Reveladas capacidades de RAM da série Samsung Galaxy S24

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

De acordo com os rumores divulgados, a 17 de janeiro de 2024, a Samsung vai realizar um evento Unpacked, no qual vai apresentar a nova série Galaxy S24.

Agora, foram reveladas as capacidades de memória RAM de cada um dos modelos. E temos boas e más notícias.

Galaxy S24 Ultra e S24+ com 12 GB de memória RAM

S24:8GBS24+:8GB,12GBS24 Ultra:8GB,12GB16GB does not exist.

— ICE UNIVERSE (@UniverseIce) 30 de novembro de 2023

A revelação foi feita na rede social X pelo leaker Ice Universe, conhecido pelas suas informações bastante fiáveis. Diz o leaker que o modelo base terá “apenas” 8 GB de memória RAM.

Já o Galaxy S24+ e o modelo mais avançado Ultra vão contar com uma variante que terá 12 GB de capacidade na memória RAM. Por outras palavras, o Galaxy S24 não vai apresentar novidades neste departamento, uma vez que mantém a mesma capacidade do modelo anterior.

Já a variante Plus será alvo de uma atualização e pode ter na memória RAM mais um argumento de venda. Recorde-se que o Galaxy S23+ conta com um máximo de 8 GB de capacidade na sua memória RAM.

Memória RAM será suficiente para um smartphone IA?

A special type of DRAM that increases bandwidth and latency limits, Low Latency Wide IO (#LLW) is significantly more efficient in processing real-time data than #LPDDR, making it perfect for mobile #AI and #Gaming applications. Learn more.https://t.co/ONb8wHwnTv pic.twitter.com/nra2v9OUpc

— Samsung Semiconductor (@SamsungDSGlobal) 29 de novembro de 2023

Ice Universe adianta ainda que não vai existir nenhum modelo com 16 GB de memória RAM. Parece que a Samsung vai continuar um passo atrás de várias marcas chinesas de smartphones que fornecem já nos seus terminais capacidade de 24 GB na memória RAM.

Outra interrogação que fica no ar é se estas capacidades de memória, de 8 e 12 GB, vão ser suficientes para que a nova série Galaxy S24 se posicione como smartphone IA. À partida, podem não chegar para que os terminais executem modelo IA localmente.

Mas a Samsung está a lançar a nova tecnologia DRAM Low Latency Wide IO (LLW). Na sua apresentação, a gigante sul-coreana explicou que esta tecnologia é mais eficiente no processamento de dados em tempo real que os atuais módulos RAM LPDDR.

Mais: apresentam também uma menor latência, o que, segundo a própria Samsung, torna este tipo especial de DRAM no componente perfeito para jogos e funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt