). Caso a compres a partir do link 4gnews abaixo e uses o código 224GNEWS, tens acesso a um desconto de 3% em qualquer encomenda no site da Autonomous. Se tal como eu vires interesse na bandeja de cabos (Cable tray), esta tem um custo de 35,09 €, e vai certamente ajudar-te a fazer um cable management de qualidade.

Autonoumous SmartDesk Pro
  • Altura regulável entre 66,5 cm e 132 cm
  • Dimensões do tampo: 135 cm x 74 cm
  • 4 configurações de tamanho programáveis
  • Motor elétrico duplo
  • 40dB de ruído em operação
  • Aguenta com até 140kg
  • Estrutura em aço
  • Tampos em madeira natural e acabamento clássico
  • Tampo disponível em branco, preto, nogueira e carvalho branco
  • Estrutura disponível em branco, preto e cinzento
  • Garantia de 7 anos na estrutura e 1 ano no tampo

De realçar que os envios para Portugal são gratuitos e feitos a partir de armazém europeu (nos Países Baixos). O tempo estimado de entrega é entre 7 a 9 dias úteis, e não tive quaisquer problemas com alfândega na entrega. O preço já inclui impostos.

4gnews

A Autonomous SmartDesk Pro recebe uma pontuação de 4,5 estrelas

Pontos fortes da Autonomous SmartDesk Pro

  • Secretária elevatória que te permite trabalhar sentado ou em pé
  • Bastante silenciosa na operação
  • Bem construída e robusta
  • Possibilidade de configurar 4 níveis de altura

Pontos fracos da Autonomous SmartDesk Pro

  • Não possui sistema anti-colisão
  • Bandeja de cabos poderia vir incluída na caixa

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.