Relógio Google: o pesadelo causado pela integração com o Spotify

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A função de um relógio despertador é particularmente simples, despertar o utilizador. Esta é a finalidade primordial esperada da aplicação Relógio da Google (ou simplesmente Relógio), uma das apps mais populares para Android na Google Play Store.

Esta aplicação tem atualmente mais de mil milhões de transferências / instalações através da Play Store e recentemente recebeu algumas funções especiais graças à integração do Spotify no seu serviço. Infelizmente, tal lançaria o caos entre os utilizadores.

Usam a Relógio da Google e acabaram por perder os alarmes?

Relógio Google Android Google Play Store
Críticas mais recentes à app Relógio da Google na loja Play Store.

Provavelmente já substituíram o relógio mecânico e tradicional por um despertador mais moderno. Aliás, é provável que essa função seja atualmente desempenhada pelo respetivo smartphone Android, ou quiçá o tablet, podendo desempenhar o mesmo papel.

São uma forma fiável de acordar pela manhã, com o alarme a tocar mesmo que o telefone fique sem bateria, ou esteja desligado. Em particular, com a aplicação Relógio da Google, disponível gratuitamente, a criação de alarmes é simples e geralmente eficaz.

Infelizmente, nas últimas semanas a aplicação está a causar dores de cabeça aos utilizadores. Isto perante a incapacidade em fazer soar o alarme, acabando por não despertar os utilizadores na hora definida, ou nem sequer lançando o alarme devido.

Após a integração do Spotify multiplicam-se as falhas na Relógio Google

Relógio Google Spotify
Testemunho de utilizador insatisfeito com a app Relógio da Google.

As queixas têm-se somado ao longo das últimas semanas em várias plataformas, sobretudo no Reddit, mas também na própria Google Play Store. O teor das críticas é exatamente o mesmo, a aplicação não cumpre o propósito para o qual foi criada.

Entretanto, alguns utilizadores começaram a atribuir esta falha à recente integração dos serviços do Spotify com o Relógio Google, permitindo, por exemplo, escolher uma qualquer faixa do acervo do Spotify para servir de alarme.

A problemática foi igualmente avançada pela publicação Android Authority, dando conta da falha nos alarmes. Com efeito, o problema parece afetar sobretudo utilizadores de smartphones Google Pixel, mas também esta a causar frustrações noutras fabricantes.

Mais concretamente, todos os smartphones que tragam esta aplicação - Relógio da Google - pré-instalada estão sujeitos a passar pela mesma situação. A propósito, indicamos marcas como a OnePlus e OPPO, particularmente populares em Portugal.

Google já veio a público reconhecer a problemática com o seu Relógio

Relógio Google

O testemunho dos utilizadores é bastante direto. Alguns alarmes não são tampouco apresentados. Outros, apesar de surgirem no ecrã, não produzem nem som, nem vibração do telefone o que acaba por os tornar virtualmente impercetíveis.

Trata-se de uma falha já reconhecida pela Google e atribuída sobretudo a um bug na plataforma do Spotify. Aliás, na página de ajuda e suporte da plataforma de streaming de música é também apontada a presença desse mesmo bug no serviço.

Em ambos os casos, contudo, as soluções sugeridas não estão a surtir os mesmos efeitos, nem os pretendidos, para os utilizadores afetados. Portanto, se tens vindo a perder alguns alarmes ultimamente, não és o único!

Por fim, de momento a solução talvez passe pela escolha de outra aplicação de Relógio para efeito de despertador. Entretanto, contamos também que a Google e a Spotify providenciem a necessária correção para a aplicação Android.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.